Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Terceiro Domingo de Páscoa – 10 de abril de 2005
Série Trienal A – Lucas 24.13-35 – Osmar Schneider
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Compreendendo as Escrituras

Era ainda o domingo da Páscoa. Jesus já tinha ressuscitado, já tinha aparecido às mulheres e a alguns discípulos. Dois dos discípulos, que moravam em Emaús, uma vila a 10,6 km de Jerusalém (1 estádio = 177,6m X 60 = 10.656m), resolveram ir a pé para casa. De repente Jesus está andando no meio deles, mas eles não o reconheceram. Jesus lembrou a eles tudo o que as Escrituras já tinha dito sobre a vinda, a prisão, o sofrimento, a morte e a ressurreição do Messias, mas eles não o reconheceram. Quando já era noitinha e eles chegaram na casa de um dos discípulos, Jesus entrou. Na hora da janta, Jesus tomou a palavra e fez, certamente a mesma oração que eles sempre tinham feito juntos...e pegou um pão, e o abençoou...e naquele momento os dois discípulos reconheceram que era Jesus, que naquele mesmo momento desapareceu...

No versiculo 32 os próprios dois discípulos, conversando entre si, dizem que “o nosso coração queimava dentro do peito” enquanto Jesus lhes explicava as Escrituras, só que, mesmo eles que já conhecendo tudo o que Jesus contara no caminho, ainda não tinham compreendido e por isso não tinham conseguido reconhecer que era o próprio Jesus ressuscitado que estava com eles.

E a continuação do nosso Evangelho nos leva a concluir que Jesus, pelo Espírito Santo, abriu as mentes deles para que eles finalmente compreendessem as Escrituras. E aqui está o ponto chave: para os discípulos e os cristãos daquele tempo, as Escrituras não eram ainda toda a Bíblia que nós temos hoje, mas eram só os livros do Antigo Testamento, escritos por Moisés e os profetas. Ali as profecias a respeito do Messias estavam todas escritas, esperando pelo seu cumprimento.

Mas, o que acontecia é que muitos liam e conheciam as Escrituras, mas não as tinham ainda compreendido. E o que é muito importante até para nós hoje, é que não adianta só ler e conhecer o que as Escrituras dizem, mas é de fundamental importância cada um também compreender aquilo que a Bíblia diz.

Muita gente diz que lê a Bíblia, em casa, mas não compreende o que lê. O que deve fazer então? Procurar os lugares e os momentos de cultos, os grupos de Estudos Bíblicos, ou mesmo pessoas mais esclarecidas e de confiança, para que possa encontrar ajuda para compreender melhor as Escrituras e, para que, como resultado, possa ter uma fé muito mais esclarecida e muito mais forte e firme, principalmente nas horas de tentações. Jesus usou as Escrituras quando foi tentado.

Cada um de nós sabe como e o quanto existem pessoas e igrejas que lêem a mesma Bíblia que nós mas que, por não compreenderem direito e, por quererem compreender a Bíblia por conta própria, acabam retorcendo e negando, às vezes até as principais doutrinas, como por exemplo, a doutrina do Santo Batismo, da Santa Ceia, da salvação (por obras)...a doutrina do céu, do inferno e outras.

E cada um de nós sabe muito bem que estas mesmas pessoas e seitas ou igrejas atacam a nós, atacam as nossas famílias, nos tentando desviar da verdadeira doutrina. E vocês sabem que, o que mais está invadindo nossas casas, sem pedir licença, são os programas religiosos no rádio e na TV, despejando doutrinas falsas e diabólicas para nos confundir e desviar.

E, qual é a solução e a garantia para você ficar firme na verdadeira fé, doutrina e salvação? A solução para a garantia da sua fé e salvação que Cristo lhe deu, não é só ter ou só ler uma Bíblia, mas estudar e buscar orientação para compreender as Escrituras, com a ajuda e ação do Espírito Santo, e assim, nos momentos de tentações, estar firme e tranqüilo no que pensar, no que dizer e fazer diante da tentação.

E onde é que os membros de nossa Congregação tem essa orientação?

Ler muito a Bíblia em casa, como por exemplo usando o projeto da Sociedade Bíblica do Brasil: “Ler a Bíblia em um ano.” Ir aos cultos, freqüentar os Estudos Bíblicos nos departamentos e nos Grupos de Estudos e, ali, fazer suas perguntas, tirar suas dúvidas e se firmar cada vez mais na doutrina, na fé e na salvação, é muito importante na vida do cristão.

A maioria das pessoas que não procuram estas maravilhas é porque ainda estão duras e firmes naquela opinião de que já sabem o suficiente ou de que não é preciso estudar e nem saber tanto assim da Bíblia. No entender de Jesus, as pessoas humildes passam a compreender mais e melhor as Escrituras porque não se consideram “grande coisa” e sempre se interessam, sentem a necessidade e até se esforçam e tiram um tempo para estudarem e compreenderem as Escrituras.

Foi justamente para aquelas mulheres simples e humildes a quem Jesus primeiro revela a sua ressurreição e a encarrega de ser mensageira e testemunha. Podemos dizer que aquelas simples mulheres e aqueles dois humildes discípulos receberam de Jesus uma compreensão das Escrituras muito maior do que tinham todos os judeus doutores da Lei.

Aqueles discípulos e aquelas mulheres compreenderam as Escrituras e estavam prontos para confessarem e testemunharem a todos que encontrassem. Nós hoje não temos a pessoa de Jesus na nossa frente, mas nós temos as suas Palavras na Bíblia e temos muitos cultos, muitos Estudos nos Departamentos e nos Grupos de Estudos Bíblicos.

Que Deus nos abençoe para que cada um de nós, pelos estudos e compreensão da Bíblia, possa ser mais firme, mais forte, mais ativo, mais “produtivo” nos frutos do Espírito. Amém!

Osmar Schneider
Pires, Limeira, SP, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
osmar.schneider@uol.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)