Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

7 º Domingo após Pentecostes, 03 de julho de 2005
Série Trienal A – Mt 11.25-30 – Marcos Schmidt

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Descanso para os cansados


As vezes as pessoas vão ao médico e ouvem uma recomendação de um tratamento bem simples para a doença delas: descansar. As estatísticas mostram que a doença que mais atinge as pessoas, especialmente nos dias conturbados e agitados de hoje, é o stress, ou o cansaço. O cansaço do corpo e o da mente.
No Evangelho deste culto Jesus também fala de cansaço, mas de um cansaço diferente e muito mais nocivo à saúde. “Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”.
Quantas vezes nós já ouvimos este versículo bíblico? Estamos mais acostumados quem sabe na linguagem antiga: Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.
Que sabe, de tão acostumados em ouvir este e tantos outros versículos bíblicos, já perdemos o sentido de suas palavras e não damos mais o devido valor a elas. E por isso a nossa vida espiritual as vezes anda sobrecarregada de pesos sem nenhuma necessidade ou motivo.
Por outro lado, no meio de tantas palavras e convites que recebemos, com o tempo aprendemos a duvidar e desconfiar. Também, quantas vezes nós já caímos na conversa de pessoas espertas que nos fizeram propostas para certas coisas enganosas. Por isto, antes de aceitar as tantas ofertas que recebemos, devemos procurar investigar as coisas mais a fundo. Afinal, não devemos nos precipitar! E para isto há algumas perguntas que precisam ser respondidas quando recebemos certos convites:

- quem está convidando?
- quem está sendo convidado?
- o que está sendo oferecido?
- o que querem de nós ?

Pois, vamos então analisar este convite que Jesus está fazendo, levantando estas mesmas perguntas.
- Quem está convidando?
A credibilidade de quem faz ofertas e convites é importante. Se um vendedor vem a nossa casa e faz uma oferta querendo nos vender alguma coisa, é muito importante conhecer a procedência deste vendedor ou da empresa dele. Em nosso texto bíblico, a oferta vem de Jesus
E para mostrar quem é ele, a sua procedência, de onde ele vem, Jesus então fala de um relacionamento único e especial que existe entre ele e Deus.
Jesus chama a Deus de Pai. (A palavra "Pai" aparece 5 vezes no texto do evangelho). Mas Jesus chama a Deus de "Pai" num sentido diferente daquele em que nós fazemos ... Num sentido em que ninguém mais pode fazer.
Baseado neste relacionamento de único Filho de Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai (conforme confessamos no Credo Niceno), Jesus diz no Evangelho: “O meu Pai me deu todas as coisas”; “Ninguém sabe quem é o Pai a não ser o Filho”.
Jesus pode falar assim porque ele é o próprio Deus. Jesus é um com o Pai e o Espírito Santo.
Estas, portanto, são as credenciais de Jesus. Não existe ninguém querendo nos passar a conversa. Não existe aí nenhuma esperteza com propaganda enganosa. É um convite que merece confiança, pois vem do próprio Deus!

- Quem está sendo convidado?
Somente alguns?
Venham a mim todos os que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas”, diz Jesus. O convite, portanto, é para todos os que estão “cansados com as suas cargas pesadas”.
E quem são estas pessoas cansadas?

Quando Jesus fez tal convite, ele falava para um grupo de fariseus. Os fariseus acreditavam que através da sua maneira de viver, isto os levaria para o céu.
Até estariam certos se de fato pudessem cumprir as leis de Deus. Além dos 10 Mandamentos, eles tinham 613 regras de conduta, normas que eles próprios tinham elaborado para as suas vidas. Os fariseus assim acreditavam que Deus os aceitava porque eles eram as melhores pessoas do mundo - já que no seu entendimento cumpriam todas estas regras.
Muitos hoje continuam pensando da mesma maneira. Não conseguem entender o que a Bíblia diz – de que ninguém consegue cumprir as leis de Deus perfeitamente. Elas não conseguem entender que Deus só aceita aquele que é obediente 100%. E já que neste mundo ninguém é perfeito, ninguém consegue escapar da condenação de Deus fazendo o que Deus quer.
Assim, percebemos que este convite de Jesus é feito para aqueles que tentam conseguir a salvação eterna através do esforço próprio. Que querem entrar no céu cumprindo as leis de Deus. Elas estão sobrecarregadas por aquilo que a lei de Deus exige delas.
De repente podemos achar que este tipo de pensamento é coisa que existe em religiões que não ensinam as verdades bíblicas ou em pessoas que não têm igreja. Mas quantas vezes descobrimos entre nós – cristãos luteranos - pensamentos de que só se pode “entrar no céu” fazendo isto ou aquilo.
Sim, Satanás é esperto, e a todo instante tenta a cada um de nós com a conversa de que precisamos fazer alguma coisa para agradar a Deus. Por isto, não nos enganemos! As pessoas cansadas de carregar as pesadas cargas somos todos nós, que pecamos a todo instante e necessitamos do perdão que vem da cruz de Cristo. Nós, que sempre temos a tendência de buscar em nossas virtudes alguma coisa de Deus.

- O que está sendo oferecido?
Esta é a outra pergunta que precisamos responder. Pois quando Jesus nos diz que ele nos dará descanso, ele está nos oferecendo algo muito mais valioso que podemos imaginar. O que Jesus nos oferece vai além de algo sentimental, alguma coisa para os nossos problemas comuns desta vida.
O grande perigo é aceitar o convite de Jesus “Venham a mim todos os que estão cansados” para as coisas que não são as mais importantes deixando de lado aquilo que é mais importante.
Jesus nos oferece Ele mesmo. Pois Ele, Jesus, é o remédio para a doença que mais nos angustia e nos faz sofrer.
Sobre isto um poeta cristão escreve:
“Vinde, disse Jesus, e eu vos aliviarei. Não vos mostrarei alívio, nem apenas vos falarei de alívio, mas eu vos darei alívio. Eu sou a própria fidelidade e não posso mentir. Eu vos aliviarei. Eu, que tenho o poder maior para dar alívio, que tenho a vontade maior de dá-lo, o maior direito de dá-lo, vinde, pecadores sobrecarregados, e eu vos aliviarei”
Qualquer um de nós sabe muito bem o que é alívio. Quem não conhece o alívio de um descanso depois de um longo dia de trabalho? Quem não conhece o alívio depois de uma terrível dor de cabeça.
Jesus quer nos dar um alívio de um peso muito maior, de uma dor que não está na cabeça, mas no coração.
Jesus quer:
nos livrar da pesada carga que nós levamos sobre os nossos ombros, carga esta que são todos os
nossos pecados.
- nos livrar da culpa, do medo que temos do castigo de Deus.
- Jesus quer nos receber em seus braços.
- Jesus quer nos ajudar em todas os nossos problemas.
Jesus quer simplesmente ser o nosso Deus e Salvador!

Este maravilhoso descanso que Jesus oferece é encontrado no momento em que nós cremos que Jesus pagou toda a dívida que tínhamos para com Deus! Este maravilhoso descanso pode começar agora, mesmo se você e eu ainda estivermos duvidando. Porque, se nos arrependermos desta dúvida e colocarmos todos os nossos pecados diante da cruz, e assim crermos neste presente que Deus nos oferece de graça, então a ação deste remédio tem um efeito milagroso.
Com certeza, não existe oferta mais vantajosa do que esta. Ela nos garante uma felicidade, uma paz, uma tranqüilidade que nada e ninguém neste mundo pode nos dar.
Agora, dificilmente a gente ganha alguma coisa de graça. De graça só injeção na testa, como dizem...Por isso logo surge a pergunta:
O que Jesus está querendo de nós? Alguma coisa certamente ele vai querer ...
De fato, o Evangelho de hoje diz algo a respeito disto. Diz que todo aquele que quiser receber o descanso em Jesus, também deverá estar disposto a tomar sobre si um peso.
É isto ao menos que em nosso texto lemos, depois de Jesus fazer o convite:
Sejam meus seguidores e aprendam de mim ... Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que ponho sobre vocês é leve.

Na Bíblia antiga em lugar da palavra carga, está jugo. Jugo é a canga que se põe numa junta de bois quando eles são atrelados a um arado, ou a uma carreta. Ela faz com que os dois permaneçam juntos e trabalhem em conjunto.
Pois meu irmão, minha irmã, Jesus faz esta proposta também para você: carregar esta carga, esta canga. E quem é a outra pessoa que vai estar ao seu lado? É o próprio Jesus que se dispõe a estar com você e ajuda-lo a levar as suas cargas. E veja bem! A carga que Jesus coloca sobre nós não são regras e leis, como aquelas que pesavam sobre os fariseus. A carga é o pedido de que você ande ao lado de Jesus.
Pois, meus irmãos, como vemos, é muito difícil recusar um convite como este.
Mas, mesmo assim, por incrível que pareça, este convite é insistentemente recusado
Na época de Jesus, havia pessoas orgulhosas e auto-suficientes. Pensavam que não precisavam da
ajuda de ninguém. Jesus chamou estas pessoas de sábios e instruídos.
Nós encontramos estas pessoas em todos os lugares. Também hoje, em nosso meio. E nós podemos
ser estas pessoas. São aquelas que colocam a sua inteligência, sua capacidades, suficiência, acima do poder e da sabedoria de Deus. Diz o nosso texto bíblico que deste tipo de gente, Deus escondeu a sua verdade. Não por culpa Dele, mas por culpa delas, que rejeitaram o convite do Salvador.
Com isso, resta apenas mais uma pergunta a ser feita. E esta quem deve responder é você:
- você quer se livrar das pesadas cargas e descansar em Jesus?
- A resposta é muito importante porque o simples fato de você ser membro de uma igreja não quer dizer que você tenha aceito o convite do Salvador e esteja vivendo uma vida descansado . - A resposta a esta pergunta também é muito importante para você que não tem ou não participa de uma igreja. Pois isto, na verdade, neste momento não tem muita importancia. O que importa é que você aceite o convite que o Salvador está lhe fazendo. Pois o convite é para todos.“Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”. Amém..

Pastor Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação São Paulo
Novo Hamburgo, RS
marsch@terra.com.br




(zurück zum Seitenanfang)