Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

03º Domingo de páscoa – 30 de abril de 2006
Série Trienal B – Bertram Gustavo Kaufmann
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Sl 139.1-12
At 4.8-12
1 Jo 1.1-2.2
Lc 24.36-49
“Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram surpresos e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse:
- Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:
- Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
E eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.”

I
Os discípulos estavam conversando, dois deles haviam acabado de ver Jesus Cristo na estrada e contavam isso aos outros discípulos. Durante a conversa, de repente, aparece entre eles o próprio Jesus Cristo vivo, ressuscitado.
Certamente aquele foi um momento incrível para aqueles homens, tanto, que ficaram assustados e com medo, chegaram a pensar que fosse um fantasma. Jesus mostra que não se trata de um espírito, fantasma ou coisa parecida, mas que realmente era o Jesus vivo que estava ali. Como ele mesmo disse: “Olhem para as minhas mãos e os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho” (Lc 24.39).

Estamos na época da Páscoa e comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo, hoje olhamos para ele, ressurreto, aparecendo aos discípulos. Jesus, morto pelos homens e ressuscitado por Deus, venceu a morte, é garantia de que nós também ressuscitaremos. A ressurreição de Jesus Cristo nos leva a pensar sobre nossa própria ressurreição. Não queremos especular sobre como será, nossa mente não consegue entender ou compreender tudo o que acontecerá naquele momento: onde se juntarão todos? e aqueles que morreram há muitos anos?... Mas queremos olhar para o que a Bíblia diz e confiar no poder de Deus. Em 1 Co 15 lemos assim: “A verdade é que Cristo foi ressuscitado e isso é a garantia de que os que estão mortos também ressuscitarão
Jesus está vivo, em carne e osso; ele faz questão de provar isso aos discípulos, tanto que pede por comida para mostrar que não é um fantasma. Aqueles homens foram testemunhas da ressurreição, eles escreveram, inspirados por Deus, o que hoje nós lemos na Bíblia Sagrada para que todos saibamos sobre essa incrível verdade, pois Jesus pediu que essa mensagem fosse divulgada.

II
Depois de ressuscitado, Jesus ainda se preocupa com seus discípulos e deseja ensina-los. Fala sobre como ele cumpriu tudo o que o Antigo Testamento profetizava a respeito do Messias; sobre como os homens o rejeitaram, tanto a ponto de prega-lo em uma cruz. Nós rejeitamos a Jesus e o pregamos na cruz. Está certo que aconteceu há muito tempo, mas cada um de nós é culpado por isso e é importante que olhemos e reconheçamos nossa culpa, esse é um dos pontos principais nessa meditação: o reconhecimento do erro e o arrependimento. Não adianta olhar para a história e falar que o povo da época matou Jesus, importa olharmos para nossa vida, e que cada chegue à conclusão: eu matei Jesus.
Matamos Jesus com nossos pecados, não há como nega-los, “se dizemos que não temos pecado, estamos nos enganando e não há verdade em nós” (1 Jo 1.8).
Nós rejeitamos a Jesus e o matamos; mas Deus é mais poderoso, e, assim como havia prometido, Ele ressuscitou a Jesus. Nós o matamos – Deus o ressuscitou. Jesus, a pedra que foi rejeitada veio a ser a principal pedra, a única capaz de salvar, “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro, nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.” (At 4.12)
Todos pecamos, agora necessitamos do perdão. Onde encontra-lo? A Bíblia é muito clara e precisa nesta resposta.

III
O perdão é encontrado somente em Jesus. Às vezes procuramos salvação em outros lugares, em outros nomes; mas precisamos aprender a confiar inteiramente em Jesus Cristo. Não falamos aqui da procura a ídolos grosseiros, dos que procuram perdão e salvação junto a santos, ou mesmo anjos e acabam idolatrando. Mas em nosso meio, em nossas vidas, talvez a procura mais comum por salvação seja na própria pessoa, a mania de olharmos para nós mesmos e acharmos: eu não sou tão mau assim, sempre ajudo, venho aos cultos... devo merecer algo de Deus.
Não há nenhum outro nome que possa perdoar, nós não conseguimos conquistar nada de Deus, não merecemos nem um pouco o perdão. Precisamos aprender a confiar em Jesus Cristo, ele perdoa completamente, se Jesus não perdoasse 100% ninguém iria para o céu, pois não há quem mereça alguma coisa de Deus.
O reconhecimento do erro, o arrependimento e a total confiança no perdão em Jesus. Esse é o caminho certo. “Se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá sua promessa e fará o que é correto: ele nos perdoará de todos os pecados e nos limpará de toda a maldade.” (1 Jo 1.9)

IV
Quem confia em Cristo recebe esse perdão e isso aparece em sua vida. Deus é luz, se estamos unidos com a luz também vivemos na luz. É impossível viver unido com Deus - a luz, e não viver de uma maneira cristã, viver na escuridão. Onde não há boas obras, onde não há luz, é porque não há fé. A fé produz obras, não é uma escolha, se é cristão há obras. Ninguém pode ser cristão somente no final de semana ou pior, somente em datas especiais, como 6ª feira santa e Natal, o no resto do ano ou no resto da semana deixar Deus de lado; ou se é sempre cristão sempre ou não se é cristão.
Nós sabemos que Jesus vive, reconhecemos nossos erros e nos arrependemos por tudo o que fizemos. Confiamos na obra de Jesus e na promessa de Deus, por isso sabemos que somos perdoados.
Agora, tendo essa certeza e alegria que o perdão dá, vamos viver na luz, pois estamos unidos com a luz, somos testemunhas de Jesus.
Jesus é o cumprimento do que está escrito, e o “que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações” (Lc 24.47)
Agradeçam a Deus, pois esta mensagem chegou também a nós, hoje sabemos dos nossos pecados e da necessidade de arrependimento, sabemos que Cristo perdoa, que ele ressuscitou e nós também ressuscitaremos. Agradeçamos a Deus que nos ama tanto e fez tudo isso por nós. Preguemos essa mensagem em nome de Jesus. Amém.


Bertram Gustavo Kaufmann
Coronel Vivida – PR – Brasil
bertram_alessa@hotmail.com
Igreja Evangélica Luterana do Brasil


(zurück zum Seitenanfang)