Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Décimo Domingo após Pentecostes – 24 de julho de 2005.
Série Trienal A – Sl 119.129-136; 1 Rs 3.5-12; Rm 8.28-30; Mt 13.44-52
Bertram Gustavo Kaufmann
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Conta-se que dois homens trabalhavam juntos rachando lenha. Um trabalhava o dia todo sem fazer pausas e, ao final do dia tinha um monte razoável de lenha rachada. O seu colega, contudo, trabalhava cerca de 50 minutos e descansava outros 10 minutos, por incrível que pareça, ao final do dia, o monte de lenha rachada era sempre maior que o do primeiro lenhador.

- Como você sempre tem mais lenha rachada do que eu? Afinal eu trabalho mais que você! – perguntou o primeiro.

- Porque durante o tempo em que eu faço os intervalos, além de descansar eu afio o meu machado. – respondeu o segundo.

Pode soar estranha a expressão “afiar o machado”, pois a maioria de nós não usa machados diariamente, contudo, essa ilustração nos ensina que assim como as ferramentas, nossas vidas também precisam de bons cuidados, de um tempo para serem afiadas.

É comum vermos pessoas, em seu trabalho, se esforçando ao máximo, dando um duro danado e não alcançando os resultados desejados. Será muito mais difícil alcançarmos nossos objetivos se não dedicarmos um tempo para nós mesmos, se não descansarmos, se não cuidarmos de nossa mente e de nosso corpo, por isso precisamos parar um pouco para afiar nossos machados. A vida exige sabedoria até mesmo para administrarmos nossos esforços e nosso tempo. Se desejarmos realmente alcançar nossos objetivos, precisamos ser sábios.

Talvez muitos tenham por objetivo juntar mais riquezas, conquistar uma vida sem as terríveis preocupações quanto ao pagar as contas, comprar boa comida e conforto para si e para sua família. É lógico que precisamos correr atrás de melhorar nossas vidas, até mesmo do ponto de vista material.

Jesus compara o Reino dos Céus com bens materiais que são objetos de desejo de muitas pessoas, objetos pelos quais alguns fariam verdadeiras loucuras para se apossarem.

Primeiro o Reino dos céus é comparado a um tesouro. O homem que o encontrou ficou tão feliz que o escondeu, vendeu tudo o que tinha e comprou o campo onde se encontrava o tesouro. Depois o Reino é comparado a uma pérola fina, o comerciante que viu esta pérola vendeu tudo o que tinha e a comprou.

Todos entendemos bem qual o significado de ter esse tesouro ou essa pérola, são objetos que até hoje despertam desejo nas pessoas, e justamente por isso Jesus os usa para explicar como é o Reino dos Céus.

Poderíamos dizer que os dois homens que encontraram tais objetos usaram de sua sabedoria para tomar posse deles. Eles fizeram o que estava ao seu alcance para chegar ao seu objetivo.

Com o Reino dos céus é igual, deveria sempre despertar tamanho desejo nas pessoas que elas usassem toda a sua sabedoria e esforço para chegarem a este objetivo. O Reino dos céus é algo por demais valioso, deve ser o objetivo de qualquer pessoa.

Na leitura do Antigo Testamento (1 Rs 3.5-12) vimos que a sabedoria é uma qualidade que agrada a Deus. Salomão poderia pedir o que quer que fosse e pediu sabedoria para governar o povo de Deus com justiça, que soubesse distinguir entre o bem e o mal, tal pedido agradou muito a Deus.

Nosso objeto de desejo é o Reino dos Céus, devemos usar de sabedoria para alcança-lo, onde então buscar tal sabedoria? Que sabedoria é esta?

O salmista já nos disse: “A explicação da tua Palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples” (Sl 119.130)

Esta é a sabedoria que precisamos buscar, a sabedoria que vem da Palavra de Deus!

O Reino dos céus é o nosso objetivo de vida, nunca nos esforçaremos o suficiente para chegarmos a ele, contudo, Deus nos mostra o que necessitamos, nos dá a sabedoria que leva aos céus.

A Palavra divina dá sabedoria às pessoas, ela é algo útil tanto para a vida presente quanto para a vida eterna.

A fé é algo vivo, também precisa ser cuidada, precisa ser afiada, quando a fé é cuidada do modo como Deus espera, ou seja, quando o estudo na Palavra fortalece sua raiz, quando os sacramentos a alimentam, ela traz sabedoria.

A sabedoria para esta vida se mostra nos frutos da fé, pois o cristão viverá de acordo com a vontade de Deus, se esforçará para ser uma pessoa boa, preocupada com o próximo, com o meio onde vive, evitará contendas, vícios, enfim, será sábio em seu modo de vida.

A Palavra de Deus também traz a sabedoria para a vida eterna. O estudo fará primeiro a pessoa reconhecer que é uma pecadora, e com isso, que necessita da ajuda de Deus, necessita de um salvador; logo a Palavra também mostrará quem é este salvador, ela aponta para Jesus, o único caminho que leva aos céus. Por isso podemos afirmar que a Palavra torna sábio para a salvação. A Mensagem da Salvação em Jesus Cristo é o próprio tesouro, a pérola valiosa.

Aqui na Igreja encontramos uma explicação correta da Palavra de Deus, uma mensagem verdadeiramente evangélica e salvadora. Nós, igreja, estamos no mundo justamente para pregarmos essa mensagem a mais pessoas, para que mais também recebam de Deus esta sabedoria. Está certo que na igreja entra todo o tipo de pessoas, ou de peixes, como na parábola, mas a nossa missão aqui não é julgar e separar os peixes bons dos ruins.

Na igreja visível podem estar “falsos cristãos”, mas estando na igreja eles também ouvem a Palavra e com isso têm a oportunidade de crerem na mensagem da salvação. A igreja é o instrumento de Deus para juntar pessoas, a separação entre os cristãos e os não cristãos é algo que fica a cargo de Deus. Todos tiveram a chance de ser salvo, todos ouviram a Palavra, Deus separará os que são realmente sábios e reconhecem Jesus como o salvador, dos que ouviram mas não acreditaram, se mostrando assim tolos.

Deus deseja que todos os seres humanos sejam salvos, ele dá os meios para afiarmos o machado, Deus age em nós através da sua Palavra e dos Sacramentos, por isso, façamos uso desses meios e cuidemos da fé que Deus nos deu, assim chegaremos ao nosso objetivo final, o Reino dos céus.

Amém.

Bertram Gustavo Kaufmann
Coronel Vivida – PR – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
bertram_alessa@hotmail.com

 


(zurück zum Seitenanfang)