Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

SEGUNDO DOMINGO após PENTECOSTES – 18 de Junho de 2006
Série Trienal B –Salmo 142 – Aldo Julio Zilki
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Meus queridos amigos: Que Deus abençoe a cada um para que possamos aprender que somente em Deus estamos seguros e podemos confiar. A destituição do auxilio humano nos conduz a buscar a Deus e a sentir sua benevolência. Amém.

Conta-se que um casal tinha apenas dois filhos. Eles eram mesmo muito travessos. Ambos eram inquietos e costumavam aprontar as suas. Os pais tinham muita dificuldade para controla-los. Então foram pedir ajuda ao pastor. Este, prontamente aceitou socorre-los.

Marcaram um encontro no escritório do pastor. Como o menino era mais velho, começaram por ele. No escritório do pastor o menino encontrou um homem sério sentado atrás de sua escrivaninha. Seu olhar impressionava. O pastor lhe pediu ao menino que se sentasse na cadeira que estava à sua frente.

Em tom autoritário o pastor perguntou: Onde está Deus? Houve grande silêncio no recinto e o menino não respondeu nada. O pastor tornou a perguntar: onde está Deus? E o silêncio persistia. Na terceira vez que o pastor perguntou sobre o paradeiro do divino, o menino se levantou e fugiu do escritório pastoral.

Ele correu a toda velocidade até chegar em casa. Entrou no quarto da irmã. Alarmado e com respiração ofegante lhe disse: “Estamos numa tremenda enrascada!” Ela logo perguntou: “Por quê? O que aconteceu?” Então ele respondeu: “Aparentemente Deus se perdeu e estão culpando a gente. As pessoas perderam Deus e agora nos acusam de tê-lo perdido. Estão jogando a culpa em nós”.

O nosso salmo de hoje, Sl 142, nos mostra a necessidade de saber onde está Deus. Na hora da necessidade, o único amigo que permanece ao nosso lado é Deus mesmo. A maioria dos seres humanos tem por costume aproximar-se de alguém somente para tirar proveito. Depois deixam o outro à deriva sob tremendo sofrimento, angústia e dor. Ninguém toma sobre si as dores alheias. Então nos perguntamos:

QUE FAZER DIANTE DA INEFICÁCIA DO PODER HUMANO?

O primeiro passo que temos a dar é:

I. Procurar a ajuda de Deus.

Sim. A destituição do auxílio humano nos incentiva a procurar onde está Deus. No nosso texto de hoje o salmista Davi descreve os maus momentos que passou sob a perseguição de Saul. No 1º livro de Sm 24 nós temos a história onde Davi tinha se escondido numa caverna. Saul entrou nela para “aliviar o ventre”. Davi se arrastou até onde ele estava e, sem que o rei percebesse, cortou um pedaço da sua manta. Depois mostrou isso ao rei e ele chorou por causa do mal que queria fazer a Davi.

No entanto, até chegar a isso, Davi teve que sofrer muito. Sua situação era calamitosa. “ No caminho por onde ando os meus inimigos armam uma armadilha para me pegar”v. 3b. O v. 4 descreve a situação de um total abandono: “ Olho para os lados e não vejo ninguém que me ajude. N ão há ninguém para me proteger, o há ninguém que cuide de mim ”.

Onde ele foi buscar ajuda? Nessa triste situação de abandono, o salmista foi incentivado a buscar a Deus. Diz o v. 5: Ó Senhor, eu grito pedindo a tua ajuda. Ó Deus, tu és o meu protetor, és tudo o que desejo nesta vida ”. Assim ele foi fortalecido e aliviado.

No auge de seu sofrimento, Cristo foi abandonado por todos, inclusive por seus amigos mais íntimos? A quem ele recorreu? Ele procurou manter-se em íntima comunhão com o Pai. Foi ao Jardim Getsêmani e conversou fervorosamente com Deus. Inclusive foi confortado por um anjo. Somente assim ele pode levara a cabo a missão para a qual ele foi destinado.

Nós? A quem costumamos recorrer quando nos encontramos em perigo? A quem buscamos para nos auxiliar? Davi nos aconselha a clamar a Deus pedindo ajuda. Ele diz: “ Levo a ele todas as minhas queixas e lhe conto todos os meus problemas ” v.2.

O ser humano é engraçado e orgulhoso. Só se lembra de Deus quando se esgotaram todas as possibilidades de sair sozinho da sua desgraça. Antes, procura ajuda em bruxaria, feitiçaria, pai de santo, horóscopo, etc, etc.

A essa altura já está completamente dominado pelo tentador. Já sofreu muito. Está todo rebentado e machucado. Se não se submeter a Deus, ele irá perecer eternamente no inferno.

Então, quando já não tem mais saída, estando no fundo do poço, ele se põe a pensar. Cansado de tanto lutar em vão e profundamente esgotado, se lembra que Deus existe e que é seu único recurso. Logo exclama: “ Escuta o meu grito pedindo socorro, pois estou caindo no desespero. Salva-me dos meus inimigos, pois eles são fortes demais para mim ” v 6.

Aí olha para cima e vê a mão de Deus estendida para ajuda-lo. Agarra-se nela e sai da sua desgraça.

George Tomas, um pregador Inglês, apareceu um dia em sua pregação carregando uma gaiola e a colocou no púlpito, e começou a falar. "Estava andando pela rua ontem, e vi um menino  levando essa gaiola com 3 pequenos passarinhos dentro com frio e com medo." Eu perguntei: Menino o que você vai fazer com  esses passarinhos? Ele respondeu: levá-los para casa tirar as  penas e queimá-los, vou me divertir com eles.

Quanto você quer por esses passarinhos menino? O menino respondeu: - “O senhor não vai querê-los. Eles não servem para nada. São feios!”. O pregador os comprou por 10 dólares! E os soltou em uma árvore!

Um dia Jesus e Satanás estavam conversando. Jesus  perguntou a satanás o que ele estava fazendo para as pessoas aqui na terra.

Ele respondeu: Estou me divertindo com elas, ensino a fazer bombas e a matar, a usar revolver, a odiar umas a outras, a casar e a divorciar, ensino a abusar de criancinhas, ensino os jovens a usar drogas, a beber e fazer tudo o que não se deve! Estou me divertindo muito com eles!

Jesus perguntou: E o que você vai fazer com eles? Vou matá-los e acabar com eles!
Jesus perguntou: Quanto você quer por eles? Satanás respondeu: você não vai querer essas  pessoas, elas são traiçoeiras, mentirosas, falsas, egoístas e avarentas! Elas não vão amar você de verdade, vão bater e cuspir no seu rosto, vão  desprezar você e nem vão levar em consideração o que você  fizer!

Quanto você quer por elas satanás? Perguntou Jesus - Quero toda a sua lágrima e todo o seu sangue, respondeu o diabo! Trato feito! Combinou Jesus. Foi assim que Cristo nos libertou das gaiolas do diabo e nos quer manter sempre protegidos junto a ele.

Isso nos habilita a buscar ajuda nele, pois é poderoso para nos libertar e fazer com que vivamos uma vida nova dirigida pelo seu amor. É dessa forma que nos tornamos totalmente dependentes daquele que deu sua vida pra nos salvar da perdição eterna.

Por isso que, destituídos de qualquer ajuda humana, somos levados a:

II. Sentir sua benevolência.

De agora em diante Deus é quem nos guia. Isso nos diz o v. 3 a: “ Quando estou desistindo, ele sabe o que devo fazer” . Depois da tempestade vem a bonança. Então a coisa muda de figura. Quando o ser humano já não encontra mais forças para lutar e se defender é a hora certa de Deus atuar. Deus quer guiar o ser humano pelos caminhos corretos. Com isso aprendemos que não podemos depender da ajuda do ser humano. Passaremos a ser felizes, pois dependemos somente de Deus. Isso nos leva a uma total submissão a nosso Criador e sua santa vontade. Já dizia o Apóstolo Paulo: “ Quando sou faço e então que sou forte”. 2 Co 12.10. É aí onde o poder de Deus age conduz a vida do cristão.

Desfrutando da companhia e proteção divina, o salmista chama Deus de:

  • Meu Refúgio.
  • Parte da minha herança na terra dos viventes. “Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”. Sl 73.26.

A Libertação dos que buscam o Senhor buscando auxílio é motivo de alegria para todos os que são fiés a Deus. “ A alegria daqueles que obedecem ao Senhor Deus vem dele; é no Senhor que eles encontram segurança. Todos eles lhe darão glória”. Sal 64.10.

No entanto, sempre houve, há e haverá aquele que luta contra Deus. Eles não querem dar o braço a torcer. Acham que são os donos da verdade e que não dependem de Deus para solucionar seus problemas. Tais atitudes conduzirão a tais pessoas à destruição completa e eterna.

Deus não quer que sejamos seus adversários. Ao contrário. Ele quer que vivamos y lhe honremos com nossas vidas. Jesus, sempre de novo vem ao nosso encontro e nos convida: “Venham a mim vocês que estão cansados e sobrecarregados. Eu aliviarei vocês”. Mt 11.28.

Com esse convite Jesus nos chama a tomar parte da sua herança eterna junto a ele no céu. É a benignidade divina posta em ação. Essa também precisa ser nossa meta: caminhar rumo à eternidade com os olhos postos em Jesus. Isso fará com que nossa caminhada seja mais prazerosa. Isso nos permitirá transitar por este mundo com alegria e certeza de que o prêmio da Vida Eterna nos aguarda.

Portanto, mantenhamo-nos sempre junto a Deus, pois sua ajuda será imediata diante dos problemas, dificuldades e sofrimentos. Mantenhamo-nos sempre perto de Deus e sintamos sua benignidade agindo em nosso favor. Ele mesmo nos aconselha a faze-lo quando afirma: ” Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto”. Is 55.6.

Façamos dele nosso companheiro de jornada. Amém.

Pastor Aldo Julio Zilki
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
São Paulo - SP – BRASIL
revaldojulio@yahoo.com.br
www.portal-luterano.org.br/sp/bompastor

 

 

 

 

 


(zurück zum Seitenanfang)