Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Décimo Sétimo Domingo Após Pentecoste - 11 de setembro de 2005
Série Trienal A – Mateus 20.1-16 – Osmar Schneider
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Diferentes Para a Obra - Iguais Para o Salário.

Se eu fizesse para um viveirista a seguinte pergunta: "Quanto ganha um viveirista (produtor de mudas cítricas?" Qual vocês acham que seria a resposta?... (NADA?..)

Só que, o interessante é que vários viveiristas já falaram para mim: Olha, pastor, graças a Deus, tudo o que eu consegui possuir até hoje foi das mudas que eu produzi e vendi...

Assim, os citricultores também tem o seu ganho, os que trabalham com leite e queijo tem o seu ganho,
os que fazem bolos e doces tem o seu, os professores, pastores, advogados, médicos, mecânicos, enfim, cada profissão produz um tipo de ganho e renda ou salário diferente para a pessoa.

Olhando para a realidade entre os membros na igreja - dá para dizer que todos somos diferentes na igreja, também aqui na Congregação Cristo em Pires:
temos alguns membros mais ricos, outros mais pobres...
temos crianças, jovens, adultos, idosos...
temos membros saudáveis, outros doentes e outros com diversos tipos de problemas...
temos membros patrões, empregados e desempregados...
temos membros mais livres e outros mais atarefados...
temos membros com mais e outros com menos dons... etc, etc..

Muitos desses membros usam suas diversas situações como desculpas para não freqüentarem os cultos, os programas e a Santa Ceia - e para não colaborarem nem servirem com suas ofertas e trabalhos...

Outros usam essas diversas situações para "mandarem", "aparecerem", se orgulharem e quererem ser mais que os outros...

E outros já usam de todos esses recursos e situações para, de uma forma cristã, humilde e sincera, estarem sempre em comunhão com a igreja, participando, ajudando, colaborando e ofertando em tudo...

Na verdade, todos somos iguais em situação diante do Deus e Senhor da igreja

Conforme Rm 3.23 somos, um igual ao outro, pecadores que precisamos do perdão e da graça de Deus. Conforme 1Pe 5.8 somos, um igual ao outro, tentados pelo diabo para o pecado e a perdição eterna...

Por outro lado, conforme Jo 3.1 6 temos, um igualzinho ao outro, o mesmo Cristo para crermos e termos o perdão e a vida eterna. Todos dependemos da mesma fé em Cristo e arrependimento dos pecados para sermos ouvidos e aceitos por Deus e, quando isto acontece todos, um igualzinho ao outro, recebemos do mesmo perdão, da mesma salvação e o mesmo céu, aqui e na eternidade.

O que nos mostra a nossa parábola:
um dono de uma fazenda...
um enorme e importante serviço para ser feito...
esse dono contrata todos os trabalhadores que aceitam trabalhar...
cada trabalhador é diferente e entra em tempo diferente para trabalhar...
o trabalho é o mesmo para todos fazerem com seus dons...
o salário, no final, é o mesmo para todos...
só não receberia o salário quem não se deixasse contratar...

Aplicando agora tudo isso para a nossa vida diária como igreja que somos na Missão de Deus - isso quer dizer que:

Depois de nos salvar e nos tornar graciosamente sua igreja, Jesus é o "dono", o Senhor e a Cabeça da Igreja. E se eu e você somos Igreja de Jesus, então Jesus é o meu e o seu "dono", Senhor e Cabeça.

Depois de nos salvar graciosamente, este nosso Jesus tem um trabalho, uma Missão muito grande para ser feita aqui neste mundo - e essa Missão é a de pregar o Evangelho da salvação e fazer todo o possível para salvar tantos pecadores perdidos...

E, para fazer esta missão, Jesus encarrega a cada cristão da sua igreja, desde o dia do seu batismo ou da sua conversão - portanto, eu e você somos hoje os grandes honrados encarregados de trabalhar na obra do Senhor.

Nós, como membros e encarregados na igreja e Missão do Senhor, somos todos diferentes uns dos outros: uns entraram a mais tempo, outros bem mais tarde; uns tem mais dons, outros menos; uns tem mais bens, outros menos; uns tem mais tempo livre, outros menos; uns tem mais estudo, outros menos.....

Mas o serviço de Jesus é o mesmo para todos: é a sua grande Missão de salvar almas pelo seu Evangelho - todos somos encarregados de trabalhar no mesmo serviço, apenas cada um fazendo a parte que lhe cabe e que, conforme os seus dons e bens, tem capacidade de fazer...

O "salário" final é o mesmo para todos: por causa do amor de Jesus, da obra redentora de Jesus, da graça de Jesus e da fé que cada um de nós recebeu teve só em Jesus durante o tempo em que o estivemos servindo na Missão, cada um de nós vai ganhar o mesmo convite de Jesus, para entrar e estar para sempre na mesma felicidade da mesma salvação, no mesmo céu, para sempre...

Só não receberá esse "salário", essa salvação quem não crer em Jesus, quem não for sua igreja ou quem um dia pertenceu à igreja, mas a abandonou. E, não receber esse "salário", significa não receber Jesus, não receber o perdão e, portanto, significa estar perdido para a condenação eterna no inferno.

Portanto

O convite de Jesus todos nós o temos.

O que temos a fazer é: não usarmos as nossas diferenças de cristãos como desculpas frias para passarmos a vida inteira rejeitando o convite de Jesus.

Mesmo muito diferentes uns dos outros, a melhor solução para cada um de nós é estarmos sempre e dia a dia entre os verdadeiros cristãos que crêem, seguem e servem a Jesus até o fim.

E no final de tudo, ouvirmos e recebermos todos o mesmo elogio e o mesmo convite maravilhosos de Jesus: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor! (Mt 25.23). E, Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. (Mt 25.34).

Viveiristas, citricultores, domésticas, professores, pastores, advogados, empregados.... mas CRISTÃOS! Vamos crer, seguir e servir a Cristo até o fim, pois a mesma salvação será nossa, maravilhosa e eterna. Amém!


Rev. Osmar Schneider
Pires, Limeira, SP - Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
osmar.schneider@uol.com.br;
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)