Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Quarto Domingo na Páscoa - 17 de abril de 2005
Série Trienal A – João 10.1-10 – Gustavo Henrique Schmidt
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


“Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho! Pelo contrário, elas fugirão, pois não conhecem a voz de estranhos.

Jesus fez esta comparação, mas ninguém entendeu o que ele queria dizer.

Então Jesus continuou: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu sou a porta por onde as ovelhas passam. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” (BLH).

TEMA: JESUS É A PORTA DAS OVELHAS
INTRODUÇÃO

Jesus cura um cego de nascença. Esta cura cria grande discussão entre os judeus, que terminam por expulsar do seu meio o ex-cego. Por causa disto, Jesus dirige estas palavras aos líderes judeus para censurá-los, para mostrar-lhes que não agiam de acordo com a vontade de Deus. Jesus dirige estas palavras também ao cego que fora curado, para mostrar-lhe que não precisava ter medo por ter sido expulso da igreja dos judeus. Da mesma forma, Jesus dirige estas palavras a nós, para mostrar-nos que ELE É A PORTA DAS OVELHAS, pois (I) elimina a separação entre Deus e os homens, (II) garante nossa vida eterna e (III) nos pastoreia como suas ovelhas.

- I -

1. O ser humano vivia de perfeito acordo com a vontade de Deus. Deus o guiava e lhe supria todas as necessidades. Mas este homem desobedece à ordem de Deus e causa uma separação. Desde a queda do homem em pecado, um muro nos separa de Deus - o pecado. Nós de um lado, e Deus do outro. No meio, o pecado nos separando de Deus, sendo como um muro que nos impede a passagem, que nos impede de chegarmos até Deus. E nesta situação de separados de Deus pelo pecado, o ser humano anda como ovelha sem pastor. Anda desgarrado do rebanho, perdido, sem defesa e correndo risco de morte.

2. Esta era a situação dos líderes do povo de Israel em nosso texto. Na sua situação de separados de Deus pelo pecado, afastavam-se cada vez mais de Deus. Não tinham defesa contra os ataques de Satanás e eram levados por ele. E se afastaram tanto do rebanho de Deus que chegaram a rejeitar o próprio Filho de Deus.
Quando Jesus cumpre as profecias, realizando os milagres que o Messias prometido deveria fazer, eles não o aceitam como tal, antes o chamam de possuído pelo demônio, de maioral dos demônios.
É a conseqüência do afastamento de Deus, que arrasta cada vez mais estas pessoas para longe de Deus.
Jesus realizara um milagre fazendo com que um cego de nascença pudesse ver. E os judeus, que fazem? Expulsam o cego de seu meio e não reconhecem Jesus como o Filho de Deus. Pecam por estarem separados de Deus. Demonstram em suas vidas e atitudes a verdade bíblica de que o ser humano está separado de Deus.

3. Felizmente, porém, Deus planejou trazer o homem para junto de si novamente. Deus resolveu criar uma porta no muro de separação que havia entre nós e ele. É para este fim que Cristo vem ao mundo, vive, morre e ressuscita, para ser a porta no muro de separação que o pecado havia criado, para permitir novamente o acesso até Deus.
4. Também nós estávamos separados de Deus. Nosso pecado criara um muro entre Deus e nós. Mas o próprio Deus coloca neste muro uma porta. Uma porta que tem carne e ossos. Uma porta que morre sobre a cruz. Uma porta que derrama o seu sangue para perdoar o nosso pecado. Mas também uma porta que ressuscita para garantir a nossa entrada, o nosso acesso até Deus. Cristo mesmo diz que ele é esta porta, ao falar: Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida, v. 9.

- II -

1. Jesus é a porta pela qual necessariamente temos que passar para chegar à presença de Deus. Não há outro caminho, não há outro acesso. Não adianta os seres humanos criarem outros modos de salvação. Muitas pessoas procuram outras portas, achando que se foram bons serão salvos, que podem comprar o céu com dinheiro ou com atitudes. O ser humano, em todas as épocas, sempre procurou achar outras maneiras de chegar à vida eterna, em vez de aceitar a verdadeira e única porta que leva ao Pai, Jesus Cristo.
2. É destas pessoas que Jesus fala quando se refere, em nosso texto, aos ladrões e salteadores, que vêm para roubar, matar e destruir. São estes que não aceitam Jesus como aquele que leva ao Pai. Aqueles que querem conseguir sua salvação e a vida eterna por outros meios que não através de Jesus Cristo estão roubando de si próprios a salvação, estão se matando eternamente, estão se destruindo para sempre.

3. Por isso, confiemos unicamente em Cristo. Só ele leva ao Pai. Só ele elimina nosso pecado e nos dá, por seu amor, a salvação e a vida eterna.

- III -

1. E mais, Jesus não somente é a porta que leva ao Pai celestial, que nos leva à felicidade eterna. Ele também é o Pastor que guia o seu rebanho até lá. Ele cuida das suas ovelhas, para que elas não se desviem do caminho e não errem a porta. Jesus toma as conhecidas palavras do Salmo 23 e aplica-as a si mesmo, dizendo que ele é o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas, que veio para que elas tenham vida, e vida em abundância.

2. Em Jesus, e somente nele, estamos seguros, pois ele é o bom Pastor que nos conduz à vida eterna. Como ele próprio diz: Se alguém entrar por mim, será salvo. Crendo em Jesus, tendo a firme confiança de que ele é o nosso Bom Pastor, estamos seguros em nossas vidas aqui e na eternidade.

3. Isto porque o bom Pastor Jesus garante também a pastagem para suas ovelhas, isto é, o alimento que elas necessitam para serem salvas. Nele temos alimento espiritual que refrigera nossa alma, alimento que ele oferece em sua palavra, a Bíblia, alimento que ele oferece também no Batismo e na Santa Ceia - o perdão dos pecados, a vida e a salvação eternas.

CONCLUSÃO

Possamos sempre ter a firme certeza de que Jesus é a porta que elimina a separação entre Deus e nós, que ele é a porta que dá acesso à vida eterna nos céus, que ele é o Bom Pastor que nos guia para junto do Pai celestial. Para garantir-nos isto, Jesus deu sua própria vida para nós, para que nós a tivéssemos em abundância. Possam a bondade e a misericórdia do Bom Pastor Jesus Cristo seguir-nos também, todos os dias de nossas vidas, para habitarmos na casa de nosso Bom Pastor Jesus para todo o sempre. Amém.

Gustavo Henrique Schmidt
São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
gustavo@ielb.org.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)