Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Domingo de Páscoa – 16 de Abril de 2006
Série Trienal B - 1 Corintios 15:20, Leonardo Neitzel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


A ressurreição de Cristo – nossa ressureição

I. INTRODUÇÃO

No Salvador Ressuscitado, Jesus Cristo, nosso Senhor, prezado amigo e amiga. Entre os diversos e gloriosos testemunhos bíblicos sobre a ressurreição de Jesus Cristo encontramos a seguinte: “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem” (1 Corintios 15:20). Os seres humanos, se crerem e estiverem estabelecidos sobre esse fundamento permacem de pé, do contrário, não há esperança alguma. Pois o apóstolo Paulo afirma: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os serem humanos” (1 Coríntios 15:19). Desejamos, com o auxílio do Espírito Santo, meditar sobre duas verdades fundamentais que o tema desta mensagem apresenta:

II. A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

A ressurreição de Jesus Cristo, histórica, ética e moralmente é fato incontestável. Foi um fato público atestado pelos oficiais que montavam guarda junto ao sepulcro, pelos discípulos de Jesus, por outros seguidores de Jesus bem como por seus próprios inimigos. O Cristo ressuscitado foi visto por muitos depois de sua ressurreição: por Cefas (apóstolo Pedro), pelos doze discípulos, por mais de quinhentas pessoas de uma só vez, por Tiago, por todos os seguidores de Jesus e por Paulo (1 Co 15:4-7).

A ressurreição de Jesus foi confirmada, crida, confessada e proclamada por muitos através da História. Porém, o aspecto realmente importante a respeito da ressurreição de Jesus é que através dela Jesus Cristo deu provas de que ele é o verdadeiro Filho de Deus. Sua ressurreição prova que Deus o Pai aceitou e satisfez-se com o seu sacrifício feito em nosso lugar e em nosso favor. Ela prova que o sofrimento e morte de Jesus pela humanidade não foram em vão, mas foram plenos e eficazes – suficientes e eficientes para a reconciliação de todos os seres humanos com Deus. Ela prova que os maiores inimigos dos seres humanos – o pecado, o diabo e a morte estão vencidos – não lhe podem mais causar nenhum mal, pois Jesus os derrotou com a sua vitória. Fundamentados na certeza e garantia da ressurreição de Jesus, os serem humanos podem erguer o brado de alegria e vitória: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15: 55-57).

Mas a ressurreição de Jesus Cristo nos prova e mostra algo ainda mais sublime e confortador: A vitória conquistada pela sua ressurreição está disponível para cada ser humano pessoal e individualmente – para você e para mim. Pois não basta apenas saber que numa certa ocasião, num determinado lugar um certo Jesus morreu e ressuscitou em benefício da humanidade. O mais importante é saber que você pessoalmente está incluído(a) nessa história e pode receber os benefícios dessa vitória. Pois a ressurreição de Jesus Cristo prova, fundamenta e aponta para a sua ressurreição pessoal. Pois Jesus afirma que você também viverá, porque Ele vive e venceu por você (João 14:19).

III. A REALIDADE DA SUA RESSURREIÇÃO

A vitória de Jesus foi por você e por mim – em seu e em meu lugar - em seu e em meu favor. Ela nos dá a garantia de uma nova vida de paz, vida e esperança. Por meio da fé em Jesus Cristo somos agraciados e recebemos todos os benefícios desta nova vida. Antes, estávamos mortos, desligados de Deus, das alegrias e bênçãos da vida eterna, em rumo à condenação eterna. Agora, através da fé em Cristo, da confirmação e certeza da Sua ressurreição, a vida antiga, de trevas, pecado e morte ficam para trás. Por causa da ressurreição de Jesus, Deus lança nossos pecados para o mais profundo abismo do mar e deles não se lembra jamais. Assim como Jesus morreu, você e eu morremos para o pecado. Nossos pecados foram crucificados para sempre – não mais nos separam de Deus. Assim como Jesus ressuscitou, você e eu ressuscitamos para a vida. Renascemos para uma nova vida. Os braços de Deus e os céus estão abertos para nós novamente. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).

A vitória de Jesus garante a você e a mim uma vida de reconciliação e de paz plena com Deus. A garantia de sua salvação pessoal e vida eterna estão agora disponíveis e podem ser plenamente alcançadas por você e por mim através da fé no Salvador Jesus Cristo. Pois o próprio Jesus, que venceu em seu e em meu lugar diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Você crê isto?” (João 11:25,26).

A vitória de Jesus Cristo dá a você e a mim a garantia de uma vida de esperança – tanto no presente quanto no futuro. Não precisamos mais ficar presos ou olhando para o passado, para nós mesmos, apegados a esse mundo com todos os vícios e pecados. Por causa da ressurreição de Jesus Cristo podemos olhar para além desta vida – além do túmulo, pois a morte física para você e para mim, é apenas uma passagem para uma vida incomparavelmente melhor. Podemos olhar além dos sofrimentos desta vida. Deus nos dá a mesma esperança que fez nascer e ser expressa por Jó, um grande servo seu: No momento mais profundo de seu sofrimento, dor, privações e provações, a certeza da ressurreição de Jesus Cristo o levantou do pó de sua fraqueza e desesperança. E ele exclamou com confiança: “Eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro em mim.” (Jó 19:25-27).

A vitória de Jesus Cristo dá a você e a mim a garantia do seu retorno visível e glorioso a esse mundo para julgar os vivos e os mortos. Nós o veremos face-a-face, iremos contemplá-lo assim como ele é – vitorioso, glorioso, em seu brilho e majestade sem fim. Pois ele mesmo afirma: “Quem crê no Filho [Jesus] tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permaence a ira de Deus.” (João 3:36). Ainda melhor, ele voltará para nos estender o convite amoroso de entrada e posse permanente da vida eterna de paz, júbilo e prazer indescritíveis; de comunhão completa e perfeita com o Senhor Deus e todos os seus, livre de sofrimento e dor. Nesta nova vida nos céus os filhos de Deus “jamais terão fome, nunca mais terão sede... Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Apocalipse 7:16; 21:4). Jesus nos garante todas estas bênçãos ao dizer que a saudação que ele nos estenderá quando voltar é a seguinte: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt 25:34).

IV. CONCLUSÃO

A vitória de Jesus proporciona a você e a mim uma vida de gratidão, testemunho e de serviço eloquentes por tudo o que ele fez por nós. Servimos e testemunhamos, não em tentativa de pagamento pelo resgate obtido através do seu sacrifício por nós – pois jamais teríamos condições de fazê-lo. Mas servimos e testemunhamos em gratidão por tão grande amor. Pois ninguém tem maior amor do que Jesus Cristo, em dar ele a própria vida por nós. E ele provou seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores.

Os primeiros seguidores de Jesus, ao testemunharem a sua ressurreição nunca mais foram os mesmos. Onde quer que estivessem e quaisquer que fossem as circunstâncias – mesmo em cadeias e diante dos seus algozes - eles confessavam a Cristo ressuscitado como Salvador e Senhor: “Nós vimos o Senhor!” “Ele ressuscitou!” “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” A certeza e a convicção da ressurreição e vitória de Jesus por eles os impulsionava ao testemunho – e eles transformaram o mundo com esta mensagem.

Não estivemos física e pessoalmente em Jerusalém por ocasião da morte e ressurreição de Jesus, mas cremos conforme relatadas e testemunhadas na Palavra de Deus, a Escritura Sagrada. É o mesmo como se estivéssemos estado lá, pois Jesus nos garante: “Bem-aventurados são os que não viram e creram!” (João 20:29). Contemplando a ressurreição de Jesus, não podemos nos calar. Somos motivados a dizer: Que extraordinário amor Deus nos tem concedido, ao ponto de termos sido feitos seus filhos! E isto é o que somos pela fé na ressurreição de Jesus Cristo. Que o Cristo Ressuscitado possa conceder continuamente a graça e a misericórdia a você e a mim para seguirmos a Ele em fé e confiança absoluta, com alegria e gratidão pela nova vida de salvação e vida eterna concedida a nós pessoalmente. Que possamos serví-lo sempre com tudo o que somos e temos – testemunhando o seu triunfo em favor de todos os pecadores – por você e por mim. Pois se confessarmos verbalmente a Jesus como Senhor, e em nosso coração crermos que Deus o ressuscitou dentre os mortos, seremos salvos (Romanos 10:9). Que Deus nos conceda esta graça. Amen.

Leonardo Neitzel
Vancouver, B.C.
Lutheran Church-Canada
Lneitzel@telus.net

 


(zurück zum Seitenanfang)