Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Quarto Domingo de Páscoa – 7 de maio de 2006
Série Trienal B – João 10.11-18 – Gleisson R. Schmidt
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


A quem você tem seguido?

Texto bíblico: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor. O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer (João 10.11-18).

No texto do evangelho de hoje Jesus fala sobre, pelo menos, 4 personagens: o pastor do rebanho, o mercenário, ou empregado, o ladrão, e as ovelhas.

Do pastor, Jesus diz que ele entra pela porta do curral conduzindo suas ovelhas para dentro (João 10, versículo 1); ele conhece suas ovelhas uma a uma pelo nome (versículo 3); além disso, o pastor não trabalha somente pelo dinheiro mas, pelo contrário, ele se importa com as ovelhas, a ponto de até morrer por elas se for preciso (versículo 15).

Diferente é o ladrão. Ele não entra pela porta do curral. Ele pula o muro (versículo 1). Ele vem somente para roubar, matar e destruir (versículo 10).

Diferente também é o mercenário, o empregado. O que o vincula às ovelhas é o dinheiro (versículo 12). Ele não é pastor, e por isso, diante do primeiro perigo, foge e deixa suas ovelhas à mercê da sorte. Ele foge porque cuida das ovelhas apenas pelo dinheiro, e não por se importar com elas (versículo 13).

Esses três personagens vivem em torno das ovelhas. E as ovelhas têm uma reação diferente diante de cada um deles. E quando seguem cada um deles, acontecem coisas diferentes com elas.

As ovelhas reconhecem a voz do seu pastor, e o seguem (versículo 3). Tanto para dentro do curral quanto para fora, para o campo, onde também estão os perigos do cotidiano, para lá também as ovelhas o seguem porque reconhecem a sua voz e a seguem (versículo 4)

Quando, porém, o ladrão invade o curral, as ovelhas não o seguem. Não reconhecem aquele sujeito, não sabem quem é nem de onde veio. Por isso mesmo, elas sofrem: elas são roubadas, são mortas, são vendidas como mercadoria.

Agora, quando as ovelhas, por uma infelicidade, caem na mão de um mercenário, de um empregado, pobres ovelhas! São ovelhas sem pastor. Elas não lhe pertencem – pertencem a alguém outro. No primeiro perigo, ele as abandona e as entrega à sorte.

A quem você tem seguido? A resposta a essa pergunta diz também aonde você vai parar.

Jesus se apresenta no texto desse evangelho de duas maneiras diferentes. No versículo 7 ele se apresenta como a porta para a vida eterna, para a salvação. O verdadeiro pastor conduz suas ovelhas até ele, assim como João Batista, que disse de Cristo: “Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante”.

Já no versículo 11 Jesus aparece como o grande e bom pastor. Ele, mais do que qualquer outro, foi capaz de dar a vida pelas suas ovelhas. Ele disse: “Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade” (João 10.18). Isso fica claro na explicação que Martinho Lutero dá do 2º artigo do Credo Apostólico: “Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus (...) e também verdadeiro homem (...) me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo, não com outro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte (...) “.

Eu e você somos as ovelhas do pastor Jesus. Mas, a quem você tem seguido?Ao pastor que te conduz para a salvação que passa pela porta das ovelhas, que é Cristo? Ou será que você tem sido uma ovelha descuidada e tem ignorado a voz do pastor que te chama para a segurança do curral, e tem seguido os muitos mercenários que se oferecem por aí em cada esquina, em muitos programas de televisão ou de rádio, em revistinhas ou folhetos distribuídos nas ruas? A quem você tem seguido, meu irmão, minha irmã?A resposta a essa pergunta determina aonde você vai parar, tanto nessa vida quanto na eternidade.

Em João 8, versículo 47, Cristo afirma que “a pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus”. Você mesmo pode “ouvir” a voz do próprio bom pastor Jesus na sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

E quando quiser falar com ele, você também pode. Ore. Quando aprendemos que devemos orar ao “Pai nosso que está nos céus”, aprendemos que Deus quer nos “atrair carinhosamente a si”, como disse Lutero, “para aprendermos que Ele é o nosso verdadeiro Pai, e nós os seus verdadeiros filhos, para que lhe roguemos sem temor, com toda confiança, como filhos amados ao querido Pai”. Por isso, quando você se sentir fraco, confuso, desanimado, saiba que você pode buscar ajuda e orientação segura junto ao próprio Deus.

A quem você tem seguido, meu irmão, minha irmã? Diz o Salvador: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão” (João 10.27-28).

Gleisson Roberto Schmidt
Curitiba, PR – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
gleisson.schmidt@gmail.com
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)