Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

DÉCIMO DOMINGO APÓS PENTECOSTES – 24 de Julho de 2005
Série Trienal A – Mateus 13.44-52 – Aldo Julio Zilki
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


“O Reino do céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, depois volta, e compra o campo. O reino do céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola. O Reino do céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos. E, quando está ceia, os pescadores a arrastam para a praia e se sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora. No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas, e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali eles vão chorar e ranger os dentes de desespero. Então Jesus perguntou aos discípulos: Vocês entenderam essas coisas? Sim! Responderam eles. Jesus disse: Pois isso quer dizer que todo o mestre da Lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas”.

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, nosso Salvador: Nosso desejo é que Deus derrame sua bênção sobre cada um para que aprendamos que somos preciosos aos olhos de Deus e, por isso, ele se recusa perder-nos. Que isso nos infunda alegria e nos encha de esperança para nosso encontro com aquele que nos encontrou. Amém.

Este conjunto de parábolas nos mostra que Deus é o agente principal na vida das pessoas. A ênfase principal está na obra de Deus entre nós. Isso nos mostra que o Rei dos céus procura por nós par nos salvar porque somos tão preciosos para ele.

Sendo assim, lhes propomos meditar no texto de Mt 13.44-52 sob o seguinte tema:

VOCÊ É UMA PÉROLA PRECIOSA AOS OLHOS DE DEUS.

I. Deus encontra você.

Para que possamos entender bem o quanto somos preciosos para Deus, precisamos entender que a humanidade era o ponto alto da criação de Deus. Ela era a sua pérola mais preciosa. Em Gn 1.26 Deus diz: “Agora vamos fazer os seres humanos que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão”. E em Gn 2.7 Deus formou o ser humano do pó da terra. “O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo”. Porém, logo uma surpreendente tragédia sobreveio aos seres humanos. Seu pecado os afastou de Deus. Sua desobediência à ordem divina os deixou perdidos nas trevas do diabo. Eles rejeitaram o precioso governo da luz. Com isso, deram preferência ao reinado da escuridão do diabo. É exatamente isso que o apóstolo Paulo escreve aos Romanos dizendo que todos pecaram e estão longe da presença salvadora de Deus (Ro 3.23).

Jesus começa esta comparação referindo-se a Deus Pai como o comerciante. É interessante que é Deus quem desenvolve a ação. Você é a pérola da sua criação que estava perdida. Passou de mão em mão, descuidadamente comercializada por muitos mascateiros cruéis deste mundo.

Hoje muitos interpretam erroneamente esta parábola. Eles dizem que a pérola preciosa é o reino de Deus. Como esta pedra é tão valiosa, precisamos procura-la até encontra-la. Então, temos que abrir mão de tudo o que possuímos para obtê-la. E assim, enfatizam os méritos próprios como qualidades favoráveis na obtenção de dita preciosidade.

Você é a pérola que se perdeu das mãos do nosso Criador. Onde nos esconde de Deus sempre que peca? Recordemos que Adão, após ter pecado contra Deus correu a esconder-se detrás das árvores do jardim do Éden. E você: atrás de que classe de pecados corre para se esconder achando que Deus não lhe vê? Tal vez você não se acha uma pérola tão preciosa assim. E se pergunte: Por quê Deus se preocupa tanto comigo? Será que eu não deveria estar fazendo algo de bom para merecer seu favor? Estes são os cascalhos que procuram impedir que Deus nos encontre. O salmo 139 nos mostra que não há como fugir da presença de Deus. Ele nos encontra mesmo na escuridão. Vemos, no entanto, que Deus saiu à procura de Adão e Eva. Ele os encontrou e os expulsou do Paraíso.

Algo semelhante acontece contigo: Deus sai à sua procura. Ele encontra você. Se você não quer admitir nem assumir seu pecado, você será incluído na categoria de pessoas más. Os anjos do Senhor sairão e “jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero”. (Mt 13.50).

Se, porém, você reconhecer seu erro e o confessar a Deus pedindo que ele lhe perdoe, certamente ele lhe receberá de volta. Ele lhe perdoará e limpará todo pó que lhes cobria enquanto estava guardado nos baús do pecado. É sempre Deus quem toma a iniciativa. Ele vem a seu encontro cheio de amor pra dar. Ele lhe ama e faz você sua pérola valiosíssima. Você não encontra Deus. É sempre ele quem encontra você. Em Jo 15.16 nós lemos: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi”. Por isso:

II. Deus se recusa perder você.

Você é a menina dos olhos de Deus. Por isso ele se recusa a perder você. Par ter você sempre ao seu lado, o Pai amoroso se dispõe a pagar o mais alto preço: trocar a vida sem pecado de seu Filho Jesus Cristo pela sua. É como escreve o apóstolo Pedro: “Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito e nem mancha” (1Pe 1.19).

Ninguém merece esse amor e cuidado extraordinário que Jesus descreve no nosso texto. Isso é assim porque “Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo” (Ro 3.12). Mas mesmo assim, Deus prazerosamente resgata e traz você para o seu reino porque ele considera você tão precioso. Ele não admite sequer a idéia de perder você. Sai à sua procura até encontrar você. Logo se alegra com seus amigos porque lhe encontrou. É como nos diz Lc 15.7: “Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas que não precisam se arrepender”.

É por isso que o seu Criador se preocupa com você. Ele quer restabelecer seu status de filho amado. Deus chama você de “minha pérola preciosa” e o guarda como um tesouro para sempre.

Que esta notícia que somos pérola preciosa aos olhos de Deus nos encha de alegria. O fato de Deus nos procurar, achar-nos e se recusar a perde-nos seja de grande consolo para nós na nossa vida diária. Saibamos que a nossa salvação não depende daquilo que tentamos fazer e não conseguimos. Aprendamos, de uma vez por todas, que a nossa salvação está seguramente fundamentada naquilo que Deus já fez por nós em Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe. Amém.

Pastor Aldo Julio Zilki
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
São Paulo - SP – BRASIL
revaldojulio@yahoo.com.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)