Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

8º Domingo Após Pentecostes – 30 de julho de 2006 –
Ef 1 .6-14 + Sl 126.3-6, Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

O que faz alguém ser ou ficar alegre? Dinheiro, fama, festas? Bom salário, boa colheita, receber uma herança ou prêmio? O que faz você ficar alegre?

O Sl 126 fala de estar alegres. O motivo que o salmista dá para a alegria é bem diferente desses que eu acabei de dizer: De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres. O apóstolo Paulo também diz em Fp 4.4: Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor!

Como cristãos, aceitamos a Bíblia como a única e verdadeira Palavra de Deus para nós e para nossa vida. Por isso, podemos dizer que tudo o que Deus fala nela se dirige e se aplica a nós. Assim, nós podemos dizer como nossas as palavras do Sl 126.3: De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.

Mas, que grandes coisas são essas que o Senhor fez por nós? Neste culto de ação de graças, e também em cada dia da nossa vida, é fundamental nós conhecermos, entendermos e crermos no que o Senhor fez e ainda faz por nós, pois é assim que podemos estar realmente alegres e dar a Deus a verdadeira gratidão que Ele merece e espera de nós.

O SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres! A epístola de hoje nos mostra quais são as grandes coisas que Deus fez e ainda faz por nós, que nos fazem ser alegres e agradecidos ao Senhor.

Em 1 o lugar, o apóstolo Paulo mostra que por meio de Cristo, Deus perdoa os nossos pecados. No v. 7 ele diz: Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados.

Mas, por que receber perdão dos pecados é motivo de alegria e gratidão a Deus? Vejam o que Paulo diz em Ef 2.1-5:

Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam . Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus. Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo .

O pecado, com o qual cada um de nós já nasce, nos separa de Deus, atrai sobre nós o seu castigo, nos faz ser espiritualmente mortos e nos condena à morte eterna, no inferno!

Isto é tão certo como o ar que respiramos, como o fogo queima e o gelo esfria. E é verdadeiro para cada pessoa no mundo e para cada um de nós. O pecado nos faz prisioneiros do diabo, e não temos meios nem condições para nos libertar dele sozinhos. A lei de Deus, especialmente nos 10 Mandamentos, nos mostra claramente que somos pecadores e, portanto, sujeitos ao juízo de Deus, porque nossos pecados ofendem e desrespeitam a Deus.

Mas, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por meio de Cristo, Ele perdoa os nossos pecados. Deus, por sua própria iniciativa e movido por seu amor, nos deu sua graça, isto é, favor que não merecemos, nos libertando do pecado por meio da morte de Cristo na cruz. Como Paulo nos diz nos v. 7-8, como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura!É por isso que estamos e vivemos alegres!

Em 2 o lugar, pela união com Cristo, Deus nos escolhe para sermos seu povo. Vejam o que Paulo diz no v. 11:

Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo.

Separados de Deus por causa do pecado, os seres humanos não são neutros, “nem de Deus, mas também não do diabo”. A Bíblia é clara no ensino de que quem não está com Deus está contra ele, e que Deus exige exclusividade como único Deus verdadeiro em nossos corações e vidas. Assim, quem não tem o perdão e por isso não foi liberto do pecado ainda é inimigo de Deus, e não é do seu povo nem de sua família.

Novamente, sozinhos não podemos chegar a Deus e nem ser parte do seu povo. É Deus que mais uma vez toma a iniciativa e age em nosso favor: pela união com Cristo, Ele nos escolhe para ser seu povo. Quer dizer que para sermos do povo de Deus, povo salvo e herdeiro da vida eterna, precisamos estar unidos com Cristo. E estamos unidos com Cristo quando recebemos a fé nele como nosso Salvador e se continuarmos firmes nesta fé viva e atuante, como Jesus diz em Jo 15.4-5:

Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar frutos se ficarem unidos comigo. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada .

De acordo com o plano de Deus, Ele nos escolheu para sermos seu povo, pela união com Cristo.

É por isso que estamos e vivemos alegres!

Em 3 o lugar, Paulo mostra que com o seu Espírito Santo, Deus nos garante que receberemos o que Ele prometeu. O Espírito Santo tinha sido prometido por Jesus aos cristãos, e é dado a cada um que crê em Cristo e na sua salvação. Paulo diz nos v. 13-14:

A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória.

O Espírito Santo é a marca, o “carimbo” de Deus sobre seus filhos, que recebemos no nosso batismo e que, como Paulo diz, é a garantia de que somos filhos e herdeiros de Deus e que receberemos a vida eterna, conquistada por Cristo na cruz, e que será completa no dia do juízo final, quando seremos totalmente livres do pecado e de suas conseqüências.

Esse Espírito Santo é um presente de Deus para nós, que não podemos conseguir por nossas forças ou merecimento. Mas podemos sim atrapalhar a ação dele em nossa vida e até expulsá-lo de nosso coração, quando preferimos viver conforme nossos desejos, planos e vontades, e não como o Espírito quer nos guiar. Por isso Paulo diz em 1Ts 5.19: Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Nós muitas vezes falhamos e atrapalhamos o Espírito Santo em nossa vida.

Deus, porém, não falha em suas promessas para nós. E Ele é tão bondoso e fiel que, com o seu Espírito Santo, Ele nos garante que receberemos o que Ele prometeu.

É por isso que estamos e vivemos alegres!

Meu irmão, minha irmã, o que faz você ficar alegre? Por causa do pecado, as alegrias desta vida são frágeis e passageiras. Por isso, estando alegre ou triste, lembre-se:

O SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres!

  • Por meio de Cristo, Deus perdoa os nossos pecados.
  • Pela união com Cristo, Deus nos escolhe para sermos seu povo.
  • Com o seu Espírito Santo, Deus nos garante que receberemos o que Ele prometeu.

E lembrem-se de que, além de tudo isso, Ele é quem nos dá a saúde, o trabalho, o dinheiro, a família, os amigos, os irmãos na fé e tudo de que precisamos para viver neste mundo. Tudo pertence a Ele e Ele nos empresta tudo por amor para vivermos com alegria como seus filhos!

Por tudo isso estamos alegres; por tudo isso estamos agradecidos hoje ao Senhor neste culto especial de ação de graças; por tudo isso queremos agradecer ao Senhor cada dia, nos colocando em suas mãos e ao seu serviço para levar as bênçãos da salvação de Cristo para muitas pessoas!

Finalizamos com a promessa que Deus faz no Salmo 126.5-6:

Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria! Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.

Essa colheita acontecerá na vida eterna, para todos aqueles que semeiam nesta vida a fé em Cristo e vivem unidos a Ele nesta fé, plantada em nós pelo seu Espírito Santo. Por todas essas bênçãos, meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos alegres e vivemos alegres! Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)