Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Último Domingo do Ano Eclesiástico – 20 de novembro de 2005
Série Trienal A – Mateus 25.1-13 – Aldo Julio Zilki
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


“ Jesus disse: Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo . Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva.As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas.Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono. À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!” Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”— “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!” Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!” O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!” E Jesus terminou, dizendo: Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora” .

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, nosso Salvador que está nos dias de seu iminente regresso para julgar o mundo com justiça. Que Deus nos abençoe para que possamos fortalecer nossa confiança nele e nos preparar para nosso encontro pessoal com o rei Jesus. Amém.

Muitas pessoas marcaram data para o retorno de Cristo. Foram tão atrevidos a ponto de assinalar dia e hora para a chegada do noivo Jesus. Todos os que se atreveram a precisar esse dia impossível de se prever, falharam nas suas predições. Isso provocou grandes desastres e decepções nos seus seguidores.

Em Atos 1.6,7 nós lemos: “ Certa vez, os apóstolos estavam reunidos com Jesus. Então lhe perguntaram: É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel? Jesus respondeu: Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade”.

Por isso, nós temos a Bíblia. Ele é o manual mais certo e preciso. Ela nos descreve as características que acompanham o retorno de Cristo. As Sagradas Escrituras nos mostram que:

O RETORNO DE CRISTO

I. Será um dia de grandes decepções.

Por ser um dia que tanto esperamos, ainda assim, haverá muitas pessoas que não se preocuparão com ele. Muitos dos acham que já têm em sua passagem comprada. Outros crêem que o seu passaporte já está devidamente carimbado com visto e tudo, porém, não passarão pela porta da eternidade com Deus.Temos o exemplo disso no nosso texto que diz que havia cinco moças sem juízo, imprudentes. “ As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva”.v.3. Elas foram despreocupadas. Foram imediatistas.Tomaram suas lamparinas com combustível suficiente para poucas horas. Elas não pensaram que o noivo poderia se atrasar. Eram autoconfiantes. Contavam com algum trunfo escondido na manga.

Aí é que vem a grande decepção: o noivo se atrasa. Sus lamparinas consumiram todo o combustível e elas não puderam entrar para festejar com os demais. Então diríamos: “Esse filme eu já vi antes!” Onde? Na própria igreja temos pessoas que acham que tudo está pronto. São pessoas que se valem de sua descendência cristã. Elas dizem que foram batizadas ou são cristãos de berço. Com isso acham que não precisam mais se precaver. Já não precisam mais combustível para suas lamparinas.Literalmente pegam no sono e já não têm mais óleo para iluminar seu caminho. Nesse momento de escuridão saem procurando freneticamente tentando contornar a situação. É aí onde costumam confundir fé com superstição e magia. Tateiam buscando soluções mágicas de sucesso e superação da crise.

Até posso imaginar pessoas dizendo: “Pode ser que meu combustível não seja suficiente. Se acaso ele terminar, pedirei emprestado dos companheiros”. As coisas não funcionam assim. A salvação e a preparação espiritual é uma responsabilidade única e individual. Ela não pode ser compartilhada com outros. Não podemos responsabilizar outros por algo que é de nossa alçada. E quantos são os que vivem jogando a culpa na igreja, no pastor ou na diretoria por coisas que são estritamente individuais, culpando-os pelo seu despreparo espiritual. Naquele dia não adiantará dizer que não sabia de nada, que ninguém lhe avisou ou o fulano não emprestou a Bíblia para ler e estudá-la. Já está na hora de assumir as próprias responsabilidades, se abastecer com o combustível necessário para o encontro com Cristo. Já está mais que na hora de saber que a adoração, o crescimento espiritual é uma coisa individual.

É bom saber que o consumo de idéias imediatistas fechará as portas do salão de festas e os afastará para sempre do noivo Jesus Cristo. Então será tarde para lamentações. A decisão está tomada. “Eu não sei quem são vocês” realmente demonstra que Deus não é um Deus de brincadeirinha. Jesus está dizendo: “Você nunca me levou a sério. Você jamais me colocou em primeiro lugar em sua vida; o seu coração não está neste relacionamento...” Em Lc 13.25 podemos ler: “ O dono da casa vai se levantar e fechar a porta. Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: Senhor, nos deixe entrar!” E ele responderá: Não sei de onde são vocês. Aí vocês dirão: Nós comemos e bebemos com o senhor. O senhor ensinou na nossa cidade.Mas ele responderá: Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal”.

Por isso, aprendamos a ser prudentes com nossa fé. Abasteçamo-nos com o evangelho e aplicamo-lo ao nosso viver diário. Jesus diz: “ Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor ”. Jo 5.39. A Palavra de Deus nos conduz a Cristo que é o autor da nossa salvação. Ele deu sua vida para que possamos entrar com ele na Boda Celestial. Ali viveremos junto com todos os salvos e desfrutaremos as bênçãos celestiais que ele nos prometeu. Jesus disse: “ Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito.E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também”. Jo 14.1-3.

Portanto, o regresso de Cristo também:

II. Será um dia de grandes surpresas.

Nós podemos ler o que segue em Lc 19.17: “ Muito bem! Respondeu ele”.Você é um bom empregado! E, porque foi fiel em coisas pequenas, você vai ser o governador de dez cidades”.

Sim. Será um dia de grandes surpresas porque encontraremos pessoas que jamais pensamos que poderiam estar ali. Trata-se de pessoas humildes que se submeteram à Santa Palavra de Deus. Eles se deixaram dirigir por ela. Meditavam dia e noite no seu conteúdo e a tiveram como lâmpada para seus pés e luz para seus caminhos. Essas pessoas realmente se prepararam para se encontrar com o noivo Jesus. Elas não se queixaram de ter que levar uma carga de combustível extra até se encontrarem com o noivo. Elas não desanimaram quando sofriam gozações e deboches das imprudentes por estarem levando óleo de reserva para iluminar suas vidas até aquele dia. Elas mantiveram sua comunhão fluída com Deus através da oração, da Palavra e dos Sacramentos. Elas não se conformavam com a situação de descrença mundial e nem com a passividade espiritual que permeia muitas igrejas de hoje. Elas não se conformavam com as mentiras do mundo. Ao contrário, fizeram de tudo para combate-la. Tanto é que não se deixaram convencer pelos apelos das irresponsáveis que queriam compartir sua fé e seu evangelho para entrarem no céu. Elas disseram: “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”.
O relacionamento com Jesus é pessoal e intransferível. Todos precisam prestar contas dele individualmente. Aqui somos lembrados que a intimidade com o Senhor é fruto da oração, da familiaridade com a Palavra de Deus, da comunhão com outros cristãos.

Para resumir: O noivo é Jesus Cristo, Jo.3.29. A festa é a bem-aventurança do céu, preparada para todos os seus verdadeiros cristãos. As virgens tolas são aqueles que, realmente, receberam fé, mas só guardaram a sua imagem exterior, esperando encontrar aceitação pela força de seus méritos passados. As virgens sábias são aqueles que são cuidadosos quanto ao prover e guardar combustível para sua fé, para que, surgindo o tempo crítico, suas lâmpadas não se apaguem. O Azeite é a graça e salvação de Deus oferecida e dada na Palavra, por meio da ação do Espírito Santo. O noivo, aparentemente, está atrasando sua vinda. Em 2 Pe 3.9 nós lemos: “ O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados ”. Mas, com certeza, aparecerá para o grande julgamento, num tempo quando é menos esperado. Então, cada qual ficará de pé ou sucumbirá com a sua própria fé. E todos aqueles que tiverem falta do poder da fé, precisarão aceitar o destino que eles próprios trouxeram sobre si: A exclusão da festa nupcial do Cordeiro.

Por tanto, o conselho que Jesus nos dá é: “ Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora”. Mt 25.13. Vigiar é estar atento. Atentar para os sinais que antecedem a vinda do noivo. Só pode estar atento quem lê a Palavra de Deus, quem mantém uma íntima comunhão com o Criador e com os demais cristãos. Quem se fortalece através de uma vida de comunhão familiar com Deus e com os irmãos na fé certamente terá suas lamparinas acesas até a chegada do noivo. A sua fé em Cristo lhe dará suporte para não desanimar em caso de demora. Vindo o noivo, então entrará para a glória eterna e desfrutará das bênçãos celestiais prometidas por Cristo. Vamos nos encontrar lá? Que Deus nos abençoe para que isso se faça realidade. Amém.

Pastor Aldo Julio Zilki
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
São Paulo - SP – BRASIL
aldojuliozilki@yahoo.com.br


(zurück zum Seitenanfang)