Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Décimo Quinto Domingo Após Pentecoste – 28 de Agosto de 2005
Série Trienal A – Mateus 16:21-26 - Leonardo Neitzel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Vida – questão de perder ou ganhar

INTRODUÇÃO

Alguém certa vez afirmou que “viver é como descascar cebola – pelamo-la de casca em casca e às vezes choramos.” Sabemos que existem maneiras mais positivas de ver ou definir a vida. A vida pode ser vista como uma sequência de oportunidades, desafios e bênçãos que experimentamos a cada dia. Certamente existem ainda definições mais abrangentes e completas da vida. Como você define a vida? Ou, como está sendo a vida para você nesse momento? Como você está vivenciando sua vida?

No Evangelho de Mateus, capítulo 16:21-26, Jesus aborda a vida em duas dimensões – física e espiritual. Ele nos convida ou desafia a refletirmos e olharmos para a nossa vida no seu sentido completo – físico e espiritual. Conhecer, saber ou averiguar a nossa vida pessoal é de fundamental importância; é questão de vida ou morte! Jesus diz: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.”

I. A VIDA NA SUA DIMENSÃO FÍSICA OU TERREAL E HUMANA

Deus o Criador em seu infinito poder e sabedoria deu vida a todos os seres terrestres. Por mais que o ser humano queira rejeitar, negar ou fugir da realidade da existência de Deus, Deus deu origem a todas as coisas. Ele é o Senhor da vida. Em sua proviência e misericórdia ele mantem e sustenta nossa vida e todas as coisas. Nossa vida realmente não é nossa; ela pertence a Deus. Somos apenas administradores da vida e das coisas que Deus nos deu. A Escritura Sagrada está repleta de exemplos e afirmações sobre a vida como um dom precioso de Deus. O rei Davi pasma diante da majestade do Criador e diz: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Salmo 139:14-16).

Nossa vida aqui nesta terra é um presente de Deus – a preservação e manutenção da mesma é ato de pura graça e misericórdia do mesmo Deus. Se o Senhor Deus não conceder bom tempo, chuva, calor, semente e todos os demais recursos, pouco valerão a força, vigor e engenho do trabalhador. O rei Salomão afirma: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele [o Senhor] o dá enquanto dormem.” (Salmo 127).

O apóstolo Tiago nos aborda com uma questão de fundamental importância sobre nossa vida aqui nesse mundo. Ele afirma: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15).

II. A VIDA NA SUA DIMENSÃO ESPIRITUAL

Se a reflexão sobre o aspecto físico e humano da nossa vida é tão fundamental, o que dizer da vida espiritual, do relacionamento com Deus e sua palavra? O que dizer da vida eterna que apenas começa quando a vida terrena termina? Por mais que o ser humano queira rejeitar, negar ou fugir da realidade da existência de uma outra vida após a morte, Deus não mudará um til ou uma vírgula sequer do que Ele tem afirmado e garantido a todos os seres humanos nas sagradas Escrituras. Esta é a razão de Jesus colocar diante de nós questão de fundamental importância: [Porquanto,] quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”

Certa ocasião Jesus contou a história de um homem que possuía muitos bens e tornara-se obsecado com sua riqueza e produção. Deus interveio na vida desse homem com uma questão crucial de vida ou morte: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem sera?” (Lucas 12:13-21). Do estado da nossa vida espiritual, do nosso relacionamento com Deus, depende a nossa salvação. Segundo as palavras de Jesus, “salvar a vida” significa ter outra prioridade de vida além ou fora de Jesus Cristo; significa salvar a vida física aqui neste mundo negando a fé em Cristo; significa andar na contra-mão do que o Criador realmente deseja de nós; significa investir na vida aqui no mundo sem se preocupar com a vida futura; significa ganhar a vida aqui no mundo, mas perder a vida eterna de paz e comunhão com Deus. Segundo as palavras de Jesus, “perder a vida” significa abrir mão de nós mesmos, priorizar o amor de Deus na nossa vida, crer, seguir e servir a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. O crer e seguir a Jesus pode resultar em sofrimento, perseguição e morte, como aconteceu e está acontecendo a outros seguidores de Jesus no mundo – mas essa aparente perda de vida é insignificante quando comparada ao prêmio ou ganho absoluto da vida eterna. Com Cristo a vida corre o risco de ser perdida aqui no mundo, mas certamente ganha no céu. Sem Cristo, a vida pode ser ganha, salva e guardada aqui no mundo, mas perdida eternamente. As palavras de Jesus quanto a este ganhar e perder a vida por ele são claras. Ele não oculta o fato de que seguir a ele como Salvador impõe um preço. Ele não nos dá falsa segurança. Ele afirma: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”

No Antigo Testamento, Deus havia colocado uma questão de vida e morte diante do povo de Israel em decorrência da obediência ou desobediência a Deus: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal. . . Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” (Deuteronômio 30:15,19).

III. O CONVITE AMOROSO DE JESUS

Deus em sua infinita misericórdia e amor não deseja que ninguém perca a vida eterna por causa do apego à vida aqui neste mundo. Não faz sentido para Deus que o homem ganhe a vida aqui neste mundo e venha perdê-la na eternidade. Não faz sentido ganhar a vida aqui no mundo em detrimento da vida eterna. Deus não deseja que a obsessão pela presente vida no mundo nos leve a perdermos a vida de comunhão e felicidade plenas com ele na eternidade. Suas palavras são claras e convidativas a este respeito. Ele diz: “Tão certo como eu vivo, [diz o Senhor Deus] não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer. . .?” (Ezequiel 33:11). No Evangelho de Mateus Jesus nos convida a priorizarmos a vida eterna – essa é de maior importância. “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” Jesus continua: “Buscai, pois em primeiro lugar o seu reino [o reino de Deus] e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).

Jesus providenciou e garantiu vida no verdadeiro e absoluto sentido para todos os seres humanos. Com seu sofrimento, morte e ressurreição ele abriu o caminho para uma vida de plena paz e satisfação para todos. Ele tornou possível para nós vivermos a vida aqui no mundo com vistas à vida na eternidade. Ele mesmo é a vida, e somente ele pode dar realização à nossa vida aqui no mundo. Ele diz: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6). Através da sua morte substitutiva em nosso lugar na cruz ele nos concede de graça a vida eterna. Com a sua vitória sobre o pecado ele nos concede vida plena e abundante, tanto aqui nesse mundo quando na eternidade. Ele diz: “Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24). Por causa de Jesus Cristo a porta para a vida eterna está escancarada para qualquer pessoa. A mensagem central, de alegria e conforto do Evangelho é esta, que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Ninguém tem maior amor do que este. Esse amor culminou na cruz e no túmulo aberto. Esse amor está disponível a todos, nos embraça e acolhe. O amor de Deus por nós foi tão intenso que ele não poupou a seu próprio Filho, mas entregou-o à morte por nós, para que por meio da fé em Jesus nós tenhamos a bendita vida eterna.

Jesus nos diz em Sua palavra: “Eu vim para que vocês tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10). O que é esta vida abundante? É vida reconciliada com Deus através do sangue de Jesus Cristo derramado por nós na cruz do Calvário; é vida de plena paz, alegria e esperança, que olha além do sofrimento, da labuta, afazeres e lucros desta vida terrena; é vida de perdão e salvação ganha por Jesus Cristo em nosso favor; é vida de comunhão plena com Aquele que deu a vida por nós; é vida que jorra da Fonte da vida, que é Jesus Cristo, pois ele diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7:37,38).

CONCLUSÃO

Não faz sentido rejeitar a oferta de vida plena que é estendida a nós pelo Salvador Jesus. Não faz sentido rejeitar a oferta livre, de graça, da vida conquistada por Jesus para nós e em nosso lugar. Que Deus Espírito Santo possa abrir nossos ouvidos e corações para aceitarmos o seu convite amoroso para uma vida incomparavelmente melhor do que a que temos aqui no mundo. Diz o Senhor: “Ah! todos vós, os que tendes sede, vinde às águas: e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” (Isaías 55:1). Creia no Salvador Jesus Cristo, porque nele você tem a vida eterna – você e toda a sua casa. (Atos 16:31). Nada supera ou se compara com a preciosidade da vida que Jesus conquistou para nós: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nunca jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9). É somente por causa da graça e misericórdia de Deus, do seu infinito amor, que usufruímos bênçãos aqui nesta vida e a certeza de uma vida eterna bem-aventurada com Ele nos céus. Conforme o Salvador Jesus mesmo nos promete: “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmão, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.” Que assim seja. Amém.

Leonardo Neitzel
Vancouver, B.C. – Canada
Lutheran Church-Canada
bethluth@telus.net


(zurück zum Seitenanfang)