Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Quinto Domingo após Epifania – 5 de Fevereiro de 2006
Série Trienal B – Marcos 1.29-39 – Jarbas Hoffmann

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Marcos 1.29-39
[29] Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. [30] A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. [31] Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles. [32] À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram até Jesus todos os doentes e as pessoas que estavam dominadas por demônios. [33] Todo o povo da cidade se reuniu em frente da casa. [34] Jesus curou muitas pessoas de todo tipo de doenças e expulsou muitos demônios. Ele não deixava que os demônios falassem, pois eles sabiam quem Jesus era. [35] De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando. [36] Simão e os seus companheiros procuraram Jesus por toda parte. [37] Quando o encontraram, disseram: —Todos estão procurando o senhor. [38] Jesus respondeu: —Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim. [39] Jesus andava por toda a Galiléia, anunciando o evangelho nas sinagogas e expulsando demônios.

Por causa do sacrifício de Jesus Cristo, nós fomos feitos filhos de Deus. Deus é um pai amoroso e ele quer dar aos seus filhos tudo o que eles precisam:
Deus quer curar o nosso corpo e a nossa alma .

Que Deus nos dê o seu Espírito Santo para nós compreendermos tudo que ele quer nos ensinar agora.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, um dos textos de hoje conta a história de Jó. Ele era um servo fiel a Deus. E Deus foi muito generoso com ele. Deus deu a Jó 7 filhos e 3 filhas. Também 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, 500 juntas de bois e 500 jumentas. Jó chegou a ser o homem mais poderoso de sua terra. Ele foi realmente muito abençoado por Deus em sua vida. Até que um dia Deus permitiu que Jó fosse tentado para provar sua fé.

Com a permissão de Deus, Satanás tirou tudo o que Jó possuía inclusive a sua saúde, como diz o texto que lemos: “(Jó 7.5) O meu corpo está coberto de bichos e de cascas de feridas; a minha pele racha, e dela escorre pus.” Jó sofreu tanto que chegou a amaldiçoar o dia de seu nascimento: “(Jó 3.11-13) [11] Por que não nasci morto? Por que não morri ao nascer? [12] Por que a minha mãe me segurou no colo? Por que me deu o seio e me amamentou? [13] Se eu tivesse morrido naquele momento, agora estaria dormindo, descansando em paz.

Jó sofreu muito. Mas ele nunca perdeu a sua fé nas promessas de Deus. Ele teve fé que tudo o que Deus permitia que lhe acontecesse tinha algum motivo, mesmo que no momento ele não soubesse qual. Mesmo que às vezes ele não entendesse o porquê. Jó sabia que Deus queria seu bem e lhe faria o que era melhor. E ele ficou firme em sua fé. No sofrimento ele dá um dos maiores testemunhos que temos na Bíblia: “(Jó 19.25) Pois eu sei que o meu defensor vive; no fim, ele virá me defender aqui na terra.

Jó era um homem de oração e sempre falava com Deus. Na sua angústia ele clamava. Ele nunca perdeu a sua fé. Ele nunca parou de orar. E no fim Deus o recompensou: “(Jó 42.10) Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Senhor fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes.

Jó sabia que Deus dá a cura para o nosso corpo. Mas ele não esperava só isso de Deus. Ele sabia que Deus pode e quer dar mais. Jó sabia que Deus, além de curar nosso corpo ele quer curar a nossa alma também.

Assim como Jó, nós queremos lembrar que Deus quer nos curar o corpo e a alma.

No texto do evangelista Marcos, o evangelho de hoje, Jesus cura várias pessoas. A primeira pessoa mencionada é a sogra de Simão. Ela estava com febre e Jesus a curou. Logo depois de curada, a sogra de Simão servia Jesus. E do mesmo jeito que Jesus curou a Sogra de Simão, Deus quer sanar qualquer dificuldade física que nós temos.

Na maioria das vezes Deus age antes mesmo de nós percebermos. Quantas são as pessoas que têm uma “saúde de ferro”! São fortes “como um touro”! Isso é bênção de Deus que cuida do corpo de cada pessoa. E mesmo assim muitas pessoas não reconhecem que Deus cuida delas. Existem pessoas que reclamam de tudo: “ Ai que dor de cabeça. Eu não posso ir trabalhar.” Ou “ Estou com muita dor nas costas, eu não posso ir à igreja.” Quando alguém cumprimenta e pergunta: “ Como você está passando?”“ Ah eu tô mais ou menos.”“ Como é que vai a vida?” “ Está cada vez mais difícil.” Parece que essas pessoas não sabem fazer nada além de reclamar da vida. Reclamar do calor. Do frio. Da seca. Da chuva. Da lama. Da poeira. De tudo... Essas pessoas não enxergam tudo de bom que Deus faz em suas vidas. Essas pessoas só vêem as dificuldades. E por isso suas vidas se tornam cada vez mais difíceis.

Quantas pessoas nós conhecemos que agem assim! E quantas vezes nós mesmos agimos desta mesma forma!

“ Numa congregação havia um senhor que sempre reclamava de tudo. Assim como nós fazemos algumas vezes. Se alguém perguntasse: ‘como vai?’ ‘Ah, eu vou levando. Tá tudo difícil. Essa semana eu trabalhei demais. Estou morto de cansaço. Eu não queria nem vir a igreja, mas minha mulher me obrigou’. E sempre que era perguntado esse senhor respondia da mesma maneira. Sempre dizia-se cansado de tanto trabalhar.

Até que um dia um rapaz vindo de outra cidade passou a participar na sua igreja. O rapaz chamava atenção porque veio numa cadeira de rodas. A única parte do corpo que ele movimentava era a cabeça. Mas o rapaz estava sempre sorrindo. Sempre alegre. E o fato desse rapaz estar sempre alegre chamou a atenção daquele senhor que reclamava de tudo. Ele não entendia porque uma pessoa tão prejudicada pela vida poderia estar sempre sorrindo.

Passou-se algum tempo e o homem tomou coragem de conversar com o rapaz da cadeira de rodas. Logo ele começa a contar de sua vida sofrida para o rapaz. Que atenciosamente o ouvia. ‘Ah eu trabalho muito. Eu vivo cansado. E ainda assim não sobra dinheiro para nada. Eu não tenho alegria nesta vida. E eu notei que você vive sorrindo. Por que é que você está sempre tão feliz se você não pode fazer mais nada do que movimentar a cabeça?’ Ao que o rapaz respondeu: ‘Eu posso vir à igreja e ouvir que Deus vai me curar o corpo. Mas também vai me curar a alma. Será que existe alegria maior do que esta?’ Aquele senhor nunca mais reclamou na sua vida.”

Quantas vezes nós agimos como aquele Senhor! Quantas vezes nós reclamamos, apesar de termos mais do que precisamos!

Deus quer curar o nosso corpo . E na maioria das vezes ele não nos deixa sequer adoecer. As doenças, como todo e qualquer sofrimento, são resultado do pecado que nós trazemos desde Adão e Eva. São o resultado do pecado original. Mas quantas vezes durante a vida nós ficamos doentes? Nós não ficamos muito mais tempo saudáveis do que doentes? Se Deus olhasse para o nosso pecado nós não teríamos nem nascido. Afinal de contas, no jardim Deus disse: “no dia em que comerem daquela árvore vocês morrerão”. Mas nós ainda ganhamos um tempo sobre a terra. Um tempo sob o amor e graça de Deus. Um tempo para nós conhecermos Jesus. Recebermos o Batismo, a Santa Ceia, o perdão de nossos pecados. Um tempo para ouvirmos a palavra de Deus. Um tempo para nós sermos guiados para o caminho do céu.

Deus quer curar nosso corpo e ele sempre faz isso, mesmo quando não percebemos. Mas ele também quer curar nossa alma. E é por isso que ele enviou Cristo.

Jesus, logo depois das curas que fez, lembrou a sua missão: —Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim.” E Jesus anunciou o evangelho para que nós possamos ser salvos através da sua palavra. Porque todo aquele que “crer e for batizado será salvo”.

Jesus veio para cumprir a profecia de (Is 61.1-3) que diz: “[1]O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. [2] Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram, [3] para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o Senhor plantou para mostrar a todos a sua glória.” Jesus veio para nos dar a vida eterna. Será que existe notícia mais maravilhosa do que esta? Mas mesmo crendo em Jesus nós temos uma fé vacilante. Uma fé fraca. Por isso nós precisamos tanto da graça e do amor de Deus. Precisamos receber a Ceia, que fortalece a fé e dá perdão dos pecados. Precisamos ouvir a sua palavra que fortalece a nossa fé. Como Jesus ensinou, precisamos orar sempre. E podemos ter certeza: Deus quer curar o nosso corpo. Ele não quer que nós passemos dificuldades neste mundo. E se nós passamos dificuldades elas têm algum objetivo, mesmo que nós não consigamos saber qual. Mas além de curar o nosso corpo, Deus quer curar a nossa alma. Deus quer nos curar completamente. De corpo e de Alma. Amém.

Que o amor de Deus Pai, que nos dá tudo o que precisamos nos faça entender que nós somos filhos de Deus. E que esse entendimento nos mova a produzir frutos. Amém.

Soli Deo Gloria

Rev. Jarbas Hoffmann
Santo Ânfgelo, RS, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
http://www.pastorjarbas.z6.com.br
http://www.luteranos.falai.net

 


(zurück zum Seitenanfang)