Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Décimo Segundo Domingo Após Pentecoste – 22 de Agosto de 2004
Genesis 15:1 - Leonardo Neitzel

(-> A las predicaciones actuales: www.predigten.uni-goettingen.de)


“Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”.
(Genesis 15:1 Almeida Revista e Atualizada)

Introdução

Medo, ansiedade, pavor, desespero, dúvida e incerteza. . . são alguns dos sintomas, sinais ou males do nosso século. Esses afetam profundamente o corpo e a alma do ser humano bem como todos os seus sonhos, projetos e relacionamentos.
Imerso num mar de dúvidas e incerezas o homem por vezes procura atalhos ou caminhos mais curtos na busca de solução dos problemas. E acaba se afundando ainda mais, quando não chega ao ponto de dar cabo à própria vida. Seria isto solução? Em absoluto, não! Existe solução quando o homem está ao ponto do desespero? Sem dúvida, existe! Onde? Naquele que nos fez nascer nesse mundo, que tem nossa vida em suas mãos, o Unico Deus que se revela a Abrão e a nós nesse texto da Escritura Sagrada, a Bíblia. Ele tem um oasis de bênçãos e vitórias, uma vida de paz, perdão e alegria oferecidos gratuitamente a nós através de Jesus Cristo. Portanto, “não temas”, diz Deus para Abrão – “não temas” é a mensagem de paz, consolo e esperança para ti nesse momento.

Nossos desafios

Abrão, assim como tantos outros personagens da Escritura Sagrada e da História, enfrentaram dilemas, tiveram dúvidas e por vezes questionaram profundamente a Deus. Assim como eles, nós também somos frágeis e fracos, talvez não fisicamente, mas espiritualmente. Nossa fraqueza espiritual é resultado da queda do homem em pecado desde a origem dos tempos, dos ataques costantes do Diabo e das tentações do mundo.
Nossos sintomas de exaustão são por vezes sinais de Deus de que não iremos vencer por nós mesmos, se não estivermos ancorados nEle. “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?!”, diz a Escritura em Romanos 9:19,20. Em outra parte a Bíblia nos diz: “Buscai o Senhor e vivei (Am 5:4).
O ser humano, imerso nesse estado de coisas, se cansa, atribula, pode até perder o sentido do valor da vida e cair em desânimo e desespero. Onde está então a solução para os nossos problemas?

A solução que vem de Deus

É precisamente em meio a esse estado de coisas que a paz e o amor de Deus nos é revelado mais intensamente. Ainda que afastados de Deus, separados por causa dos nosos pecados, em dúvidas e incertezas – Deus vem a nós e nos alcança a âncora de salvamento da qual tanto necessitamos. Essa âncora são as maravilhosas e co n fortadoras promessas de Deus. Elas são sem limite e dão um novo rumo para a nossa vida. O nosso texto de hoje contém algumas dessas promessas. “Não temas” é a palavra chave. Em outras palavras, “Não se desespere! Eu estou contigo, diz o Senhor Deus.” “Eu sou o teu escudo”. Escudo significa proteção , defesa . Por causa da graça, do amor e da misericórdia de Deus através de seu Filho Jesus Cristo, nós podemos contar com esse escudo de proteção.
Jesus Cristo veio ao mundo, sofreu e deu a sua vida por nós na cruz, derramou o seu santo e precioso sangue por nós, ressuscitou dos mortos e nos garantiu a vitória sobre os nossos maiores inimigos: o pecado, a morte e o inferno. Por causa do sacrifício e da vitória de Jesus por nós e em nosso lugar , não precisamos mais viver assombrados, em dúvidas e desespero. Hoje mesmo ele vem a nós com o conforto da S ua vitória e fala diretamen te ao nosso coração: “Não temas; eu sou o primeiro e o ultimo e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:17,18) . Em outra parte da Bíblia Jesus diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto? (João 11:25 Almeida).
Jesus não disse que seguindo a ele estaremos livres das provações e sofrimentos n esse mundo. Pelo contrário, Jesus diz que passaremos provações enquanto estamos no mundo. Mas ele nos promete com plena garantia que ao passarmos por aflições não precisamos temer, porque ele está conosco. Ele é o nosso escudo e proteção e nos garante a vitória, assim como fez a Abrão e a tantos outros. Ele concedeu a eles a bên ç ão de manterem os olhos fixos nele e na salvação conquistada por ele na cruz.
“Abrão confiou em Deus” e foi ricamente abençoado em seus momentos de fraquezas e dúvidas. A solução dos nossos problemas está nas mãos de Deus, bem como o seu maravilhoso convite para virmos a ele e vivermos de fato. Ele diz: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso sour, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinais os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi”. (Is 55:2-4, Almeida)

O Convite confortador de Jesus

Como necessitamos desse conforto para nossa alma angustiada! Em nós está o medo, a incerteza, a angústia. Em Jesus Cristo está a nossa salvação, a vida e a solução para nossas dúvidas e angústias. Esse conforto e todas as promessas de Deus estão disponíveis para nós hoje, sem ônus algum para nós. O convite de Jesus para virmos a ele continua sendo anunciado para nós – e felizes são os que o ouvem e o acolhem em seu coração e seguem a Jesus. Ele diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei, . . . e achareis descanso para a vossa alma.” (Mt 11:28,29).
A paz, a bênção e o conforto da presença do Salvador Jesus estejam com você hoje e sempre. Amém.

Leonardo Neitzel
Bethlehem Lutheran Church
Vancouver, B.C. – Canada
Bethluth@telus.net
Lneitzel@telus.net

 


(zurück zum Seitenanfang)