Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Décimo Domingo após Pentecostes - 8 de Agosto de 2004
Série Trienal C - Colossenses 2.6-15, Rev. Gerson L. Flor
(-> A las predicaciones actuales: www.predigten.uni-goettingen.de)


Andai em Cristo

I. Ele triunfou
II. Ele nos salvou pelo Batismo

Colossos. Onde fica Colossos? Geograficamente, Colossos ficava na Ásia Menor, atual Turquia. Colossos pode parecer uma localidade remota demais para nos interessar. Além do mais, hoje a cidade nem sequer é habitada. Há muito abandonada, a cidade estava já em decadência na época em que Paulo redigiu-lhe a carta que encontramos no Novo Testamento. Porque Paulo deveria dedicar tempo a tal igreja? Porque deveríeies vós dedicar vosso tempo com os problemas de tal igreja, tão distante no espaço e no tempo?

Já parastes para ler a carta de Paulo aos colossenses? Examinai-a, e vereis que Colossos, afinal, não é tão distante, nem no tempo, nem no espaço. Colossos bem poderia ser a cidade vizinha, ou mesmo a vossa. O que Paulo ouvira dizer a respeito de Colossos se repete onde quer que a Igreja se encontre. Por isso, os problemas de Colossos também não nos são insignificantes, pois podem bem ser problemas que Cristãos hoje continuam a enfrentar.

A igreja em Colossos, como muitas igrejas hoje, contava com um fiel ministro da Palavra: Epafras. Sob a liderança espiritual de Eapafras, a igreja ouvira o evangelho de Cristo e crescia na fé e no testemunho. Os frutos da fé dos colossenses eram conhecidos por Paulo e seus amigos.

Por ocasião de uma visita de Epafras a Paulo, encarcerado provavelmente em Roma, Epafras comentara com o apóstolo que, apesar da palavra que havia sido cuidadosamente proclamada, alguns dos cristãos em Colossos estavam desviando-se do Evangelho. Atraídos por “raciocínios falazes” (2.4) de que a salvação era só para os que aderiram a rituais e cerimônias judaicos, alguns colossenses foram circuncidados e passaram a observar o sábado e leis de pureza.

Paulo lembra os colossenses do que haviam aprendido: o Evangelho da graça e da verdade. “Vós recebestes a Cristo Jesus, o Senhor; andai, pois nele!” Se credes em Cristo, lembrai que nele estais radicados, edificados e confirmados. De Cristo vem o vosso sustento, fundamento e crescimento – como poderíeis desviar vossa esperança de Cristo?

A lei, no entanto, exerce uma forte atração sobre nós. Através da lei pode o homem justificar-se a si mesmo, ser senhor de sua própria salvação, elevar-se até a presença de Deus e julgar quem quer que não se equipare em justiça e santidade. A lei permite que nos radiquemos em nossas obras, que nos fundamentemos em nossos méritos e confirmemos nossa justiça. A Lei oferece tudo o que Cristo oferece, porém sem nos reduzir à posição de indignos recipientes da graça. Por tudo isso, a lei continua popular, e mesmo onde o evangelho já opera, ela insiste em infiltrar-se, roubando do coração a fé em Cristo, substituindo-a pela fé na lei.

Cristo, para os adversários de Epafras, era salvador apenas dos judeus. Àqueles que já eram justos diante de Deus por guardarem as leis do antigo testamento, Cristo viera salvar pela expiação dos pecados. Mas a circuncisão, o guardar do sábado, as leis de pureza eram pressuposto sem o qual a pessoa não se qualificava para ser salvo por Cristo.

Paulo refuta tal ensino, e o faz com base em dois argumentos principais:

1) Cristo triunfou sobre a lei

Para Paulo, está claro que não há condenação para quem está em Cristo. “Cristo deu sua vida por vós, que estáveis mortos, perdoando todo os vossos pecados. A condenação que pairava sobre vós foi removida; a nota promissória que atestava a vossa dívida foi pregada por Cristo na cruz.” Com este ensino, Paulo aponta para a cruz de Cristo como uma transação comercial: sem documento legal, uma dívida não pode ser cobrada. A nossa dívida estava escrita na lei de Deus, que não cumprimos nem podemos cumprir. Mas na cruz do Calvário, Jesus pagou a dívida inteiramente; nada mais resta, nenhum documento pode ser apresentado.

A cruz de Cristo não é a cruz de sua morte, mas a cruz de seu triunfo. O poder da lei, de acusar e condenar, foi esmagado pelo sacrifício daquele em cuja carne habita a plenitude divina. É o verdadeiro Deus, Cristo Jesus, quem revoga o poder da lei para acusar, condenar e matar. Cristo triunfou na cruz. Ele cumpriu a lei. Já não é a lei que salva – de fato, ela jamais salvou – mas a graça de Deus na cruz de Cristo.

2) O Batismo nos uniu a Cristo

Não é o ritualismo judaico ou o ascetismo pagão que guarda o homem do pecado e dá acesso à justiça de Deus. Ao invés de cerimônias e rituais que marcam a carne e sustentam o orgulho humano, Deus nos salva por sua própria ação em nossos corações, onde o Espírito mata o velho Adão para trazer à luz nova criatura. Tudo o que os colossenses eram levados a buscar por seus esforços já lhes havia sido graciosamente dado através do Batismo.

Através do Batismo, diz Paulo, nós morremos para o pecado, somos sepultados com Cristo, e com ele também ressuscitamos para com Cristo vivermos. Não por nosso iniciativa ou confissão, mas pela graça derramada em nós juntamente com a água batismal. No Batismo, cooperam o poder de Cristo, que em sua morte destruiu a lei e o pecado, o poder de Deus Pai, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, e o poder do Espírito, que sopra o fôlego da nova vida em nossos corações espirualmente mortos.

Vós, ouvintes, recebestes o mesmo ensino. Também em vosso batismo a morte e a condenação foram levadas pelas águas que trazem o dom do Espírito da vida. No Batismo, também vós fostes revestidos com a graça e a vitória de Cristo Jesus; andai, pois nele! Vós, que credes em Cristo, lembrai que nele estais radicados, edificados e confirmados. De Cristo vem o vosso sustento, fundamento e crescimento. De Cristo vem a vitória sobre o pecado e a lei, a fé que nos une à sua morte e ressurreição, e a gratidão que produz frutos para a glória de Deus.

Colossos pode ser um local distante, no tempo e no espaço. Mas a palavra que Paulo endereçou àquela igreja está próxima de vós: Andai em Cristo, vós que nele estais radicados, fundamentados e confirmados! Com ele morrestes para o pecado, com ele agora viveis para Deus. Pela graça de Deus, o poder do Espírito lhes concede a vitória de Cristo. Em outras palavras, sois batizados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Que a graça batismal vos conserve e fortaleça na fé verdadeira, na paz de Deus, no amor de Cristo e no poder do Espírito. Amém.

Rev. Gerson L. Flor
Lutheran Church Canada
Windsor, ON, Canadá
gflor@cogeco.ca


(zurück zum Seitenanfang)