Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Terceiro Domingo de Páscoa – 10 de abril de 2005
Série Trienal A – João 10.1-4 – Osmar Schneider
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


João 10.1-4 - Palavras de Jesus, o Bom Pastor:
“Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz...”

Ovelha de Cristo segue a Cristo!

É óbvio que:
Cliente do Banco Bradesco segue as regras desse Banco - ou não é cliente.
Sócio do Nosso Clube segue suas regras - ou não é sócio.

Ovelha de Jesus segue a Jesus......ou não é ovelha de Jesus!

A Bíblia chama os cristãos de ovelhas de Jesus, e diz que Jesus é o Bom Pastor dos cristãos, porque ele guia as ovelhas e as ovelhas o seguem.

O nosso texto nos trás uma palavra que chama a atenção: no final do versículo 3, diz que Jesus “conduz para fora” as suas ovelhas. O que é isso?

Este “conduzidas para fora ou tiradas”, significa a liberdade, a libertação salvadora que a ovelha de Jesus, que o cristão recebeu.

Aquela pessoa que é cristã, agora está liberta, está livre; agora é livre por Cristo; não está mais presa nas garras do diabo, do pecado e do inferno, e nem está mais debaixo do pavor da condenação e do juízo de Deus.

Ao contrário disso, quem é cristão está na maravilhosa felicidade de ser guiado, pastoreado e cuidado dentro do maravilhoso reino da graça de Cristo.

Vocês sabem que existem cachorros, cavalos, vacas, etc. que, mesmo mansos e domesticados, mas, quando o dono sai a passear ou dar uma volta com eles, só funciona se forem segurados por uma cordinha, senão - “aprontam”! Porém há outros animais que são tão fiéis ao dono e, por isso, recebem tanta confiança e liberdade, que não precisam de cordinha nenhuma...

Assim livre é um verdadeiro cristão, uma verdadeira ovelha de Jesus. Jesus a amou e ama tanto, e a ovelha, o cristão, reconhece e agradece tanto por isso, que anda dia e noite com Jesus, seu Bom Pastor, sem precisar de nenhuma leizinha, nenhuma correntinha ou cordinha - e não se afasta... A ovelha vai aonde o pastor vai e guia - aonde o pastor não vai e não guia, a ovelha também não vai! Assim também o verdadeiro cristão!

Agora, isso não quer dizer que: já que o cristão é livre, então pode ir para onde quiser, fazer o que quiser, “pintar e bordar” nos programas do pecado e que satisfazem os desejos pecaminosos da carne.

O que o nosso texto está dizendo é que o cristão, que agora está livre do diabo, do pecado, do mundo e da condenação, passa a andar e a viver junto do seu amado Salvador em amor e prazer, seguindo somente pelos caminhos que este Salvador o guiar.

Sim, porque no caminho que Cristo não ensinou, ele também não está! E no caminho que Cristo não está, também não está a segurança nem a salvação.

Agora, andando nos caminhos, nos trabalhos e nos programas de lazer que Cristo está, ali sim, o cristão é seguramente defendido e protegido pelo amor de Cristo, para que a Lei não o acuse e nem o condene mais, mesmo nos momentos de fraquezas e mesmo que não tenha vivido com toda a perfeição o que, aliás, de fato ninguém consegue, dependendo sempre da graça, do amor e da proteção do seu Bom Pastor. Sim, porque, mesmo nos caminhos certos, ainda assim o cristão é fraco e falho, comete erros e pecados, sempre precisa do perdão.

Assim maravilhosa é a vida da ovelha de Cristo, do cristão, seguindo a orientação e a direção do seu Pastor Jesus. Jesus vai sempre guiando e governando a vida de cada um dos seus cristãos.

Os que são verdadeiros cristãos permanecem com Cristo na liberdade da fé, seguindo o exemplo do próprio Cristo na obediência e nas boas obras diárias.

Eu e você, hoje, assim como todos os verdadeiros cristãos, seguimos nosso Bom Pastor Jesus porque queremos permanecer junto a Ele, porque temos prazer em segui-lo, porque somos as suas ovelhas e porque ele é o nosso Bom Pastor. Ninguém é obrigado a seguí-lo. Só que, quem não o segue, não é sua ovelha. E quem não é sua ovelha - não entra no seu aprisco, não tem salvação...

Seguir a Cristo significa que toda a nossa vida e as nossas obras são feitas e guiadas pela fé em Cristo; significa que, no dia a dia, pelo nosso tipo de vida nos trabalhos, na igreja e no lazer, nós somos reconhecidos pelo mundo como seguidores de Jesus e que, por isso, recebemos o favor, as bênçãos e a salvação do Pai Celeste.

E ainda, por crermos em Cristo e de seguirmos a Cristo, Deus se agrada de nós, nos aceita e aceita também a nossa vida e as nossas obras guiadas por Cristo.

É muito bom e muito animador eu e você sabermos que nós somos aceitos por Deus em Cristo.

Isto nos anima a só participarmos de uma igreja que ensina, prega e vive uma fé cristã e certa, onde Cristo é o Salvador, e é crido, e é respeitado e é servido; isto nos anima a só praticarmos profissões e empregos aceitos por Deus e onde Deus está e age; isto nos anima a só participarmos de lazer, de festas e de programas onde Cristo está e onde Cristo age.

O fato de Jesus ser o nosso Bom Pastor e nós as suas ovelhas, também nos dá a maravilhosa confiança nele para o buscarmos nas nossas horas de tentações, de fraquezas e de aflições, na certeza de que ele já venceu por nós, nos ouve e certamente nos alivia e ajuda.

O nosso Deus, que já nos chamou em Cristo para fora das garras do diabo, do pecado e da perdição do inferno, que nos tornou completamente livres para seguir e servir ao nosso Bom Pastor Jesus, ajude e abençoe dia a dia, pela sua Palavra e pelos Sacramentos, para que eu e você nunca mais o abandonemos, até um dia estarmos para sempre com ele no alívio, na segurança e felicidade dos céus. Amém.

1. O meu Pastor é o Bom Jesus,
Jamais me deixará.
Às águas frescas me conduz
E me protegerá.

2. Jesus minha alma quer nutrir
Com Seu imenso amor,
E meu caminho dirigir
Conforme o Seu dispor.

3. Se pelas trevas transitar,
Não temerei o mal:
Com Seu cajado a me guiar,
Prossigo até o final.

4. A salvação receberei
Do meu fiel Pastor,
E eternamente habitarei
Na Casa do Senhor.

Hinário Luterano, nº 289 – Orig.: The Lord’s my Sheperd Saltério Escocês, 1650. Trad. João Wilson Faustini, 1959. - Mel. Jessie Seymour Irvine – 1887).

Osmar Schneider
Limeira – SP - BRASIL
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
osmar.schneider@uol.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)