Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

8º Domingo Após Pentecostes – 30 de julho de 2006 –
Ef 1.3-14 – Alex M. Schmökel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Herdeiros de Deus!

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco neste momento em que meditaremos na Santa Palavra de nosso Deus. Amém.

INTRODUÇÃO

Seguidamente pregadores iniciam suas mensagens com as seguintes expressões: “Querido povo de Deus!”, ou “Amado povo de Deus!”, ou ainda “Prezado povo de Deus!”, e assim por diante.

O uso da expressão “povo de Deus” era uma forma muito comum usada pelos profetas e outros escritores do Antigo Testamento, e até mesmo pelo próprio Deus. Pois com a expressão “povo de Deus”, vinha a mensagem ao povo. E esta mensagem poderia ser de juízo para levar o povo ao arrependimento ou de perdão e salvação.

Mas, para nós, o que significa ser chamado de “povo de Deus?” Significa muito! É um grande privilégio que temos, pois significa que somos herdeiros de Deus.

Nesta sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo deixa isto bem claro. Pois esta é uma das poucas cartas do apóstolo em que logo após a sua costumeira saudação (vs. 1-2), ele não trata de problemas nas igrejas. Mas pelo contrário. Aqui o apóstolo dá ênfase ao tema “Igreja”, mostrando que tanto os judeus como os não-judeus são “povo de Deus”, são herdeiros de Deus.

I – ESCOLHIDOS ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO (v. 4)

Desde antes da fundação do mundo, Deus já nos tornou Seus herdeiros. Não porque merecêssemos, mas unicamente por Sua “...divina e paterna bondade e misericórdia...” (Lutero. 1 o Artigo do Credo Apostólico).

Os judeus julgavam-se a raça eleita, a propriedade exclusiva de Deus, pensando que assim nunca perderiam a salvação, a ponto de tratarem com desprezo os que não faziam parte de seu povo. Mas muitos deles acabaram se perdendo, se desviando da salvação por causa da sua incredulidade, ou seja, por não crerem em Jesus Cristo como o Filho de Deus enviado para salvar o mundo todo.

Por outro lado, muitos não-judeus acabaram crendo no ensino, na mensagem de Jesus e na pregação dos Seus discípulos e apóstolos, e desta forma tornaram-se herdeiros de Deus.

Por amor Deus escolheu os Seus desde antes da fundação do mundo. Mas Deus ainda hoje continua escolhendo os Seus, por meio da pregação do Evangelho salvador de Jesus Cristo, com o firme propósito de tornar ainda muitos Seus herdeiros – herdeiros da vida eterna.

Também nos escolheu desde antes da fundação do mundo “...para sermos santos e irrepreensíveis...”, ou seja, para vivermos nossa vida cristã de maneira decente e agradável a Deus, de acordo com o que Ele nos ensina em Seus Mandamentos e conforme diz o apóstolo Paulo em Rm 13.13: “...como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidades ou indecência, nem brigas ou ciúmes...”.

Fomos adotados como filhos de Deus para sermos Seus herdeiros. Por isso queremos viver nossa fé cristã, nossa vida cristã, da melhor maneira possível, não dando ocasião para os inimigos da Igreja, os não-cristãos, nos acusarem de hipócritas e imorais. Pois, além de ser uma ofensa a Deus e colocar em risco a nossa salvação, um procedimento errado falsifica e até impossibilita o convite que pela vontade de Deus somos chamados a fazer aos que ainda não confiam em Jesus Cristo, o Salvador. Estamos vivendo como filhos e herdeiros de Deus?

II – HERANÇA CONCEDIDA GRATUITAMENTE EM CRISTO (vs. 5,6)

Precisamos tomar o cuidado para não nos tornarmos semelhantes aos judeus: por se considerarem filhos de Abraão (Jo 8.39), pensavam que nunca perderiam a herança como povo de propriedade exclusiva de Deus. Eles tiveram a oportunidade de conhecer e receber a herança do próprio Cristo, mas muitos o rejeitaram, pensando que não precisavam de um Salvador, conforme aconteceu em Nazaré, onde Jesus foi rejeitado pelo Seu próprio povo. E tudo devido à incredulidade deles, conforme está escrito em Marcos 6.6.

Assim como esta herança foi concedida gratuitamente aos judeus e depois aos não-judeus, assim ela é concedida a cada um de nós ainda hoje pela pregação do Evangelho Salvador de Jesus Cristo, mediante a fé que se apega à obra Salvadora de Cristo na certeza de que foi feito por nós, e esta é fortalecida pela Santa Ceia. Desta forma “...temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça...”, pois Cristo pagou com a Sua morte na cruz livrando-nos da escravidão do pecado. O Seu amor por nós é maior do que o pecado que está em nós, ou seja, “...onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda...”, conforme escreveu Paulo em Rm 5.20. Desta forma fomos feitos herdeiros de Deus.

III – SELADOS COM O SANTO ESPÍRITO (v. 13)

Ao sermos feitos herdeiros de Deus, também fomos selados com o Espírito Santo. Na época do apóstolo Paulo, os reis e as pessoas de uma classe social mais elevada tinham anéis com alguns símbolos que eram usados para selar cartas, documentos e outras coisas para sinalizar que aquele objeto tinha um proprietário.

O que não é muito diferente nos dias de hoje, em que criadores de gado marcam seus animais; empresas lançam suas marcas registradas acompanhadas com o código de barras. Tudo isto é feito para indicar que aquele objeto, ou aquela coisa, ou aquele animal tem um dono.

Desde o princípio o Espírito Santo tem selado o povo de Deus como propriedade exclusiva de Deus. Desde o princípio o Espírito Santo tem selado o povo de Deus como filhos e herdeiros de Deus e de Seu Reino. E em meio a este povo de Deus estamos nós – vocês e eu – e toda a cristandade na terra.

Mas como o Espírito Santo fez isto? Martinho Lutero, na explicação do 3 o Artigo do Credo Apostólico, diz que o “...Espírito Santo me chamou pelo evangelho...”, ou seja, pelo ouvir a pregação do Evangelho.

Também em nosso Batismo o Espírito Santo colocou a fé em nosso coração para crermos neste Evangelho. E desta maneira fomos selados por Ele, ou seja, passamos a ser povo e herdeiros de Deus. Nosso nome passou a estar inscrito no Livro da Vida, conforme escrevem os apóstolos Paulo em Fp 4.3 e João em Ap 20.12-15.

Mas ser selado pelo Espírito Santo, isto é, ser povo e herdeiro de Deus, não significa que estamos isentos de perdermos a fé, de cairmos dela. Para evitar tal queda fatal, esta fé precisa ser alimentada pela Palavra de Deus e pela Santa Ceia todas as vezes que tivermos oportunidade. Bem como a nossa vida de herdeiros de Deus, como povo de Deus, também precisa ser exercitada na vida cristã fiel, piedosa e consagrada ao Senhor Jesus Cristo e ao nosso próximo, pois como diz Tiago “...a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tg 2.17).

CONCLUSÃO

Amado povo de Deus!

Que privilégio poder ser chamado assim!

Que alegria!

Que maravilha!

Pois somos filhos, somos povo e somos herdeiros de Deus. Deus, por meio de Jesus Cristo, nos concedeu este privilégio de vivermos nossa vida cristã, viver a nossa fé cristã e o nosso amor cristão como Seus filhos e Seus herdeiros.

Por isso não queremos perder este privilégio, mas sempre nos alimentar com a Palavra de Deus e Sua Ceia para permanecermos bem firmados nesta certeza de já termos a vida eterna e de a desfrutarmos em perfeição, com todo o povo de Deus e os santos anjos e com Ele próprio, no céu. Amém.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Amém.

Soli Deo Gloria!

 

Alex M. Schmökel –Vera Cruz – RS
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
amschmokel@terra.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)