Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

7º Domingo da Páscoa, 04.05.2008

Predigt zu João 17:1-11, verfasst von Leandro Daniel Hübner

 

Vivendo em união

Há um ditado que diz: "a união faz a força". Seguindo essa lógica, poderíamos dizer que nós, cristãos, somos muito fortes. Mas, por quê?

Porque nosso lema como igreja este ano é abençoados com a presença de Deus e, na bênção da nova vida dada a nós por Deus, vivemos em união com Ele e com os irmãos na fé. Unidos a Cristo, vivemos unidos ao Pai e aos nossos irmãos.

A primeira união que recebemos e temos é com Deus. É o próprio Deus que nos une a Ele através de Cristo.

Sempre temos que nos lembrar que nascemos separados de Deus. Enquanto muitos pensam que não desagradam a Deus com a vida mundana que levam e muitos acham que não têm pecado, nós sabemos e confessamos, pela Palavra de Deus, que já nascemos pecadores, manchados pelo pecado que herdamos de Adão e Eva - o que chamamos de pecado original. Esse pecado, enquanto não é tratado, nos separa de Deus e nos faz estar unido ao inimigo de Deus, o diabo.

E como Deus trata do pecado? Deus, porque nós não temos condições de resolver esse problema. Sim, como Deus nos une a Ele, se nascemos inimigos dele, cegos e mortos espiritualmente? Deus nos une a Ele através de Cristo. É Cristo, e somente Ele, que nos revela o Pai. Ele diz: LER Jo 17.6-8.

Cristo, morto e ressuscitado, é o único que cumpriu a lei de Deus em lugar dos que não podem cumpri-la - nós - e o único que pagou o castigo que nós merecíamos como inimigos de Deus e seus ofensores. Cristo nos revela o Pai, e nos une a Ele, como dizem Paulo e Pedro (1 Tm 2.5,6,  At 4.12): "Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos - o ser humano Cristo Jesus, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos".  

Mas, Cristo não está mais fisicamente entre nós, pois subiu ao céu, como lembramos no dia da Ascensão. Subiu ao céu, mas não nos deixou sozinhos. Cristo nos dá o seu ES. Quando subiu ao céu, Jesus disse: "Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra".

Isto se cumpriu a partir do dia de Pentecostes, que celebramos no próximo domingo, e se cumpre cada vez que alguém recebe a fé e crê em Jesus, seja no batismo ou pelo ouvir da Palavra de Deus. É interessante que um dos sinais que o apóstolo Pedro aponta para a presença do ES em nós é o sofrer e ser insultado por ser cristão. Ele diz: "Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês".

Unidos a Cristo, vivemos unidos ao Pai e aos nossos irmãos. A segunda união que recebemos e temos é com os nossos irmãos. Através de Cristo, Deus nos une aos irmãos.

Através da fé que temos no Salvador Jesus, Deus nos integra à sua família e nos une a todos os outros que crêem em Cristo. Através de Cristo, Deus nos une aos irmãos:

1. No testemunho de Cristo e na comunhão. Em At 1.8 Jesus diz que "vocês serão minhas testemunhas" e em muitos outros versículos do NT temos o ensino e o exemplo de cristãos testemunhando junto a sua fé em Cristo para o mundo. Do mesmo modo, através de Cristo temos comunhão com os irmãos, uma união profunda e verdadeira, como lemos em At 1.14 e At 2.42, 44-47. Essa comunhão também é louvada no Sl 133, onde mostra que Deus se agrada muito com a união entre nós, seus filhos.

2. Na Palavra e nos sofrimentos por Cristo. Somos unidos aos irmãos pelo aceitar, crer, obedecer e viver na prática a Palavra de Deus, como diz Jesus em Jo 17.6, 17: LER.

Somos unidos a todos os cristãos que fazem o que Jesus ensina em Jo 8.31.32: "Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Assim também o que nos une aos irmãos na fé é o sofrimento por Cristo, pois junto com esses irmãos tomamos parte no sofrimento de Cristo, como diz Pedro: "Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. Alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada" (1 Pe 5.9, 4.13).

Através de Cristo Deus nos une aos irmãos, e Deus nos une a Ele também através de Cristo. A nossa união com o Pai, através de Jesus Cristo, nos leva a vivermos unidos com os nossos irmãos.

Por isso, como eu disse no início, poderíamos dizer que, se "a união faz a força", nós cristãos somos muito fortes, pois estamos unidos a Deus e aos irmãos na fé. Mas será que somos fortes mesmo?

Sim, e não. Somos fortes, irmãos e irmãs, quando realmente estamos unidos ao Pai através de Cristo e recebemos a força que vem dele e não de nós mesmos. Isso acontece quando nos unimos a Deus na leitura, meditação e estudo da Bíblia, onde Cristo nos fala e o ES alimenta nossa fé, e quando aproveitamos as oportunidades para receber o perdão e a Santa Ceia nos cultos ao Senhor. Somos fortes quando entregamos toda a nossa vida ao Senhor e buscamos seu reino em 1º lugar, como diz Jesus em Mt 6, pois então é a força do Senhor que nos guia e nos sustenta.

Mas, não somos fortes quando achamos que a nossa fé é forte e por isso não precisamos de Bíblia, nem de SC, nem de igreja, pastor e de irmãos na fé; quando achamos que já sabemos tudo e podemos seguir a nossa vida de fé sem nos envolver com os irmãos e sem nos comprometer com as coisas do Reino de Deus. Quanto mais pensamos que somos fortes sozinhos, mais fracos ficamos e mais facilmente seremos desviados de Deus pelo diabo, que quer que nós pensemos exatamente assim - que somos fortes na fé mesmo longe de Cristo e de seu corpo, a Igreja.

A união faz a força quando, unidos a Cristo, vivemos unidos ao Pai e aos nossos irmãos. Aí sim nós seremos uma igreja forte, uma família feliz. Domingo que vem é o dia das mães, e muitas famílias se reúnem nesse dia, mesmo não sendo, muitas delas, verdadeiramente unidas.

As que são unidas de verdade são unidas no amor entre os seus membros e por isso são famílias fortes, que enfrentam os problemas e crises com coragem e perseverança.

Nós, a família de Deus, somos unidos no amor de Cristo. Esse amor nos une a Deus e nos une uns aos outros, pois é um amor verdadeiro, provado a nós com sofrimento, dor e morte na cruz. Nessa união com Jesus seremos irmãos aqui e na vida eterna, pois é a presença de Deus que nos abençoa e a força de Cristo que nos conduz no caminho da salvação.

Continue você também, meu irmão e irmã, unido a Deus e aos irmãos na fé, através de Jesus. Um dia você estará na perfeita união de todos os santos e fiéis com o Salvador Jesus, no céu. Amém.  



Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)