Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Primeiro Domingo de Advento, 27 de novembro de 2005
Série Trienal B – Marcos 13.33-37, Ely Prieto
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


O Contexto Litúrgico

1. Período de Advento
No período de Advento, é muito comum se ouvir nas igrejas cristãs a respeito dos três Adventos de Cristo.

a) O Menino nascido em Belém
O primeiro Advento aponta para a primeira vinda de Cristo, quando ele veio como o Menino nascido em Belém. O Filho prometido de Deus se torna carne e faz a sua habitação entre nós.
(João 1.14)

b) Sua segunda vinda como Rei
O Segundo Advento de Cristo é aquele que confessamos a cada domingo em nossos cultos, nas palavras do Credo Apostólico: “[Ele] subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.”

c) Sua contínua vinda na Palavra & Sacramentos
Além de vir como o Menino nascido em Belém e vir no fim dos tempos, Jesus também vem continuamente a nós em sua Palavra e Sacramentos. Nas águas do Batismo, somos perdoados e o Espírito Santo nos oferece a fé, a qual nos torna membros da família de Deus. Na Bíblia, podemos ouvir a voz do Bom Pastor, quando ele nos guia por verdes pastos de seu Evangelho que nos perdoa. Na Santa Ceia Jesus nos convida para sentarmos à sua mesa de amor, onde ele nos oferece seu corpo e sangue para fortalecer a nossa fé e nos assegurar que os nossos pecados estão perdoados. Naquela mesa, ele mesmo diz: “dado e derramado em favor de vós para a remissão dos pecados.”

2. O texto de Marcos
Com isso em mente, nos aproximemos do texto de Marcos 13.33-37.

a) Parábola
Se vocês prestaram atenção, já devem ter percebido que o nosso texto é uma parábola. Parábola significa colocar duas coisas lado a lado, fazer uma comparação. Um outro aspecto que devemos lembrar a respeito das parabolas é que – uma parábola é uma história terrena, com um siginificado celestial.Em outras palavras, Jesus nos conta uma história diante dos nossos olhos – algo bem terreno, mas na verdade ele está apontando para o céu.

b) Fala a respeito da segunda vinda de Cristo
O texto fala da Parábola do Porteiro. A parábola tem algumas características:

- Um homem que sai em viagem: A parabola claramente fala da partida de Cristo e a sua Ascenção e aponta para o seu retorno (parousia).

- Ele coloca os seus servos no controle das coisas: A parábola pode ser aplicada para toda a Igreja Cristã. A Igreja – a noiva, espera ansiosamente por seu noivo – Cristo. Como igreja, oramos juntos “Vem, Senhor Jesus.”(Apocalipse 22.20)

c) “Vigiaî” é a palavra chave aqui
Jesus pede que sejamos vigilantes, que fiquemos atentos, de olhos bem abertos.

V.: 33 => “Estai de sobreaviso, vigiai!”
V.: 34 => “Ao porteiro ordena que vigie.”
V.: 35 => “Vigiai, pois, porque não sabeis…”
V.:36 => “Ele [o dono da casa] não vos ache dormindo”
V.:37 => “Eu digo a todos: Vigiai!”

O que me surpreende, é que em um texto curto como esse, com apenas cinco versículos, em cada um deles há uma advertência para vigiarmos, para ficarmos de olhos bem abertos, pois algo muito especial está para acontecer.

Vigiai… vigiai, o nosso Senhor está vindo!

Campeonato de Futebol
Durante essa semana, quando estava estudando esse texto, essa palavra “vigiai” ficou gravada na minha mente. Então comecei a pensar em um outro periodo especial que está acontecendo no momento, o Campeonato Brasileiro de Futebol. Meu filho acompanha o time dele e a todo o momento me mantém informado como anda o campeonato.

Sendo brasileiros, e após termos ganho cinco copas mundiais, creio que todos nós aprendemos a apreciar um bom jogo de futebol, não é verdade?

Bem, eu creio que o Campeonato Brasileiro pode nos ajudar a entender o nosso texto de hoje, e nos servir de exemplo para nos prepararmos para a vinda de nosso Senhor Jesus. Em minha observação amadorística, creio que há basicamente três tipos de torcedores de futebol.

1. O Dorminhoco
O primeiro deles é o torcedor dorminhoco. Esse é o tipo de torcedor que logo fica excitado a respeito do jogo. Depois de um bom almoço, muito “light” por sinal, ele convida toda a família, parentes, amigos, vizinhos, etc., para a sala de TV.

Naturalmente, porque ele é aquele que está – por assim dizer, sediando o encontro, a melhor poltrona da sala é dele, geralmente aquela famosa cadeira do papai. Ele se senta na cadeira e, com o controle remoto nas mãos ele liga a TV. O jogo inicia e todo mundo está de olho grudado na telinha. O nosso amigo na poltrona do papai até que começa bem, tentando prestar atenção a todos os detalhes do jogo. Mas após alguns minutos, o controle remoto escorrega das suas mãos e cai no chão – nosso amigo está tendo os melhores sonhos. Bem, a sua família, parentes, amigos, etc., todos continuam ligados no jogo., mas o nosso amigo da poltrona está em outra. Ele perde toda a emoção do jogo e finalmente quando ele acorda, percebe que a sala está em silêncio e todo mundo se foi.

As palavras de Jesus no versículo 33 são muito claras. Ele diz

a) Marcos 13.33 “Estai de sobreaviso, vigiai...”

b) Marcos 14.37 “Jesus pergunta a Pedro: ‘tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora
No capítulo 14, Marcos nos relata o episódio do Getsêmani. Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João. Ele estava aflito e atribulado, ele bem sabia o que estava adiante dele – sofrimento e cruz. Jesus pede ao seus discípulos para ficarem juntos com ele e vigiar. Mas quando ele retornou de seu momento de oração, Jesus encontrou os seus discípulos dormindo. Então ele disse a Pedro: “tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Algumas vezes, temos por certa a nossa fé e estamos seguros do nosso relacionamento com o Senhor Jesus, que acabamos ficando meio preguiçosos e relaxamos. Abaixamos a nossa guarda e caímos no sono. Motivação e um espírito excitado não é tudo. Não podemos esquecer o nosso velho Adão em nós, a nossa velha carne. Somos cristãos, é verdade, mas continuamos pecadores. Precisamos afogar a nossa velha natureza diariamente nas águas do batismo e pelo poder do Espírito Santo, ressuscitar e viver uma nova vida diante de Deus.

2. O Polivalente
Mas além do torcedor dorminhoco, há outro tipo de torcedor de futebol, o chamado torcedor polivalente. Esse é bem mais ativo durante os jogos. Ele também convida a família, parentes, amigos e vizinhos para olhar o jogo. É claro, a poltrona especial também lhe pertence. Ele liga a TV e começa a olhar o jogo… mas de repente, ele pega o jornal de domingo e começa a lê-lo. Ele está de olho nos classificados. Está na hora de trocar o carro da família, e quem sabe ele encontra uma barbada no jornal. As pessoas na sala dizem alguma coisa e ele move os olhos do jornal para a tela da TV. Ele continua olhando o jogo. Então, ele olha para a esposa e diz: “querida, creio que uma pipoca(pode ser, suco, pedaço de torta, etc.) vinha bem agora.” Enquanto a esposa sai da sala, o jogo continua em andamento e todos estão atentos, mas o nosso amigo agora está de olho nas ofertas da semanas. Quem sabe encontra algo bem barato para a casa. A esposa chega com a pipoca e ele pega a bacia. Agora ele tem um olho na TV, uma mão nas pipocas e o outro olho no jornal. De repente alguém grita: “gooollllll” O nosso amigo dá um pulo na cadeira, o jornal cai no chão e há pipoca por toda a sala. Então ele pergunta: “quem marcou?” “Fiquem quietos gente, quero ver o replay.” Então, depois que todo mundo já celebrou o gol e teve a chance de ver a coisa ao vivo, o nosso amigo apenas vê o replay.

a) Mateus 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores…”
No sermão do monte, Jesus nos dá um simples e claro aviso, todavia, muito significativo, ele diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro.”

b) Hebreus 12.2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...”
No período de Advento, não podemos ser cristãos polivalentes, nossa meta maior é Cristo e nada mais. O autor de Hebreus nos diz o que devemos fazer, ele afirma: “desembaraçando-nos de todo o peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perserverança a carreira que nos está proposta, “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...” (Hebreus 12.1-2)

Precisamos manter os nossos olhos fixos em Jesus, porque ele é o Santo de Deus que enfrentou a cruz, morreu e ressuscitou na manhã de Páscoa, para que você e eu possamos estar certos que formos reconciliados com Deus e a vida eterna é nossa.

3. O Atento
Outro tipo de torcedor de futebol é o torcedor atento. Aquele que está de olho em cada jogada. Esse torcedor é bem diferente dos outros dois anteriores. É claro que ele aprecia a presença da família, dos parentes, amigos e vizinhos; mas ele não se preocupa muito com a cadeira do papai na sala. O que de fato interessa para ele é pegar o melhor lugar na frente da TV. Ele não quer perder nenhum lance, nenhuma jogada ou qualquer movimentação do seu time. Ele é o tipo de torcedor que pede para todo mundo ficar quieto na sala e ajuda a todos a manter os olhos atentos no jogo. Cada minuto é importante, e até o jogo chegar ao fim, ele não descansa, ele não relaxa. Os olhos estão grudados na tela.

Quando o nosso Senhor vier, ele deseja que nós sejamos encontrados da mesma forma. Mesmo sabendo que ele virá de forma repentina, queremos estar preparados e alertas. Bem atentos, vigiando. Jesus diz em nosso texto:

a) Marcos 13.36 “para que vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo.”
Já que não sabemos o dia e nem a hora, queremos ser encontrados fiéis quando o nosso Senhor vier. A nosso desejo é ouvir Jesus dizer a cada um de nós:

b) Mateus 25.21 “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor.” (Cf. Mateus 24.46-47)

Conclusão
O Advento está às nossas portas novamente, que grande período no calendário da igreja. É um tempo cheio de expectativas pelo retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus e, pelo poder do Espírito Santo, queremos estar prontos e preparados quando ele vier.Quando olhamos para esse texto de Marcos mais uma vez, e pensamos sobre o seu contéudo, que tipo de mensagem que fica para nós?

1. A duas grandes mensagens da Bíblia
Antes de continuarmos nessa linha de pensamento, precisamos ser lembrados das duas grandes mensagens da Bíblia – Lei & Evangelho. Enquanto a Lei nos diz como devemos ser e o que devemos e não devemos fazer; o Evangelho nos revela Jesus e nos assegura o que ele fez por nós. O Evangelho é sempre uma ação de Deus por nós, nos oferecendo as boas novas da salvação.

2. O texto de Marcos: o nosso vigiar
Agora, se pensarmos um pouco a respeito do nosso texto de hoje, o que vemos aqui? Lei ou Evangelhol? Com tantos imperativos (cinco no total): v.: 33 “Estai de sobreaviso, vigiai”; v.:34 “ao porteiro ordena que vigie”; v.:35 “Vigiai”;; v.:37 “Vigiai”, nos sentimos quase que sobrecarregados, não é mesmo? Sem dúvida! Imperativos geralmente são uma linguagem de Lei e não de Evangelho!

Sabemos que precisamos vigiar e estar prontos para a vinda de Jesus, mas algumas vezes não nos sentimos preparados. Nos sentimos fracos e solitários em nosso vigiar. Parece que estamos vigiando sozinhos, e ninguém mais está se importando com isso.

3. Salmo 121: Ele é quem nos vigia
Uma coisa que não podemos esquecer é que o nosso vigiar nos conecta (liga) com Deus, com aquele que nos vigia e guarda constantemente. Não! Não estamos sozinhos em nosso vigiar. Nosso Deus é gracioso e ele não apenas vela (olha) sobre nós, mas ele também nos capacita a vigiarmos, esperando por sua vinda.

O Salmo121 nos dá grande conforto em nosso vigiar, quando diz: “O meu Socorro vem do Senhor... Ele não permitirá que os teus pés vacilem… não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem tem guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita … O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre…”Amén.

Rev. Ely Prieto
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Pastor - Concordia Lutheran Church
San Antonio, Texas, USA
elyp@concordia-satx.com


(zurück zum Seitenanfang)