Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Terceiro Domingo na Quaresma – 27 de Fevereiro de 2005
Série Trienal A – João 9:1-41 – José Aragão
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


As palavras de Simeão “os meus olhos viram a tua salvação a qual preparaste perante a face de todos os povos” (Lc 2.30, 32), traduzem bem os textos deste domingo. Eles apontam para a inata cegueira espiritual do homem. Homem este que quer conquistar e superar tudo. Deus se calou, silenciou e se conteve por muito tempo. Por isso e guiará os cegos pelo caminho desconhecido (Is 40.14-21).

Na cegueira não há luz, só trevas, e por essa razão, Jesus é a luz que ilumina e dá visão aos cegos. Em cristo, os que não têm visão deixam de serem trevas e passam a ser filhos da luz. Com a visão restaurada por Cristo não são cúmplices das obras infrutíferas das trevas, pois são reprovadas e reveladas pela Luz (Ef. 5.8-14).

Por acreditarem que enxergavam o bastante, o ceticismo dos fariseus não permitiu ver que um mendigo, cego de desde o nascimento, teve sua visão restaurada por Jesus. Resolveram investigar o milagre. Inconformados com a resposta do ex-cego, convocam também os pais, que por medo de serem expulsos da sinagoga, afirmam que o filho de fato era cego de nascença, mas não saberem como teve suas vistas restauradas e quanto a isso, deviam consultá-lo.

Convocam-no novamente diante dos fariseus, e desta vez exposto ao perigo, o homem dirige a humilde pergunta que tem resposta clara: a insistência não seria devido ao fato deles desejarem se tornarem discípulos de Dele? A resposta era óbvia, não sabiam de onde Cristo tinha vindo e eram discípulos de Moisés. Coisa realmente estranha para este homem em julgamento, que diante dos fatos e testemunha: poderia realizar um sinal deste se não fosse de Deus. Como podia os fariseus versados na Escritura, não crerem e nem saber de onde Cristo vinha? Definitivamente, o orgulho os condenou e agravou a culpa deles. Na concepção deles, Jesus era intratável e um incômodo.

Ciente das provações que ocorreu com este homem, Jesus vem ao seu encontro lhe prestar auxílio. A leitura do Salmo (142) confirma que quando em meio a caminhos cheios de armadilhas por causa de nossa fé temos o recurso de recorrer a Deus. Certamente, Jesus se fará presente.

Por ter seus olhos abertos por Jesus, passa a vê-lo Salvador. De fato, Jesus foi a Luz que dissipou todas trevas da vida deste homem, mas não do ceticismo dos fariseus. Jesus abriu a olhos da fé deste homem.

Introdução: O mundo não foi o mesmo depois de Newton e Huxley. De um lado um contribui testemunhando que o mundo não necessita de Deus, pois as forças naturais realizam harmoniosamente o equilíbrio. Não há milagre! Por outro lado, Huxley, criador do conceito agnosticismo, diz que o conhecimento é limitado pela experiência em oposição a verdade sobrenatural da igreja. Já em nossos dias, Toynbee, fala que a pós-modernidade é caracteriza pela decadência da cultura ocidental, do cristianismo e de tudo o que é absoluto. Morre o cristianismo e sua única verdade absoluta (Jesus Cristo) e tudo passa a ser relativo. “Nos tempos pós-modernos ocorrerá o "domínio do simulacro" onde será possível a substituição do mundo real por uma versão simulada tão eficaz quanto a realidade”, afirma Baudrillard.

Todos eles influenciaram o campo cientifico, comportamental, social, ético e religioso. Tudo é explicável do ponto de vista científico, do técnico, do natural e do histórico. Não sei se assim é melhor para a consciência, mas que o fermento dos fariseus ainda persiste (Mt 16.11-12), com nova roupagem, isso sei que sim. A pedra de tropeço continua sendo rejeitada (Mc 12.10). Talvez por isso, encontramos Jesus se apresentando nos Evangelhos na contramão, com ações contrárias as comuns, as naturais, parecendo faltar lógica e aparentando uma completa contradição aos nosso olhos, por isso,

Jesus ilumina e dá sua visão

I. Porque duvidamos e arriscamo-nos a ver tudo a partir do ponto de vista da experiência, do técnico, do cientifico, do natural com pressa e superficialidade.

A. Como os fariseus, que acreditavam ter olhos que enxergam o suficiente.

1. Acreditavam ser mais confiável ser “discípulos de Moisés” (Jo 9. 28, 29)

2. Após a investigação detalhada, não podiam ver que Jesus curou o cego de nascença

3. Não podia ser verdade o testemunho do cego. Era fraude! O grande privilégio de saber as Escrituras deveria tê-los feito crer antes de todos. Mas o orgulho trouxe condenação e agravamento da culpa.

B. Como os que se apóiam caminho do agnosticismo, ceticismo e superficialidade de nosso tempo

1. Depositando a consciência no que é “relativo” ou “depende”.

2. Procurando explicação externa e cientifica para tudo. Não existe mais verdade, só pontos de vista

3. Negam os fatos diante de si. Não há pecado, Adão e Eva, e Cristo, um mero homem.
a. Entretanto, necessitam de disposição ética e moral (Jo 9. 34)
b. Reprovam Jesus e seus discípulos, porque não podem ver Jesus do Evangelho (Jo 9. 29b).

C. Como os que não abrem mão de suas visões, certezas e conhecimento ao encontrar-se com Jesus

1. Investigam e não encontram resposta que agrade. O Jesus que se revela nos evangelhos não serve para o conhecimento e experiência acumulada.
a. Deus permanece como um problema intratável.
b. Olham o mundo e acontecimentos nele perguntam: Que Deus é esse?
c. Jesus permanece controverso, pedra de tropeço e rejeitado (Mc 12.10)
d. Deus é visto como inimigo, tirano e muito longe da realidade humana.

2. Equivocam-se acreditando que Deus e igreja são contra a ciência. Entretanto, Deus deseja o desenvolvimento de todas as profissões e ofícios. Neles Deus continua criando o mundo (Criação continua).

3. Permanecem na cegueira espiritual, acreditando que pode superar e investigar tudo, ter e dominar coisas que não podem.

Jesus ainda constata: ”Vocês não compreendem? Seus corações são duros? Têm olhos mas não vêm, ouvidos não ouvem? (Mc 8.17,18). Jesus veio salvar e julgar isso também. Visto que a sabedoria do mundo não pode conhecer Jesus, sequer passar perto - apenas o terreno - Deus salvou os que crêem pela loucura da pregação (1Co. 1.21). O conhecimento humano é limitado (1 Co 1.24) e por isso mesmo Jesus precisa iluminar e abrir os olhos.

II. Dos “cegos de nascimentos”

A. A fim de que vejam a vida e o mundo com outros olhos porque Jesus lhes manifestou (Ef 5.13)

1. Para enxergar como as coisas realmente são
a. Como trevas e cegos por natureza (Ef 5. 8)
b. Carne militando contra o Espírito
c. Mostrando, ser Ele a verdade absoluta

2. Para não confiarem sem limites na experiência, educação e conquistas acumulada.

B. Que tem a visão melhorada por Cristo, por que Deus os guia por caminhos desconhecidos (Is 42.16).

1. Enxergam Jesus que os salvou de sua condição dominante. De sua cegueira natural e condenação
a. De escravos para libertos
b. De filhos das trevas passam a ser filhos da luz e produzem frutos da luz (Ef 5.8).

2. Reconhecem-no por tudo o que Ele fez e são agradecidos (Jo 9. 38). A vida acaba se tornando um altar, um culto, onde Deus, e apenas Deus é glorificado e contribui positivamente nos papéis que desempenha no mundo (na família, na sociedade e igreja).

3. Inseridos no mundo e reino de Deus, sabe a diferença entre ambos. Sabe a diferença entre ser igreja e mundo

C. Têm seus olhos abertos para viverem no discipulado como filhos da luz e sabe que isto envolve cruz.

1. Onde há salvação, Cristo, consolo, também há oposição de Satanás.
a. Ultraje e injúrias são constantes (Jo 9. 28) por causa da superficialidade de nosso tempo.
b. Na perseguição não envergonha-se, evitam polêmicas e testemunham a humildade do Evangelho (Jo 9. 25, 27, 30). A pergunta aqui para o discípulo é s e Jesus não for olhos aos “cegos”, como verão?

2. Confiam que Deus sabe das coisas e pode socorrê-los em dificuldades (Jo 9. 35-38).

Conclusão: No mundo de pós-modernidade, há avanço tecnológico em todas as áreas, tem-se pressa para tudo e muitas teorias e visões. Não dá para voltar atrás. Entretanto, o Cristo de outros tempos, fala para aqueles que vivem neste mundo e pode transformá-los. Ele é atual. Jesus quer ainda iluminar e dar visão aos cegos de nascimento para transformação do mundo com a renovação da mente regenerada por Ele, sem se conformar com este século. Todos os que têm olhos abertos para Jesus e Sua obra do gracioso poder da Palavra e do Espírito de Deus são curados da cegueira pecaminosa e recebe a verdadeira visão que o faz viver neste mundo. Nós vimos e ouvimos Jesus falar e não podemos deixar de falar destas coisas. Nada mais é necessário, portanto podemos dizer: “Meus olhos viram (e vê) a tua salvação!” (Lc 2.30)”.

José Aragão
Congregação Cristo Para Todos - Guará II - Brasília – DF - Brasil
jaragaosil@ig.com.br


(zurück zum Seitenanfang)