Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Quarto Domingo de Páscoa – 7 de maio de 2006
Série Trienal B – João 10.11-18, 26-30 – Leandro Daniel Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Sigamos a voz do Bom Pastor!

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. (Sl 23.1)

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (Jo 10.11)

Estes versículos, dos textos bíblicos de hoje, nos mostram qual é o tema deste 4º domingo de Páscoa: Jesus é o Bom Pastor. Poderíamos apenas ler com atenção novamente os textos de hoje e terminar nossa mensagem, pois eles já nos dão claramente a mensagem do evangelho puro de Deus, isto é, de que Deus nos salva através de seu Filho Jesus, o Bom Pastor. Poderíamos dizer: Sigamos a voz do Bom Pastor Jesus e seremos salvos! E, amém. Mas, a figura do bom pastor que Jesus usa para mostrar seu amor a nós nos convida a refletirmos um pouco mais a fundo sobre o que Deus quer nos ensinar com estes textos. Assim, sigamos a voz do Bom Pastor!

Mas, porque você e eu deveríamos seguir essa voz? Não há tantas outras vozes que podemos seguir, algumas bem mais “atuais” e atrativas do que esta? Há o Dalai Lama, líder budista que esteve no Brasil há pouco tempo. Há líderes cheios de águas, óleos, mantos e outras coisas “consagradas” que nos chamam a atenção. Há vozes e mais vozes que podemos escolher, inclusive dentro do mundo evangélico, onde se pode escolher o que seguir como se escolhe um prato no restaurante ou uma roupa na loja – tem ensino e igreja pra todos os gostos!

Mas nós, com a Palavra de Deus, humildemente nos colocamos debaixo da autoridade de Deus – não a nossa – e ouvimos Ele nos convidar nesta Palavra: Sigamos a voz do Bom Pastor!

Sigamos a voz do Bom Pastor, porque ele dá a vida por suas ovelhas. Jesus diz no evangelho que os falsos pastores, quando vêem o lobo chegar perto das ovelhas, fogem, e o lobo ataca e mata as ovelhas. No versículo 13 Jesus diz:O empregado foge, porque ele trabalha somente por dinheiro e não e importa com as ovelhas. Quando Jesus diz que Ele é o Bom Pastor, não deseja apenas mostrar que ele é bondoso e amoroso com suas ovelhas, mas sim que somente ele é o pastor verdadeiro, o pastor que se preocupa com cada ovelha que foge ou se perde, como Ele nos mostra na história da ovelha perdida (Lucas 15).

Mas, acima de tudo, Jesus não somente se preocupa e cuida das ovelhas – Ele também dá a sua vida por elas! Pedro diz que o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus (1Pe 3.19).

Sigamos a voz do Bom Pastor , porque Ele dá a vida pelas suas ovelhas, que somos nós! Na quaresma nós lembramos o sofrimento e morte de Jesus por cada um de nós na cruz. Com sua morte, Ele provou que é o Bom Pastor, pois deu a sua vida santa e sem pecado por nós, que somos ovelhas perdidas, fracas, sujas, doentes e imundas com o pecado. Por isso, sigamos a voz do Bom Pastor, meus irmãos, porque Ele dá a sua vida pelas ovelhas, que somos nós!

Sigamos a voz do Bom Pastor , porque Ele conhece as suas ovelhas e lhes dá a vida eterna. Em nosso evangelho Jesus diz (vv. 14,15 e 27): Eu sou o bom Pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas ... As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Quando Jesus diz que nos conhece, não significa que ele sabe apenas nosso nome, idade e aparência. Ele afirma que, assim como Deus Pai, que vive com ele, o conhece, assim ele conhece cada um de nós. Deus Pai e Deus Filho, Jesus, se conhecem muito melhor que um pai e um filho se conhecem aqui neste mundo, porque Jesus diz: O Pai e eu somos um. Jesus nos conhece a fundo, pois com o Pai ele é nosso Criador, e também vive verdadeiramente conosco, dizendo em Mt 28.20 que está conosco todos os dias até o fim do mundo. O apóstolo Paulo também diz que o corpo é o templo do Espírito Santo que vive em vocês e foi dado por Deus.

Jesus não está somente ao nosso lado, mas dentro de nós, desde o dia de nosso batismo. Por isso, ele conhece a gente muito bem: conhece nossos desejos e planos, nossos fracassos e realizações, nossas alegrias e tristezas, nossos sucessos e desilusões, nossas angústias e feridas. Ele sabe de nossos esforços para segui-lo, mas conhece também nossos pecados escondidos, nosso orgulho e nossa preguiça, nosso egoísmo e falta de amor e fé. Isso na verdade é um grande consolo para nós, pois vamos seguir alguémque sabe exatamente quem somos e do que necessitamos. Não vamos seguir alguém que nos guia somente por interesse em recompensas e lucros, mas alguém que diz (V. 27): As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Se vocês um dia puderem ver de perto um rebanho de ovelhas, façam uma experiência: tentem chamar as ovelhas e fazê-las seguir vocês. Elas não vão atender, pois só seguem e obedecem à voz de seu pastor, a voz que conhecem bem. E se há dois rebanhos diferentes no mesmo pasto, cada um vai seguir somente a voz de seu pastor, porque conhece e confia apenas nessa voz. Assim também acontece com a gente: seguimos a voz do Bom Pastor Jesus porque conhecemos a sua voz e sabemos que ele nos dá a vida eterna.

Sigam a voz do Bom Pastor porque ele conhece as suas ovelhas e lhes dá a vida eterna. É o que Jesus diz nos vv. 28 e 29: Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um.

Que segurança e tranqüilidade isso nos dá: saber que ninguém pode nos tirar das mãos de Cristo, o Bom Pastor. Em Ez 34 Deus diz que vai encontrar um lugar onde as ovelhas possam descansar. Esse lugar é o céu, é a vida eterna e feliz com Deus, junto aos pastos verdes e às águas tranqüilas. Alem disso, Deus diz em Ez 34.16: Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. Mas destruirei as que estão gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo.

Ninguém pode nos tirar das mãos do Bom Pastor. Mas existe um perigo - em nós mesmos. Nós somos muitas vezes ovelhas rebeldes e nos desviamos do Bom Pastor. Nós é que muitas e muitas vezes não ouvimos nem seguimos a sua voz, mas preferimos seguir nossas próprias idéias e caminhos, pensando que somos ovelhas fortes e gordas, que não necessitam do pastor. Quando agimos assim, Deus então nos avisa (Ez 34.16b-17, 20-22):

... destruirei as que estão gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo ... Eu vou julgar cada um de vocês. Vou separar os bons dos maus, as ovelhas dos bodes ... vou decidir a questão que há entre vocês, ovelhas gordas, e as ovelhas magras. Vocês empurram as doentes para o lado e com chifradas as põem para fora do rebanho. Mas eu vou socorrer as minhas ovelhas e não deixarei mais que sejam maltratadas. Julgarei cada uma delas e separarei as boas das más.

Que bom e maravilhoso, irmãos e irmãs, que o Bom Pastor sempre está disposto a nos levar de volta ao seu abrigo, cuidar de nossas feridas, alimentar-nos e proteger-nos. Por isso, quando você pecar, se desviar e ir para longe do Bom Pastor, não tenha medo: arrependa-se sinceramente de seus pecados e erros e peça ajuda e perdão ao Bom Pastor. Ele vai carregar você em seus ombros, vai lhe dar descanso em pastos verdes e em águas tranqüilas e vai cuidar das feridas de sua vida.

Sigamos a voz do Bom Pastor e confiemos nele, porque Ele dá a vida pelas ovelhas e porque Ele conhece suas ovelhas e lhes dá a vida eterna!

Vamos dizer todos juntos o Sl 23.1: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará!

Sigamos a voz maravilhosa deste pastor todos os dias, pois Ele nunca nos deixa sozinhos e nos guia com amor até a plenitude da vida eterna. Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ledahu@gmail.com  
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)