Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Terceiro Domingo no Advento - 12 de dezembro de 2004
Série Trienal A - Mateus 11.2-11, Gerson Luis Linden
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


“Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.” (Almeida Revista e Atualizada)

Quem é o grande personagem do Advento? No último Domingo, reportagens feitas em diversos lugares do Brasil mostravam a chegada do personagem muito esperado, o personagem do Natal: Papai Noel! O assim chamado “bom velhinho” é, sem dúvida, figura bastante popular. Afinal, quem não quer ter perto de si um velhinho com face bondosa, com prontidão de receber a cada um, especialmente as crianças, e ter uma palavra amiga a dizer sempre. Na sua face não se vê contrariedade; nas suas palavras, nenhuma repreensão; de sua bagagem, só saem presentes; sua roupa bonita (apesar de não combinar com o clima de verão!) aponta para uma presença marcante.

Que contraste com aquele outro personagem do Advento: João Batista! Personagem importante nesta época do ano, se não para a expectativa popular, mas do ponto de vista da proclamação cristã. Diversas das leituras bíblicas neste período reportam-se à chegada de João, sua mensagem audaciosa, ousada, mas profundamente comprometida com o reino de Deus, cuja chegada ele veio anunciar. Não veio com roupas finas, vivendo em um palácio. Sua aparência, na verdade, parecia contrariar qualquer expectativa de que ali estivesse alguém digno de respeito. Suas palavras trouxeram desconforto a muita gente, Herodes que o diga! Mas é o próprio Senhor Jesus que dele afirma: “entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista.” Sim, João Batista é, ao menos para os cristãos, um personagem que melhor caracteriza o período de Advento, tempo de expectativa, de esperança, pela vinda do reino de Deus sobre nós.

E eis que temos o nosso personagem mais uma vez no texto bíblico. Mateus capítulo onze menciona seu nome seis vezes. O próprio Jesus o exalta. No entanto, a cena lembra tudo, menos glória. O grande profeta do Advento está na prisão, graças aos caprichos de um rei prepotente. Ele envia mensageiros a Jesus, com uma pergunta no mínimo muito estranha: “És tu aquele que estava para vir, ou havemos de esperar outro?” Bem que há tentativas de livrar João do veredito da dúvida. Há quem sugira que a pergunta visava trazer fortalecimento aos discípulos, os próprios mensageiros. E que João, mesmo naquela situação angustiante da prisão, continuava firme na fé no Messias, que ele havia batizado tempos antes.

Sem entrar na discussão se João Batista, na prisão, estava realmente em dúvida sobre Jesus - o que parece realmente ser o caso - vale a pena lembrar que João é um homem, um crente sim, um enviado por Deus; mas é um homem! Pela fé e com o chamado de Deus, ele é corajoso, convicto, faz a diferença pela maneira contundente pela qual manifesta o reino de Deus. Mas é um homem! Não está livre do pecado, da dúvida, da fraqueza. Mas, como diria Paulo, é na fraqueza humana que se manifesta o poder de Deus; é bem nestes momentos que se comprova que a graça de Deus é o que basta, e não o poder humano. Mas, novamente, sem querer examinar o caso específico da situação espiritual de João, o fato é que ele se dirige, por mensageiros, a Jesus! Ah! Este é verdadeiramente o grande personagem do Advento! E isso fica demonstrado neste texto.

Nas palavras de Jesus aos mensageiros há uma mensagem do mais doce e profundo consolo e fortalecimento. Digam ao João o que vocês estão vendo e ouvindo, diz Jesus: “Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.” Estas palavras de Jesus nos remetem ao texto do Antigo Testamento deste terceiro domingo no Advento: Isaías capítulo 35. Há tantas semelhanças entre as duas situações. Num dado momento, o profeta anuncia: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes” (Is 35.3). Era este o caso de João? É possível! Mas o certo é que este é o nosso caso, o caso de cada filho de Deus neste mundo que, entregue a si mesmo, às suas dúvidas e questionamentos, enfraquece e vacila.

Isaías vem mostrar que para o povo vacilante Deus não envia juízo, mas: “Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.” (Is 35.4) Eis o vosso Deus! Esta é a mensagem! O Advento nos vem mostrar que Deus vem! Não, isto não ocorre apenas lá no fim de todas as coisas, no juízo final! Isso acontece na vinda do Rei Jesus. O juízo que ele traz é o juízo de Deus sobre Ele mesmo, como substituto da humanidade pecadora. O resultado que ele concede é perdão dos pecados, reconciliação com Deus, paz, esperança, vida.

Quem é o grande personagem do Advento? Não há dúvida: É Jesus, o rei que vem para trazer salvação. O rei que vem, de forma carinhosa, dizer aos desalentados de coração: “Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus ... ele vem e vos salvará.” E é isto que faz deste período um tempo tão belo, tão consolador. O nosso Deus veio. Ele continua vindo a nós, na doce palavra do evangelho. Assim nos permite viver na alegre expectativa, própria deste tempo santo de Advento, a expectativa da vinda definitiva do reino. E enquanto a aguardamos, temos diante de nós o tempo da oportunidade, o tempo para viver e agir, em nome do Rei. Seja este período um tempo de buscar refúgio no Rei que vem e dele obter forças para a caminhada. Amém.

Gerson Luis Linden
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
São Leopoldo, RS
linden@ulbranet.com.br

 


(zurück zum Seitenanfang)