Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

7 º Domingo após Pentecostes, 03 de julho de 2005
Série Trienal A – Mt 11.28-30 – Samuel Verdin

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


I –O pecado trouxe conseqüências pesadas à toda a criação.

  • Ilustração: O Sr. Jonathan, homem piedoso, amava muito os seus três filhos. Reunia-os para falar-lhes dos muitos perigos que teriam que enfrentar. Entre muitas advertências, lhes dizia: afastem-se das drogas. Elas destroem o caráter e a vida e levam à morte. Eles cresceram e um dos filhos desobedeceu àquela ordem. Experimentou a droga e gostou. Poucos meses mais tarde, tomou uma overdose, os médicos o acudiram, mas ele perdeu a coordenação motora e nunca mais pode andar. O Pai perdoou ao filho a desobediência mas não pode evitar que o filho carregasse, durante toda a sua vida, a conseqüência da sua desobediência.
  • Os primeiros homens do mundo também desobedeceram ao seu Pai e Criador. As Escrituras dizem :

Gênesis 2.15-17: “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

  • Adão e Eva, tentados pelo Diabo, desobedeceram a esta lei do Senhor. E as conseqüências foram catastróficas – separação de Deus – O Jardim maravilhoso foi fechado para eles;

Sua caminhada na terra foi muito dificultada.

  • Observando a vida, vemos comprovada a seguinte profecia (Gênesis 3.17,18,19): “E Deus falou assim com Adão: Visto que ... comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”. “...porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23).
  • A própria vida ficou curta e cheia de tribulações e angústias. Diz a Palavra de Deus:

Jó 14.1: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação”.

Salmos 90.10: ”Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”.

F) Amados por causa de Jesus Cristo! Tudo que nós sofremos neste mundo, a fadiga, a miséria física e espiritual, as doenças que culminam com a morte de nossos amigos e familiares e que a qualquer momento também nos chama para partir e prestar contas: as lágrimas, a dor que sentimos pela desobediência dos filhos ou pela insensatez dos pais, a dor da discriminação; o medo, as aflições – tudo isto não vem de graça, não vem por si – tudo isto é, sim, conseqüência que o pecado trouxe ao nosso mundo.

Diz o apóstolo Paulo em Romanos 8.23: “...nós, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”.

II – O amor de Deus em Cristo é ilimitado. Ele quer ajudar-nos a carregar a cruz que o pecado nos impõe:

  • Apesar de pecarmos muito diariamente, Deus não se esconde de nós. Não se envergonha de receber-nos à sua mesa. Primeiro ele nos perdoa todos os pecados. Isaías 1.18: “Vinde, pois, ... diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.
  • Depois ele nos chama: V.28:“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Jesus nos convida a encostar a nossa cabeça ferida em seu coração amoroso, a nos atirarmos nos braços de nosso Pai, através de Jesus, como fez o “filho pródigo”. E no aconchego doabraço apertado, não fingido, de nosso Salvador, ouviremos a sua voz:.

Isaías 55.1:“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”.

Isaías 55.3:“Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi”.

João 6.37:“...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.

Apocalipse 22.17:“...Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

O Salvador, Jesus , “Não esmagará a cana quebrada, Nem apagará a torcida que fumega...” (Mateus 12.20). Pelo contrário, ele levanta o oprimido e o sofredor do pó, puxa-o para fora do abismo; consola-o e anima-o a prosseguir firme em sua companhia e adverte: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”(João 16:33).

III – V. 29: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.

  • que é jugo? É uma carga. São normas, leis, determinações (o que devemos fazer ou deixar de fazer) Submetemo-nos a este jugo voluntariamente ou por força da lei. Exemplo: quando assumimos um emprego concordamos automaticamente a seguir as normas, as leis da empresa. Trabalhar 8 horas por dia; trabalhar aos domingos ou feriados; não isto ou aquilo. - Quando nos tornamos membros de uma Comunidade prometemos nos conformar com seus estatutos e regimento (nos comprometemos a seguir regras de conduta – é o jugo). Como cidadãos brasileiros temos que carregar um pesado jugo: pesados impostos – uma tributação injusta . Leis injustas que até contrariam nossos princípios éticos e cristãos.
  • Aceitamos o jugo de Cristo não porque somos constrangidos. Aceitamos a Cristo como nosso Senhor (Senhor – que tem direitos sobre nós, que pode exigir de nós) como bem o confessamos no Segundo Artigo do Credo Apostólico: “Jesus Cristo é o meu Senhor porque me remiu a mim homem perdido e condenado, me resgatou e me salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo. Isto Ele fez não com ouro ou prata mas com seu santo e precioso sangue, seu inocente padecimento e morte, para que eu lhe pertença e viva SUBMISSO A ELE EM SEU REINO E O SIRVA...”.
  • Ele convida os seus seguidores a compreender o que significa este jugo no exemplo de sua própria vida. A Palavra de Deus declara:
    • Fp 2.6-8: “...pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.
    • Aprendei de mim ...ele assumiu voluntariamente a natureza humana, sujeitou-se ao Pai, no seu nascimento e sua obra entre os homens; na submissão ao batismo; no seu sofrer e morrer numa cruz – ele é alguém a ser imitado. Os seus seguidores aprenderão coisas excelentes, tanto dos seus exemplos como de sua doutrina.

D) QUAL É O SEU JUGO?

Então, disse Jesus : “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24).

“... porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7.14).

Jesus fortaleceu a alma dos Seus discípulos, “exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (At 14.22).

Quando você achar que as provações são grande demais, lembre-se do que está escrito: ”Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Co 10.13).

IV – CONCLUSÃO:

Toda a miséria: as inseguranças, enfermidades, a dor, a morte e as lágrimas, são conseqüências do pecado no mundo. Também os filhos de Deus, enquanto no mundo, suportam e gemem sob este fardo. O grande consolo é que Jesus mesmo os ajuda a carregar a cruz, nos carrega nos seus braços; nos consola, anima e fortalece, e diz:

“...No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Seja porta-voz desta mensagem. Anuncie a todos que existe perdão, existe socorro, existe vida e salvação para todo aquele que crer no Salvador Jesus. Amém.

Pastor Samuel Verdin
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Jaraguá do Sul – SC – Brasil
pr.verdin@terra.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)