Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Quarto Domingo na Quaresma – 26 de março de 2006
Números 21.4-9 e João 3.14-21 – Lindolfo Pieper
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


PLANO SIMPLES DA SALVAÇÃO

João 3.14: “E do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”.

Numa manhã o pastor de uma grande cidade foi pregar em uma outra localidade. Ele ia subindo um morro muito alto de moto. Olhou para trás e viu a cidade que estava recém acordando.

Continuou subindo. Lá em cima, na curva da estrada, ele viu uma senhora sentada em frente à porta, com a cabeça entre as mãos. Ao passar perto, a senhora lhe pediu: “Homem de Deus, o senhor não teria uma chave para me emprestar? Acontece que eu quebrei a chave da porta da minha casa e não tenho como abri-la!” Ele respondeu: “Não, eu não tenho nenhuma chave. Porém, mesmo se tivesse, provavelmente não serviria na porta da sua casa”.

Aproveitando a oportunidade, o pastor continuou: “A senhora já ouviu falar da chave que abre o céu?” “Ah, sim!”, respondeu ela. “Eu já vivi muitos anos e fui sempre à igreja. Sei que temos que trabalhar para a igreja, temos que ser bons para com o nosso semelhante, dar esmolas aos pobres e auxiliar os órfãos. É assim que Deus gosta”.

“Ah, minha senhora!”, respondeu o pastor. “A sua chave está quebrada. A senhora quebrou os mandamentos e não cumpriu com todos os seus deveres”. “Mas eu oro, comungo...”. “Não”, disse o pastor, “a coisa mais importante a senhora esqueceu: o sacrifício de Cristo na cruz. A senhora citou tudo o que você fez para Deus, porém não citou nada daquilo que Deus fez para você. A única chave que abre os céus é a fé em Cristo. Todas as outras são chaves quebradas”.

Muitas pessoas, a exemplo dessa senhora, pensam em se salvar mediante os seus próprios esforços, através do cumprimento da lei. Mas a Bíblia diz que ninguém é salvo pelas obras da lei, visto que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado (Romanos 3.20). Diz o apóstolo Paulo em Romanos 3.28: “Concluímos, pois, que o homem é salvo pela fé, independentemente das obras da lei”. E em Efésios 2.8, ele acrescenta: “Pela graça sois salvos, mediante a fé. Isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

Se quisermos entrar nos céus, devemos ter a chave certa: a fé em Cristo. Sem a fé ninguém se salva, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

I

Certa vez um homem veio procurar a Jesus. Seu nome é Nicodemos. Nicodemos era o líder do povo de Israel. Mesmo sendo muito religioso, Nicodemos não era feliz. Por isso ele foi procurar a Jesus.

Jesus, quando viu a Nicodemos, logo foi dizendo para ele qual era o seu problema: ele ainda não era convertido; que, se ele quisesse ser salvo, tinha que nascer de novo.

Nicodemos, no entanto, não consegue entender o que Jesus está dizendo. Ele acha que, para nascer de novo, teria que voltar ao ventre de sua mãe.

Para fazer Nicodemos entender o que é a conversão, Jesus faz um longo discurso. Primeiro Jesus fala porque uma pessoa tem que nascer de novo: porque o que é nascido da carne é carne. Depois ele explica quais os meios que Deus usa para converter uma pessoa: água e espírito, isto é: através do batismo e da pregação da palavra de Deus. Diz ainda que isso não é um processo humano, mas sim uma obra do Espírito Santo.

Depois, para fazer Nicodemos entender o que é a salvação, Jesus lhe conta uma história muito conhecida do Antigo Testamento. É a história da serpente de bronze, registrada em Números 21.4-9.

Lá nos é dito que o povo de Israel estava caminhando pelo deserto, indo para a terra de Canaã. De repente o povo ficou impaciente e começou a reclamar de Deus, dizendo que teria sido melhor ter ficado no Egito do que ficar perambulando pelo deserto. E Deus então revolveu castigar o povo, enviando entre eles cobras venenosas.

O povo, quando viu que Deus os estava castigando, pediu que Moisés intercedesse a Deus por eles, a fim de que os livrasse dessas serpentes.

E Deus, ouvindo a oração de Moisés, mandou que ele fizesse uma serpente de bronze e a colocasse sobre uma aste, talvez em forma de uma cruz. Todo aquele que olhasse para essa serpente, ficaria livre das mordeduras das cobras.

Era uma coisa tão simples. Mas, o que aconteceu?

Muitos, quando ouviram Moisés falar isso, olharam para a serpente e foram curados.

Mas outros acharam isso simples demais. Achavam uma grande bobagem olhar para uma serpente de metal pendurada num poste poder ajudar alguém.

Por isso, em lugar de fazer o que Deus pedia, começaram eles mesmos a dar um jeito de se livrar das mordeduras das cobras. Uns, talvez, chuparam o veneno para fora, outros colocaram emplasto de ervas em cima da ferida e outros ainda tomaram garrafadas.

Mas, coitados. Por mais que se esforçassem, não conseguiam se livrar das cobras. E, um por um, ia tombando no chão e morrendo.

É por que não era esse o meio que Deus prometeu livrá-los. A maneira que Deus escolheu salvá-los das mordeduras das cobras era olhar para a serpente de bronze. Mas eles resolveram complicar as coisas e acabaram morrendo.

II

Assim diz Jesus é com a salvação. Deus fez um plano simples para salvar a humanidade, pois o seu desejo é a salvação de todos.

A maneira que Deus escolheu para salvar os homens é através da morte de Cristo na cruz. Todo aquele que crer em Jesus e aceitar que ele morreu pelos seus pecados, tem a vida eterna. Foi o que Jesus disse a Nicodemos: “E do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”.

Como se vê, a salvação é muito simples. Simples até demais. Mas, o que acontece?

Embora a salvação seja tão simples, a grande maioria acaba se perdendo. É por que em vez de confiar na graça de Deus, querem se salvar pelo seu próprio esforço.

Quantas pessoas não vivem por esse mundo afora sem se preocupar com nada, pois acham que pelo fato de serem bonzinhos vão para os céus. Outras fazem penitências, sabem escadarias de joelhos, dão esmolas, fazem votos, achando que com isso Deus vai ficar com pena delas e na hora da morte levá-las para o céu.

Enfim, fazem de tudo, uma porção de coisas para obter a salvação. De menos o que Deus pede: crer em Cristo. Exatamente como o povo de Israel tentou fazer no deserto.

III

Alguém poderá pensar: mas, se é assim tão fácil ser salvo, então não preciso me preocupar com nada, posso viver como bem entendo.

Se alguém pensa assim é porque ainda não é salvo, é porque ainda não aceitou a Cristo como o seu Salvador. Porque quando alguém aceita a Jesus como o seu Salvador, vive e pensa de maneira diferente, pois Cristo fez dele uma nova criatura. Diz a Palavra de Deus: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo”.

E, como nova criatura, ele procura em tudo agradar aquele que tornou a salvação tão fácil, para que ele também pudesse ser salvo.

Agora que você sabe como uma pessoa é salva, não continue complicando as coisas, querendo se salvar pelos seus próprios esforços. Olhe para Cristo, o autor e consumador da fé, do qual depende a nossa salvação, bem como forças para chegar à Pátria celestial.  

Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
piperlin@uol.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)