Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Domingo de Ramos – 20 de Março de 2005
Série Trienal A – Filipenses 2:5-11- Edson Pinz
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Eis aí vem o teu Rei!

No Rei Jesus, estimados irmãos!

Hoje é Domingo de Ramos! Início da Semana Santa.

Cristo entra triunfalmente em Jerusalém – montado em um jumento. É dia de festa, de alegria em Jerusalém. Diz o texto, que muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, outros, ramos de árvores – o povo aplaude o Rei e euforicamente clamava em alta voz: Hosana ao Filho de Davi – bendito o que vem em nome do Senhor!

Assim começa a última semana para Jesus. Jesus entra para a semana mais dolorida e cruel de sua vida, e porque não dizer, a semana mais rica e abençoada para todos nós. Todavia, a cena mais tocante não estava na multidão. Estava em Jesus. Ele, Jesus, entra cabisbaixo, semblante triste, doído, ferido, angustiado por dentro...

O Rei Jesus chora! Assim diz o Evangelho de Lucas. Chora, não pelo que se vê. Chora pelo que não se vê. Os olhos de Jesus vêem o que olhos humanos não conseguem ver, vê o centro das coisas, vê o interior. Jesus sabe que o entusiasmo da multidão, não vai durar. Sabe que esta cidade está doente. Vê a cidade cega - que vê, mas não enxerga. Vê a cidade surda - que ouve, mas não escuta.

A cidade e as pessoas procuram tapar a sua miséria espiritual, as suas injustiças com gritos de hosanas, com aplausos, com vivas. Sim, Jesus, via a raça humana presa ao pecado. Via a superficialidade da recepção.

Por isso, aqueles ramos não o impressionavam. Muito menos àqueles aplausos e hosanas. Ele sabia que aquele canto se converteria em gritos de ódio. Os espinhos tomariam o lugar dos ramos. A cruz o lugar das vestes.

Tudo isso, meus irmãos, encerra uma grande verdade:
O Domingo de Ramos nos vem lembrar que:
- A força do cristianismo não está na superficialidade das emoções religiosas, como daquela multidão.
- A força do cristianismo não está nos aplausos, nos cantos eufóricos das grandes massas.
- A força do cristianismo não está nas grandes concentrações de gente.

A Força do cristianismo está nos lugares onde a Palavra de Deus está fazendo a diferença -transformando corações, transformando vidas...!

Amados! Eis aí vem o teu Rei! O povo de Jerusalém esperava um rei guerreiro, político, com cavalos e aparatos digno de um rei! Esperavam um Rei que os libertasse da opressão política romana da época.

O que o povo vê? Um rei diferente! Um rei que se revela no contrário: Em lugar da coroa de ouro – uma túnica; ao invés de cavalos, um jumento. Um rei que abandonou seu trono, sua glória, seu poder – para ser servo. Um rei que se fez pobre para nos enriquecer. Um rei que se fez fraco para nos tornar fortes. Um rei que se fez criminoso para nos tornar justos. Um rei que abandonou sua glória para sermos nós glorificados. Um rei que trocou o assento de juiz, pelo banco dos réus. Um rei onde se esperava vida – deixasse matar. Não, este rei não serve para nós, este não é o Rei prometido, este rei eu não quero! Assim o povo daquela época rejeitou Jesus – o Rei!

Irmãos, é este Deus e Rei que se revela ao contrário, que muitas vezes age (conosco) de forma contrária à nossa razão – que tu procuras e precisas?

Sim, ouça: Eis aí vem o teu Rei... Ele vem humilde – montado em jumento para ser teu Senhor e Salvador.

Eis aí vem o teu Rei... Ele vem para ser traído, vendido, cuspido, açoitado, maltratado, ridicularizado, abandonado, Ele vem para morrer.

Eis aí vem o teu Rei... Ele vem, não para te condenar, julgar, incriminar – mas para aceitar, salvar. Para tomar sobre si a nossa enfermidade e as nossas dores, vem para ser moído pelas nossas transgressões.

Eis aí vem o teu Rei... Ele NÃO vem para distribuir tesouros terrenos (prosperidade) e sim, riquezas espirituais e eternas - Ele vem para trazer alívio as nossas almas culpadas. Ele vem para trazer consolo – Ele vem para trazer PAZ. Ele vem trazer vida verdadeira.

Eis aí vem o teu Rei... Ele vem para te perdoar... Perdoar teus pecados, cobrir tuas falhas e assim, nos livrar da condenação eterna.

Ele vem para transformar nossos temores em confiança, nosso desânimo em alegria.

Eis aí vem o teu Rei... Não para provocar em ti emoção e compaixão – mas fé, confiança verdadeira em seu nome.

Eis aí vem o teu Rei... Para carregar a cruz em teu lugar, pois aquela cruz era minha, era tua – não dele.

Eis aí vem o teu Rei... Este Rei vem em missão de Amor – Mas, o que fizemos para merecer o seu amor?

Para Deus, o amor vem antes do merecimento. Ninguém precisa merecer o seu amor para ser amado por Ele. Pelo contrário, quando tentamos merecer o amor de Deus, afastamo-nos dele. Quando tentamos merecer o amor de Deus, tornamo-nos auto-suficientes. Na auto-suficiência não há espaço para Deus, porque nela estamos cheios de orgulho e prepotência.

Por isso amigo: Eis aí vem o teu Rei...Prepare-se para receber este Rei.

COMO?

- Não com uma adoração superficial = multidão.
- Não com uma confiança falsa em Jesus = multidão.

Mas desejando e buscando um coração profundamente agradecido, humilde, pois, somente a humildade faz-nos chegar perto de Deus.

Eis aí vem o teu Rei – HUMILDE – seu exemplo nos ensina a humildade. Sim, só podemos nos achegar diante do Rei dos reis com humildade. O contrário de humildade é orgulho. O orgulho fecha as portas para um bom relacionamento e fecha as portas da graça de Deus. Não há relacionamento que resista e se consolide onde o orgulho estiver falando mais alto. Deus demonstra ter uma preferência toda especial pelos humildes: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Portanto, para receber o Rei Jesus, é preciso limpar o coração e, só Deus tem o poder de limpá-lo – Ele deseja ver em nós um coração limpo: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque estes verão a Deus”. Coração limpo, é um coração arrependido, humilde, confiante, coração que ama!

Eis aí vem o teu Rei... Abra as portas do teu coração. Abra as portas de teu lar... para que ele possa ali ter uma entrada triunfal...

Que a PAIXÃO de Cristo – nos torne cada vez mais APAIXONADOS :

  • por Deus ( Criador e mantenedor )
  • por sua Palavra (que é lâmpada e luz )
  • Por sua Casa (igreja)
  • Por uma vida de oração e devoção.

Que a PAIXÃO de Cristo – nos torne cada vez mais APIXONADOS pelo Rei dos Reis – assim como Ele Ama a mim e a Ti. Amém!

Edson Pinz
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Três Coroas, RS
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)