Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Domingo de Páscoa – 16 de Abril de 2006
Mc 16.1-8 – Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Jesus está vivo e quer nos ver!

Estimados irmãos e irmãs, estimados confirmandos!

Vocês já pensaram em como seria a nossa vida sem a ressurreição de Cristo, e sem a nossa ressurreição, se a morte fosse o fim de tudo?

Seríamos muito infelizes se crêssemos num Salvador morto, ou então viveríamos incessantemente atrás das alegrias e prazeres do mundo, pois a vida seria muito curta e teríamos que aproveitá-la ao máximo!

No entanto, cremos num Salvador que não ficou na cruz e nem na sepultura, mas que vive – e estarmos hoje aqui celebrando a Páscoa é a maior prova disso!

Podemos afirmar que o cristianismo é a religião da vida e da promoção da vida. Temos então que nos perguntar: quanto a ressurreição de Cristo e a nossa própria influenciam nossa vida pessoal e como igreja? Somos promotores da vida em Cristo, ou vivemos como se Ele ainda estivesse morto? Você vive mostrando aos outros que Cristo vive em você, sendo um mensageiro da vida verdadeira, ou faz de conta que Jesus ainda está morto, negando assim a sua fé no Salvador?

Vamos falar um pouco de alguém que, como nós, prometeu nunca abandonar Jesus, como os confirmandos vão prometer hoje, e como todos nós já prometemos muitas vezes. O seu nome aparece no evangelho de hoje, quando o anjo de Deus diz às mulheres: Agora vão e dêem este recado a Pedro e aos outros discípulos: “Ele vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.” (Mc 16.7).

Vocês já imaginaram como foi para Pedro acordar no sábado após a crucificação? Horas antes ele tinha sido tão autoconfiante, nunca acreditando que poderia fazer tal coisa: Mesmo que eu tenha que morrer com você, eu nunca o negarei (Mt 26.35). Então, horas depois, ele negaria seu melhor amigo, seu Mestre, não uma mas três vezes. Como ele poderia tirar da cabeça aquele momento quando os olhos de Jesus e os seus se encontraram no pátio? Mas Pedro respondeu: Homem, eu não sei do que é que você está falando! Naquele instante, enquanto ele falava, o galo cantou. Então o Senhor virou-se e olhou firme para Pedro, e ele lembrou das palavras que o Senhor lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente (Lc 22.60-62).

Como parar as lágrimas? Jesus o tinha avisado. Ele estava muito cheio de si mesmo para ouvir. Agora, como poderia desfazer o mal cometido? Jesus está morto. O que Pedro faz com sua culpa?

Então, vem a notícia: Agora vão e dêem este recado a Pedro e aos outros discípulos: Ele vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.

As mulheres viram Jesus! Ele está vivo e quer se encontrar com os discípulos. É uma boa notícia para Pedro e os outros? Se é verdade, como eles vão encarar aquele que eles abandonaram e negaram?

Duas palavras, no entanto, oferecem conforto e esperança: ... a Pedro. Nestas duas palavras, o anjo de Deus está sinalizando a Pedro que ele é amado. A mensagem da tumba vazia é nada menos do que a mensagem do perdão.

Deus não deseja que nossos pecados do passado ou que nossa falta de lealdade e amor a ele nos mantenham distantes dele. Diga aos discípulos e a Pedro. A compaixão e a doce graça dessas palavras não são apenas para Pedro – elas são para você e para mim. Podemos escrever o nosso nome bem junto ao de Pedro neste versículo da Bíblia. Se você está perturbado por pecados cometidos ou se o seu coração tem sofrido e nada desfaz o erro e o fracasso do passado, escreva o seu nome ao lado do de Pedro. Nem todas as lágrimas que choramos nem as boas intenções que oferecemos vão transpor o abismo que nossos pecados criaram entre nós e Jesus. A Boa Nova, entretanto, é que elas não precisam fazer isso. Ele transpõe o abismo. Por sua morte e ressurreição, nossos pecados foram pagos completamente.

Isto é difícil de acreditar, e, para Pedro também foi. Mas, dias depois, numa praia, perto de uma fogueira, Jesus leva Pedro para o lado e lhe pergunta três vezes: Pedro, você me ama?

Quando Jesus faz esta pergunta pela terceira vez, Pedro chora. Agora ele percebe o quanto ele havia decepcionado Jesus. Após cada resposta, a réplica de Jesus é nada menos que maravilhosa – maravilhosa graça! Ele diz a Pedro: Tome conta das minhas ovelhas. Nas mãos de Pedro, bem como dos outros discípulos, Jesus confia sua Igreja – “alimente-os, guie-os, proteja-os”. Ao lado do fogo na praia naquele dia, Jesus acenderia um novo fogo, ardendo no coração de Pedro!

Esta é a natureza da graça. Se somos indignos de recebermos perdão, ele não somente nos perdoa mas nos confia sua santa Igreja em nossas mãos. A mensagem do anjo para as mulheres é uma mensagem para vocês e para mim – Conte aos seus discípulos e a Pedro. E a missão da igreja é ir e dizer a todas as pessoas o que nós aprendemos: o Senhor está vivo e quer vê-los. A mensagem da tumba vazia é sobre um Senhor que é capaz de vir ao encontro de cada necessidade nossa, não importa onde estejamos na vida.

Jesus está vivo e quer nos ver ! Não podemos viver como se Ele estivesse morto! Quem crê que Jesus vive é capaz de colocar em prática a sua fé, levando a vida de Cristo para seu semelhante.

É isto, caros confirmandos, que vocês vão prometer hoje a Deus: ser mensageiros da ressurreição e da nova vida para os outros, pois vocês já conhecem e já têm a vida plena que Jesus conquistou para vocês.

Ao prometer a Deus fidelidade, amor e vida consagrada a Ele, e também participação ativa em sua Igreja e Reino, com sua presença, orações, ofertas e uso de seus dons e tempo, na verdade vocês estão dizendo que querem que o Espírito Santo dirija suas vidas para mostrar aos outros que Jesus está vivo e quer nos ver!

Todos nós, que já fomos confirmados, prometemos, como Pedro, ser fiéis a Jesus até a morte e jamais abandoná-lo. Mas, como ele, também o negamos em nossa vida. Negamos Jesus cada vez que deixamos de vir aqui para ouvi-lo e recebê-lo na Palavra e Santa Ceia, cada vez que não aproveitamos a chance de estudar sua Palavra nos Estudos Bíblicos, cada vez que não pensamos nele em 1º lugar ao usar nosso corpo, dinheiro, dons e tempo, cada vez que não mostramos aos outros com palavras e ações que cremos e andamos com Cristo em nosso coração e em nossa vida. Quantas vezes, irmãos, não somos mensageiros de salvação, mas vivemos sim, como se Jesus estivesse morto?!

No entanto, Jesus está vivo e quer nos ver! Ele quer nos fazer entender que nossa vida é muito mais do que os poucos anos que passamos neste mundo, e, como fez com Pedro, quer saber se o amamos, quer nos perdoar toda culpa e colocar em nossas mãos a tarefa de evangelizar o mundo. Foi para isso que ele morreu e ressuscitou!

Assim, estimados confirmandos, pais, avós, e irmãos na fé, a ressurreição de Cristo tem muito valor para nós e faz toda a diferença na vida de vocês, de cada um de nós que crê. É a diferença entre viver a vida nova e feliz já agora e eternamente, ou ser infeliz para sempre!

Jesus está vivo e quer nos ver ! Ele quer nos ver e nos encontra sempre de novo em sua Palavra, nos sacramentos e nos irmãos na fé. E cada vez que Ele nos perdoa, Ele também nos envia a anunciar aos que estão ao nosso redor: Jesus está vivo e quer ver você!

Que este seja cada vez mais o desejo e a atitude de vocês, jovens confirmandos, e de cada um de nós que crê no Cristo vivo. Vivamos na fé para e por aquele que viveu, morreu e ressuscitou por todos nós! Porque Ele está vivo e quer nos ver, um dia, no céu! Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)