Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

9º Domingo Após Pentecostes – 06 de agosto de 2006
Ef 2.19-22 – Horst Reinhold Kuchenbecker
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: A Igreja Cristã

O presente texto nos leva a meditar sobre a Igreja Cristã. Toda a carta aos Efésios fala da Igreja Cristã.

O que nos vem à mente quando ouvimos a palavra “Igreja”? Provavelmente pensamos logo em nossa congregação. Mas e se fôssemos para a rua e perguntássemos as pessoas: Olá, permita-me uma pergunta: Tu pertences a uma igreja cristã. Tu vais à missa ou a um culto? Numa pesquisa que fizemos numa vila anos atrás, com três perguntas: “Vocês têm uma Bíblia em casa? E a lêem? Pertencem a um grupo religioso?” – tivemos uma grande surpresa. Oitenta por cento das pessoas tinham uma Bíblia e se consideravam cristãos, mas só vinte por cento freqüentavam a igreja. Pois chamar alguém de ímpio ainda hoje é, de certa forma, uma ofensa. Todos se consideram cristãos.

E como isso está em nossa congregação? Qual é o número de membros inscrito e qual o número dos participantes? Outra pergunta: E quantos dos participantes são de fato cristãos e pertencem à família de Deus? Jesus já disse no seu tempo que há joio no meio do trigo, falsos em meio aos verdadeiros.

Isto torna a pergunta, sobre quem é realmente membro da Igreja Cristã, bem pessoal. Esta pergunta nos amedronta, pois levanta em nosso coração a séria pergunta: Será que eu sou verdadeiro cristão? Importa ter clareza sobre esta pergunta e, se surgirem dúvidas, sabermos onde buscar refúgio. O presente texto fala da família de Deus, do fundamento da Igreja cristã e de como ela está sendo edificada.

1. Quem são os membros da Igreja cristã?

Diz o texto: Já não sois estrangeiros e peregrinos. Por natureza não éramos membros, pelo contrário, estávamos mortos em nossos delitos e pecados (2.1,5).

Mas eis que Deus em seu grande amor nos providenciou maravilhosa salvação. Não somente nos amou em Cristo, que por sua paixão e morte providenciou a possibilidade de salvação de toda a humanidade, mas ele veio a cada um de nós pessoalmente. À maioria de nós já por ocasião do batismo. Pelo seu Espírito nos chamou, iluminou e congregou. Ele nos deu vida (2.5). Por sua palavra e o sacramento da santa ceia ele nos edifica e conserva na fé. Não podemos agradecer o suficiente a Deus por este amor.

Portanto, quanto tu confessas de coração teus pecados a Deus, dizendo: “Eu pobre e miserável pecador te confesso todos os meus pecados e iniqüidades com que provoquei a tua ira, merecendo mui justamente o teu castigo temporal e eterno. Lamento de todo o coração estas minhas culpas e arrependo-me sinceramente. Suplico-te, mediante a tua profunda misericórdia e a santa, inocente e amarga paixão e morte de teu amado Filho Jesus Cristo, que tenhas piedade e misericórdia de mim pobre pecador.” Sabe, este conhecimento de teus pecados, esta confiança no amor de Cristo, isto tu não tens de ti mesmo, o Espírito Santo abriu teus olhos para te reconheceres como mísero pecador e confiares na graça de Cristo, no perdão dos pecados. Sim, teres certeza de que teus pecados estão perdoados, por pura graça e amor de Deus, sem nenhum colaboração ou feito de tua parte. “Por graça deverei ser salvo, e disso não vou duvidar. Bem sei que alcançarei meu alvo, na Bíblia posso me fiar. Jesus é quem ali me diz: ´Por graça irás ao céu feliz´” (Hinário Luterano, hino nº 371.1).

Mas a fé é algo do coração. Só tu sabes isso e teu Deus o sabe. Não podemos ver a família de Deus. A Igreja Cristã de certa forma é invisível, ou oculta à percepção humana. O exterior pode enganar. Por isso confessamos:Creio no Espírito Santo – na Santa Igreja cristã, a comunhão dos santos.

Sim, todos os que confiam na graça de Cristo, Deus os declara santos. Deus os olha em Cristo, através de Cristo e os vê na justiça de Cristo, como os que têm perdão dos pecados, enquanto estiverem na fé. Mas esta fé, nós a temos, ainda em nosso corpo pecaminoso. Isto é, em luta diária, fraquezas e quedas. Diariamente precisamos suplicar por perdão, pois nossas melhores obras também estão manchadas de pecados. Por isso Lutero afirma: A Igreja é tão invisível aos olhos do mundo que ninguém vê a fé, nem eu mesmo vejo minha santidade. Pois é uma justiça alheia. Deus me declara justo em seu coração. Nós, aqui, enquanto na vida, lutamos, e quanto mais crescemos no conhecimento da palavra de Deus e lutamos, mais miseráveis e pecadores nos sentimos. Muitas vezes julgamos: Eu acho que não tenho fé. Pois se tivesse não deveria cair tanto, ter tantos maus pensamentos. Nestes momentos nos cabem as palavras de Cristo: “Homens de pequena fé”. Não devemos olhar para dentro de nós, nem para as circunstâncias em nosso derredor, mas para Cristo e sua graça e saber: Tenho perdão. Isto nos leva à pergunta: Mas se a Igreja é invisível, onde posso encontrá-la?

2. O fundamento da Igreja.

Sim, onde posso encontrar a santa igreja cristã, a comunhão dos santos? Ela tem sinais que indicam sua presença. Estes sinais são a palavra de Deus e os sacramentos. Onde a palavra de Deus está sendo pregada em sua clareza e pureza e os sacramentos administrados conforme instituídos por Deus, ali está a Igreja, pois a palavra de Deus não volta vazia (Is 55.11).

Isto é muito importante, em primeiro lugar para a nossa fé individual. Pois freqüentemente chegam dúvidas ao nosso coração sobe a veracidade de nossa fé. Como dissemos, somos assaltados por dúvidas sobre nossa fé, até no culto e até ao irmos à Santa Ceia. Dúvidas como será isso de fato o corpo e sangue de Cristo? Eu acho que não estou preparado, nem digno da Santa Ceia. Ou, acho que recebi a santa ceia de forma indigna. Não, não tenho fé. Acho que sou um hipócrita...

Tu conheces tais perguntas e dúvidas? Cada cristão tem esta luta e é uma luta diária. Esta luta tem diversos ângulos. Alguém pode vencer certos pecados, mas tem sua fraqueza em outros pecados. Nestes momentos importa que nós nos apeguemos à palavra de Deus. Está escrito que Deus me amou e ama. Minha consciência com direito me acusa de pecados, mas ela não pode continuar a acusar, quando nós nos refugiamos em Cristo. Então importa dizer: Aqui está Cristo que me salvou. Sou da família de Deus, edificado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular (v.20).

Quando alguém começa a construir, ele coloca a pedra angular. Esta pedra orientará toda a construção, todas as linhas horizontais e verticais. Toda a Escritura (Antigo e Novo Testamentos) proclama Cristo e é interpretada a partir de Cristo. Cristo vem a nós pela Escritura. A Escritura testifica de Cristo. Ela é o Verbo no verbo (na Palavra), é o fundamento de nossa fé. Esta palavra nos edifica e edifica a Igreja.

3. Cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito (v.21,22).

Fomos chamados para fora das trevas e da morte para a luz e a vida, para sermos edificados santuário de Deus e habitação do Espírito Santo. Jesus chamou os que estavam perto, os judeus, mas não tinham pleno conhecimento da salvação, e os que estavam longe, os gentios, (v.12). E o apóstolo Paulo diz: Ele é a nossa paz (v.14), tanto judeus como gentios, formam agora, na paz de Cristo, uma família. E são edificados. Edificados no conhecimento.

Há um crescimento no conhecimento de Cristo e há um crescimento diário na fé, isto é, na luta contra a carne. Esta luta, como todas as lutas, tem altos e baixos. Muitas vezes até ouvimos dizer: A Igreja Cristã está em decadência! Mas isto só pode ser referido da igreja visível, organizacional. Pois onde a palavra de Deus chega, ali ela opera a fé, ali há crescimento. Quanto aos que abandonam a fé, temos que dizer com o apóstolo Pedro: Não eram de nós (1 Pe 2.19). O templo de Deus não decai. É verdade que nos últimos tempos o rebanho será pequeno, mas o “reino está em permanente crescimento, até a última pedra ser acrescida, então virá o fim. Somos gratos a Deus que nos chamou. Queremos permanecer apegados à sua Palavra e não medir esforços para difundi-la. Aguardamos a sua vinda em glória. Amém

Horst Reinhold Kuchenbecker
São Leopoldo – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
horstrk@cpovo.net
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)