Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Décimo quarto Domingo após Pentecostes – 21 de agosto de 2005
Série Trienal A – Mateus 16.13-20 – Alex Marciano Schmökel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: O Verdadeiro Fundamento da Igreja

Que o Deus e Pai de toda graça, amor e misericórdia nos abençoe no ouvir e no meditar de Sua Santa Palavra, em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

INTRODUÇÃO

“Uma das perguntas a que a igreja cristã, ao longo de sua história, sempre de novo precisou responder é a indagação a respeito de sua própria identidade. Não que a resposta a esta pergunta mudasse de tempos em tempos, mas, à medida que a igreja perde a clareza a respeito de sua própria identidade, ela perde de vista, igualmente, a razão de sua existência neste mundo” (SEIBERT, Erni W. A Igreja Hoje – Organizada a partir de seus objetivos. Porto Alegre: Concórdia Editora, 2000, p. 13).

Por isso, em nossa mensagem para o dia de hoje queremos refletir um pouco sobre a igreja e tentar responder a três questões que nos orientarão no desenvolvimento desta mensagem, são elas: O que é a igreja? Qual o seu fundamento? E qual a sua função ou objetivo?

I – O QUE É A IGREJA?

Se alguém nos dirigisse esta pergunta, qual seria a nossa resposta?

Provavelmente surgiriam muitas respostas, tais como: “a igreja é mais uma sociedade, mas uma sociedade religiosa”; “a igreja é o povo de Deus”; “a igreja somos todos nós”; e assim por diante.

Infelizmente a idéia que está mais difundida entre nós com respeito à pergunta “o que é a igreja?” é a resposta de que a igreja é uma sociedade. Seguidamente se escuta as pessoas dizerem por aí que são sócias da igreja tal.

Mas a igreja não é uma sociedade, embora tenha estatutos e regimentos para serem seguidos e para orientarem o trabalho da igreja. Mas a igreja é “os cordeirinhos que ouvem a voz de seu Pastor” (Artigos de Esmalcalde, Terceira Parte, XII.2). Esta foi a explicação que o Dr. Martinho Lutero deu em um de seus escritos, dizendo que se uma criança de sete anos fosse perguntada sobre o que é a igreja, ela saberia responder.

Mas infelizmente nós não nos damos conta disso, justamente pelo fato de nossa igreja ser tratada como mais uma mera e simples sociedade.

Numa sociedade somos aceitos como membros e sócios, com inúmeros direitos e deveres mediante rigoroso pagamento de taxas. Na igreja, não. Na igreja nós somos acrescentados por meio do batismo, por meio da fé que brota em nosso coração pelo anúncio e pregação do evangelho de Jesus Cristo, conforme descreve Lucas em At 2.41: “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. E todos nós que fomos acrescentados à igreja, somos “cordeirinhos que ouvem a voz do seu Pastor Jesus”, conforme disse o Dr. Lutero.

E todos nós que somos parte da igreja, da família de Deus, somos povo de propriedade sua exclusiva e também chamados para proclamarmos as virtudes, as maravilhas de Deus. E assim o trabalho na igreja e pela igreja, as nossas ofertas são sempre de coração voluntário e agradecido por tudo aquilo que Jesus fez por nós na cruz, acrescentando-nos ao povo de Deus.

II – QUAL O SEU FUNDAMENTO?

A segunda parte de nossa mensagem quer esclarecer qual é o fundamento da igreja.

O nosso texto bíblico para esta mensagem nos dá a resposta. Após Pedro confessar publicamente que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus também diz que sobre esta afirmação, sobre esta confissão de Pedro, Ele edificaria a Sua igreja “...e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela” (v. 18).

Jesus Cristo é o fundamento da igreja. A igreja não está fundamentada sobre teorias e pensamentos humanos, mas sobre Cristo e toda Sua obra redentora na cruz em favor de toda a humanidade.

Jesus foi claro ao dizer que não foi carne e sangue que havia revelado a Pedro o que ele confessou, ou seja, Pedro não fez sua confissão em um mero ser humano com suas falhas e fraquezas, mas sim confessou o Deus Todo-Poderoso, o Verdadeiro Deus, Senhor da história e da humanidade.

E como Jesus Cristo é o fundamento da igreja, então é dele que vem todo o ensinamento a ser pregado e ensinado na igreja. Pois Jesus é a cabeça e a igreja é o seu corpo, conforme escreve o apóstolo Paulo em 1Co 12 e Ef 5. Também o próprio Senhor Jesus diz que “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27).

O pastor e professor Edward W. A. Koehler diz com respeito ao fundamento e a edificação da igreja o seguinte: “A igreja não é edificada e preservada pela lei, nem por medidas e métodos humanos, nem por força política ou organização eclesiástica, mas unicamente pelos meios do evangelho” (Sumário da Doutrina Cristã, pág.229).

Então, todo costume, todas as teorias e idéias humanas não servem para serem o fundamento da igreja. Quando Cristo Jesus não é “a pedra angular”, a “rocha firme”, o verdadeiro fundamento da igreja e da própria vida da igreja e de seus membros, esta igreja corre o perigo de as portas do inferno prevalecerem contra ela e fazê-la sucumbir, ruir, desaparecer. Aí, sim, ela torna-se mera sociedade humana.

III – QUAL A SUA FUNÇÃO?

E por último queremos ainda ver qual é a função, quais são os objetivos da igreja?

Novamente o nosso texto nos dá a resposta, quando Jesus diz para Pedro: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus” (v. 19). Esta é a função da igreja: exercer o poder que Cristo deu pelo ofício das chaves, que consiste em perdoar os pecados pela pregação do evangelho e pela administração dos sacramentos.

Em outras palavras podemos dizer que a função e o objetivo da igreja é a correta pregação da lei e do evangelho em todos os seus segmentos, para a edificação do povo de Deus em Sua palavra e também em uma vida espiritual fiel e consagrada pelo próprio Deus ao Senhor Jesus Cristo.

Mas infelizmente algumas pessoas têm um pensamento errado sobre qual a função da igreja. E isto acontece geralmente quando se julga a igreja como uma simples e mera sociedade, ou uma espécie de clube. Mas a função primária da igreja é promover a proclamação, pregação e ensino da Palavra de Deus de maneira clara e pura para seus membros, bem como para o mundo em geral.

Mas muitas vezes isto não acontece. Muitas vezes as pessoas perdem a noção e a clareza dos verdadeiros objetivos de uma igreja, que é se organizar para adorar, ensinar, testemunhar, prestar seu serviço social e fortalecer cada vez mais a comunhão entre seus membros.

Para nosso esclarecimento e para fazer-nos pensar um pouco, o pastor e professor Erni Seibert, do nosso Seminário de São Paulo escreve em um de seus livros que “...pela organização de uma igreja e congregação, podemos analisar seus objetivos e preocupações. Uma igreja que constrói, ao lado do seu pequeno templo, um grande salão de festas, diz muito sobre suas preocupações através desse gesto. Uma congregação que tem melhores instalações para realizar um almoço do que para dar uma aula bíblica (às crianças), demonstra que não se organizou adequadamente para seus objetivos primários.” (Igreja Hoje, p. 19).

CONCLUSÃO

Por isso a igreja não pode ser comparada a um clube, a uma sociedade, mas sim, precisa sempre olhar para trás e ver que ela é a verdadeira família de Deus, que ela é o corpo de Cristo, que ela está fundamentada em Cristo e na Sua Palavra e por fim tem por objetivo e função no mundo proclamar a Palavra de Deus das mais variadas formas para edificação do povo de Deus na fé verdadeira para vivermos uma vida fiel e consagrada ao Senhor Jesus sempre na certeza da salvação eterna que Ele nos deu com Seu sofrimento, morte e ressurreição. Que assim seja. Amém.

E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guarde o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Amém.

Soli Deo Gloria!

 

Alex Marciano Schmökel
Vila Progresso – Vera Cruz – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
amschmokel@terra.com.br
http://www.ielb@org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)