Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

7º Domingo após Pentecostes – 23 de julho de 2006
Série B – 2 Coríntios 12.7-10. Horst R. Kuchenbecker
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Introdução

Em nossa leitura o apóstolo Paulo fala do espinho na carne e da graça que basta. Isto nos leva a refletir sobre nossos espinhos na carne, a saber, os problemas que enfrentamos na vida. De onde vêm os problemas? Para onde devemos ir com nossos problemas? Como Deus lida com nossos problemas? O que significa: a minha graça te basta?

1. Problemas . A segunda carta do apóstolo Paulo aos coríntios é uma biografia de sua vida. Seu fardo foi grande. Seus problemas e sofrimentos, muitos.

Como missionário ele sofreu escárnio, açoites, prisões, naufrágios. Sua saúde estava abalada. Além disto, sua preocupação com as comunidades. Falsos profetas, especialmente os judaizantes (que ensinavam um sinergismo: graça mais cumprimento das leis cerimoniais judaicas), percorriam as jovens congregações difamando o apóstolo, questionando seu apostolado. Além disso, soma-se o espinho na carne. O que era precisamente este espinho na carne não sabemos. Uma aflição espiritual? Um sofrimento corporal? Provavelmente tenha sido uma enfermidade corporal.

Paulo reconhece que sua enfermidade não era simples enfermidade. Há alguém atrás disso. Ele a qualifica como um mensageiro de Satanás para afligi-lo e impedir o pleno exercício de seu ministério. Alguns acham que foram seus problemas com os olhos ou ataques epilépticos. Seja como for, isto trazia prejuízo no exercício do seu ministério. Como você se postaria diante de um pastor que, em meio ao culto sofresse um ataque epiléptico ou tivesse grande dificuldade de visão?

Vivemos hoje em dias de desmistificação. Não se acredita mais que Do poder de Deus depende tudo o que o homem empreende, mais que de outro bem qualquer. Nem se acredita na existência de Satanás. Mas é preciso lembrar que Deus e o diabo são uma realidade. Nossa vida é uma vida entre Deus e o diabo. E Deus e o diabo agem por meios. O apóstolo Paulo reconhece que satanás está jogando mais uma cartada na sua vida ministerial, por meio do espinho na carne.

É possível? Como o diabo se atreve a atacar um tão distinto servo de Deus? Sim, ele ataca os servos de Deus e filhos de Deus. Lembremos Jó. Satanás moveu céus e terra contra ele, tentando derrubá-lo da fé. O diabo procura, por todos os meios, impedir o progresso do reino de Deus. Ele é o leão que ruge, procurando alguém para devorar (1 Pe 5.8).

O que Paulo faz? Ele recorre a Deus. Suplica a Deus por auxílio. Este é o caminho que nos convém e que queremos seguir.

2. Suplica a Deus. Paulo suplica a Deus para que tire o espinho da carne. Ele sabe que Jesus venceu o diabo e que quanto aos filhos de Deus e o reino de Deus, o diabo só pode ir até onde Deus lhe permite. Paulo suplica. Interessante, Deus não responde. Uma, duas, três e mais vezes. Da parte de Deus: nada!

Você conhece esta situação? Sem dúvida você já passou por isso também. Que pensamentos se desenvolvem em nossa consciência nesses momentos. Imediatamente pensamos: Deus não me atende por causa de meus pecados. O fato de Deus não me atender, deu ocasião para que a lei despertasse para me acusar com toda a força. Aqui começa a grande luta da fé que, apegando-se ao evangelho, precisa lutar contra tudo o que vê e sente, precisa irromper contra a própria lei, lutar contra o Deus que pela lei o acusa e, firmado no evangelho, sabe que em Cristo Deus me ama, me ouve e me atenderá a seu tempo. Isto é um exercício diário da fé.

3. Minha graça te basta. Paulo insistiu na oração. De repente Deus lhe responde. Mas que resposta! Ei-la: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza(v.9). O que significam essas palavras? Conhecemos a expressão: É de graça! Isto significa: não custa nada. Mas aqui graça significa todo o amor de Deus revelado em Cristo Jesus. A salvação que Cristo nos conquistou, a reconciliação com Deus Pai, a vitória sobre nossos inimigos: pecado, morte e satanás. A ação do Espírito Santo que nos chamou das trevas para a luz, que gerou e conservou a fé em nós e com isto temos o consolo do perdão, paz com Deus e a esperança da vida eterna. Quem tem esta graça, tem tudo. Sem esta graça, nossa vida está nas mãos de satanás que nos ilude e nos arrasta para a eterna condenação. Paulo pôde estar certo: Deus está ao meu lado, me protege, dirige e abençoa.

Alguém dirá: Quem me dera ter esta certeza! Tu também tens esta certeza pelo Evangelho, a boa nova da salvação. Ali Deus te chama ao arrependimento, te oferece o perdão por amor a Cristo, perdoa teus pecado abundante e diariamente. É teu Pai celestial. A prova está no batismo que recebeste. Na Santa Ceia ele te firma nesta certeza.

4. Te basta. Como basta? Paulo pediu para retirar o espinho da carne porque isto estava impedindo o bom desempenho do seu ministério - e Deus deixa o espinho?E lhe diz: Minha graça te basta! De fato, nem sempre – melhor, nunca - compreendemos os caminhos de Deus. O Deus que se revela ao contrário, que tira força da fraqueza, que nos trouxe a vida pela morte de Cristo, ele sabe qual o melhor caminho para nós. Ele nos educa na fé, humilhando-nos, para não cairmos na soberba. O diabo intentou fazer mal a Paulo, mas Deus o tornou em bem. Isto as histórias na Bíblia mostram claramente.

5. O poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Que fraqueza é esta? É o reconhecimento de que não é nossa força, aparência, retórica, sabedoria, força humana – a que hoje se dá tanto valor, também no ministério, devemos usá-los, mas não é nisto que está a força e faz o reino de Deus crescer. Mas quando nos humilhamos, quando sabemos que não é nossa força, nosso poder; quando reconhecemos que somos míseros pecadores, indignos, que dependemos totalmente da graça de Deus e nos apegamos humildemente à sua palavra, então Deus pode agir e edificar o seu reino. Quando nos voltamos em humilde oração a Deus, pedindo que abençoe o fraco trabalho de nossas mãos. Sim, o Senhor diz: A minha graça te basta, o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Porque quando sou fraco, então é que sou forte.(v.10)

Que Deus nos firme nesta fé, que à luz da Palavra de Deus nos conserve em humilde reconhecimento de nossos pecados, apegados ao consolo do evangelho, para que na força do Evangelho suportemos as angústias desta vida, e cresçamos no amor a Deus e ao próximo, não medindo esforços para proclamar o evangelho. Amém.

 

Horst Reinhold Kuchenbecker – São Leopoldo – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
horstrk@cpovo.net
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)