Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Quinto Domingo de Páscoa - 24 de abril de 2005
Trienal A – João 14.1 - Osmar Schneider
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


TEMA:A fé em Jesus é que mantém firme nossa esperança.

O meu namoro com minha única e sempre esposa Naemi teve muita dor de saudade e muita esperança. E o segredo que mantinha acesa a minha esperança e certeza de finalmente casar com ela era o que ela me dizia quando chegava o fim de cada encontro. Ela ficava em casa, no Paraná, e eu partia para o Seminário sabendo que só poderia voltar a vê-la depois de meio ano. Ela dizia: “Acredita: eu te amo”. E eu dizia o mesmo a ela, é claro! E isso ficava nos nossos ouvidos, nas nossas mentes e nos nossos corações até nos encontrarmos de novo. E isso fez com que o nosso amor durasse... e nos casamos...

No primeiro versículo do nosso Evangelho Jesus diz para os discípulos, para a igreja, para mim e você: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. É como se Jesus estivesse dizendo: Acredite! Creia em mim e no meu amor por você!

No capítulo 13 de João, especialmente nos versículos 31 a 38, Jesus fala e prepara os seus discípulos para a sua partida, a sua morte e a sua volta à casa do Pai. E certamente isso mexe até com o coração de Jesus, já que ele os amava tanto e estava vendo que os corações dos seus discípulos também estavam tristes e ansiosos em saberem que seu Mestre amado iria partir.

Para os discípulos e a igreja daquele tempo e para nós cristãos hoje também é muito mais difícil, mais perigoso e mais triste ficarmos e vivermos dentro de um mundo tão cheio de perturbações, tentações e pecados sem termos a presença visível e audível e sensível de Jesus bem junto de nós. Eles teriam e nós temos que viver como cristãos dentro deste mundo perigoso apenas pela fé, até que ele volte novamente ao vivo, em pessoa, para nos buscar.

E é por isso que, no nosso versículo, Jesus está dizendo a todos nós que, mesmo assim, não há motivos para nós temermos, pois ele voltará outra vez no Juízo Final.

Falando ali com os discípulos, Jesus os previne e diz: É claro que, até chegar aquele grande dia, com certeza, vocês verão muitas coisas me acontecerem, diante das quais irão ficar assustados e tristes. Sim, porque Jesus iria ser preso, crucificado e muito maltratado, até à morte. Mas, reforça Jesus, não fiquem tristes porque, logo ao terceiro dia depois de me sepultarem morto, as coisas mudarão para o bem, pois esta é a vontade do meu Pai!

Em tudo isso nós hoje também podemos ver com quanto carinho e amor o Senhor Jesus trata aqueles seus discípulos e também a nós. Jesus não deixou nem deixa ninguém sem consolo.

Aquela conversa do nosso Evangelho aconteceu exatamente antes da noite em que Jesus foi preso e separado dos seus discípulos e estes ficaram sozinhos no meio de grandes aflições, perigos e medos.

Hoje, nós que somos os seus cristãos e discípulos, também temos a Jesus conosco de verdade, mas não visível nem audível nem sensível e, sim, só em espírito e só pela fé e, da mesma forma, temos que viver num mundo cheio de pecados, tentações, perigos, doenças e outros males.

E Jesus sabe muito bem que, neste mundo, quando as dores e tristezas de um problema ou uma doença nos atingem, isso pode afetar tanto o nosso corpo como também a nossa fé e a nossa vida espiritual.

E justamente por ser assim, aqui em nosso texto Jesus se preocupa e ajuda especialmente para que, tanto nos seus discípulos como em nós hoje, a fé e a confiança nele permaneçam firmes em nossos corações.

Toda aquela pessoa que é cristã e tem a verdadeira fé em seu coração, nas horas das doenças e outros problemas, já venceu mais da metade da batalha diante das dificuldades. Para essas pessoas é como se Jesus estivesse dizendo: tenham toda a fé e confiança em mim e, assim, os sofrimentos que agora afetam o corpo de vocês, não vão conseguir afetar a sua alma. Os sofrimentos poderão até matar o corpo de vocês e fazê-lo esperar até o dia do juízo final, mas nunca conseguirão tirar a salvação e a morada no céu que eu já preparei para vocês.

Os cristãos não são como aqueles que não conhecem a Palavra de Deus e, por isso, não crêem no Senhor Jesus vivo e vitorioso. Para os discípulos doía muito terem que se separar de Jesus e vê-lo morrer na cruz, além de todos os males e perigos a enfrentar na vida cristã. Para nós é a mesma coisa.

Mas, para eles e para nós Jesus ensina: se nós cremos que Deus não morre, mas que ele é a vida, a mesma coisa é com Jesus: ele é Deus! Ele não ficou morto! Ele ressuscitou e é a vida eterna. E quem crê nele tem a vida eterna.

E aí está a nossa garantia para esta vida e para a eternidade: a morte, o mundo, o diabo e o inferno podem continuar tão maus como sempre foram, mas eles nada conseguirão contra Jesus – porque Jesus é Deus e é vencedor para sempre. E se eu e você formos de Jesus e Jesus for nosso, esses inimigos também nunca poderão nada contra nós, porque quem nos guarda e protege é Jesus.

E quem crê assim, em Jesus e na sua vitória, terá o seu coração e a sua alma sempre mais firmes, mais aliviados e mais felizes, porque a morte e a ressurreição de Jesus, que valeram e valem para sempre, foram e são totalmente em nosso benefício e segurança.

Naquele tempo e hoje o mundo incrédulo zombou e zomba de nós cristãos porque nós cremos em Jesus, na vitória de Jesus sobre a morte e cremos que isso significa a nossa salvação eterna. Mas vai chegar o dia em que até os incrédulos vão reconhecer que Jesus é o vitorioso e que a nossa salvação é verdade.

Em 1Coríntios 15.25 Deus nos diz: “Porque convém que ele (Jesus) reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés”. E em Filipenses 2.10,11 também diz: “...para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. E, ainda, Apocalipse 3.9 diz: “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus, e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés, e conhecer que eu te amei”.

Essas palavras bíblicas são do nosso Deus. E são para nós. Elas é que manterão clara, firme, viva e alegre a nossa fé e, portanto, a nossa esperança e certeza da salvação em Jesus, mesmo que por enquanto tenhamos dificuldades em viver dentro de um mundo tão materialista, incrédulo, perigoso e tentador.

Por enquanto, nós lutamos e até sofremos e o mundo ri e debocha de nós. Mas o grande dia chegará em que todos, quem sabe até de cabelos em pé, reconhecerão que Cristo é vencedor, é o Senhor e que nós, que cremos nele, não cremos em vão e estaremos com ele no céu. Amém!

Pastor Osmar Schneider
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Pires - Limeira – SP - Brasil
osmar.schneider@uol.com.br


(zurück zum Seitenanfang)