Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

10 º Domingo Após Pentecostes – 13 de agosto de 2006
Série Trienal B – Ef 4.1-7, 11-16 – Aldo Julio Zilki
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, nosso Salvador quem foi exemplo de obediência e honra a Deus Pai Celestial e a seus pais carnais. Que seu amor nos incentive a honrar a Deus Pai. Que seu amor nos estimule a instruir a nossos filhos no respeito e no amor ao Senhor. Amém.
    Dia dos Pais deveria ser todos os dias. Como o comércio se propõe a “honrar” os pais nesse dia, nós não queremos ficar de fora. Nós também queremos fazê-lo meditando na palavra de Deus. Ela sempre nos ilumina e fortalece para que possamos pais moldados por Deus que imitam a Cristo. Com isso estamos imitando nosso Criador que é Senhor sobre tudo o que existe.
   O nosso texto de hoje, Ef 4.1-7,11-16 nos mostra que nós precisamos ser:
 
PAIS MOLDADOS POR DEUS QUE IMITAM A CRISTO.
 
   Inicialmente o apóstolo Paulo se considera “prisioneiro no Senhor”. Isso é bem mais do que estar preso por causa de Cristo. Então aquele que está em Cristo, preso a ele, recebe o convite a viver conforme Deus quis quando o chamou.
   Transportando isso ao Dia dos Pais poderemos então dizer que: Somos Pais moldados por Deus que imitam a Cristo. Como?
I.                     Cultivando virtudes cristãs.
   Nós lemos nos versículos 1 e 2: Aqui o apóstolo Paulo se dirige a cristãos que, pela graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo  foram perdoados e transformados. Ele se dirige àqueles que estão em plena comunhão com nosso Senhor pro causa da nova natureza que o Espírito Santo criou neles. Somente essas pessoas podem chegar a ser humildes, amáveis, bem educados, e serão capazes de suporta-se mutuamente.
  Ele também nos diz que precisamos viver de acordo com o que Deus quis quando nos chamou. “Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor”. Estas são virtudes que fazem que as pessoas vivam conforme o que Deus quis quando as chamou. Deus espera que sejamos disciplinados e obedientes.
 
   Disciplina mais obediência é igual ao respeito que se deve a Deus. Nós lemos no texto de Ef 6.4, última parte: “Mas vós pais,... criai vossos filhos na disciplina do Senhor”. Essa certamente é grande preocupação de cada pai de família. Todo pai que se preze sonha em ter filhos obedientes que honrem a Deus e tenham profundo respeito pelos seus progenitores. Para isso é necessário viver cristãmente. Convenhamos: Essa tarefa não é nada fácil. Não faz muito tempo li sobre um renomado sociólogo que visitou um determinado país. Ao deixá-lo, os repórteres perguntaram-lhe: O que mais lhe impressionou no nosso país? Ele respondeu: “Me impressionou grandemente a forma como os pais obedecem a seus filhos”. Podemos ver que os jovens modernos são cada vez mais rebeldes. Uma jovem responde o porquê. Ela diz: “somos rebeldes por causa do exemplo que nossos pais nos dão. Eles mesmos não se comportam bem. Por outro lado, eles são indulgentes demais: eles nos deixam fazer tudo que temos vontade de fazer. Por isso somos indisciplinados”.
   Concordando ou não com a opinião expressada pela jovem, esse parece ser o pensamento da maioria dos jovens de hoje. Por isso, convém que analisemos o lar moderno para ver se é um lar cristão. O Lar é cristão quando os filhos cristãos honram os seus pais cristãos. O apóstolo Paulo afirma: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”.
   Será que custa muito ser humilde? Não custa nada um pai que se equivocou em relação a seu filho chegar e pedir perdão pelo seu erro. Como é bonito ver pais e filhos vivendo em harmonia: filhos bem educados e pais pacientes diante da intolerância de filhos jovens.
   Parece que vivemos num mundo totalmente sem Deus. O que mais se nota pais e filhos se agredindo mutuamente com palavra, gestos e ações. A boa educação já está ameaçada de extinção.
   Criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor inclui falar-lhes de Cristo. Significa dizer-lhes que Cristo também foi uma criança que esteve submetida a seus pais. Ele cumpriu perfeitamente, por nós, o mandamento que pede que honremos a nossos pais. Na cruz ele deu sua vida para salvar-nos. Enquanto pendurava na cruz, ele não se esqueceu de sua mãe deixando-a aos cuidados de João. Ensinar aos filhos que Cristo, ao ressuscitar, garantiu a nossa própria ressurreição. Ele subiu ao céu para preparar lugar para todo aquele que segue e pratica a vontade divina. 
   Por tanto, todo filho precisa guardar em sua mente e coração e praticar: “Honra a teus pais”. Todo pai precisa fazer o mesmo com: “criai vossos filhos na doutrina e admoestação do Senhor”. Também precisam por em prática o conselho do Sl 78.4: “Não escondam de vossos filhos o poder de Deus”.
   Gostaria que vocês pusessem na cabeça de vocês que isso não é tão difícil quanto parece. É preciso ter uma boa dose de humildade complementada com outra dose de submissão, vontade e  humildade para reconhecer nossos erros. Faz-se necessário uma boa porção de modéstia para reconhecer nossa incapacidade de sermos bons pais e excelentes filhos. Precisamos de submissão para sujeitar-nos a Deus. Necessitamos de bom ânimo para fazer a vontade de Deus.
    Nós temos tudo para sermos felizes!  Deus fez tudo para dar-nos essa felicidade. Enviando Cristo para morrer em nosso lugar, Deus está colocando toda nossa imperfeição sobre Cristo. Ao mesmo tempo, ele está pondo em nós toda perfeição e justiça de Cristo. Essa é a melhor notícia que poderíamos ter escutado em nossa vida.
   Essa troca que Deus faz em nós permite que um progressivo entendimento entre as pessoas. Ela permite que nós amemos aos outros da mesma forma que Cristo nos amou. Com isso, a nossa vida será diferente. No nosso lar haverá harmonia. A felicidade passará a dominar o nosso ser.
 
   Somos pais moldados por Deus que imitam a Cristo:
 
II.                   Preservando a unidade da fé.
 
       Nós lemos no versículo 3: “Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá”. Aqui temos uma profissão de fé do cristão. Há uma Confissão de Fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. São enumerados sete elementos da fé e vida cristã. No entanto, se ressalta o caráter único de cada um deles. O centro de tudo é o ÚNICO ESPÍRITO, ÚNICO SEÑOR JESUS CRISTO E O ÚNICO DEUS PAI.
   Nunca esqueço quando meu velho pai completou seus 80 anos. Ele nos reuniu na igrejinha onde sempre congregávamos quando pequenos. Com suas mãos trêmulas tomou sua Bíblia de letras gigantes, e nos leu esse versículo. Entre lágrimas nos pediu: “sejam unidos. Sejam humildes. Que ninguém de vocês irmãos e irmãs queiram se achar superiores aos outros. Que entre vocês reine sempre essa paz e união que Cristo Jesus ganhou para vocês com sua morte na cruz”. Fechou sua Bíblia e se sentou. Pais moldados por Deus imitam a Cristo mantendo sua família em harmonia e perfeita paz. Não há dúvida que a disciplina é necessária; porém, ela precisa ser exercida conforme a vontade do Senhor. “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados” (Cl 3.21).
   Pais moldados por Deus imitam a Cristo na unidade da fé. Paulo apela para essa nova natureza dos pais cristãos para manter a unidade da família. Contam que o Comunismo conseguiu se alastrar na Rússia porque as autoridades do país seqüestravam o pai, chefe da família. Com isso, a família ficava sem rumo. Toda aquela vida de união que havia no seio familiar foi destruída. Assim era mais fácil impor suas idéias e princípios.
   Conservar a unidade da fé inclui combate a falsas doutrinas, maus costumes e coisas prejudiciais aos nossos filhos.Tudo isso nos o temos exemplificado na pessoa do nosso Salvador Jesus Cristo. Agora podemos imita-lo.
    Pensemos naqueles pais que não estão nem aí com a educação religiosa dos filhos. Pensemos naqueles pais que não dão bom exemplo aos filhos abandonando sua igreja e seu Deus. Pensemos no resultado de tudo isso: Que tipo de pais serão esses filhos que não foram orientados segundo os caminhos de Deus. Qual é a paz que eles podem transmitir a seus filhos? Qual a unidade que reinará no seio de suas futuras famílias?
   Lembrem-se disso: Somente em Cristo uma família poderá permanecer bem ajustada cujas partes fiquem bem ligadas entre si e todos crescem em amor.
   Somente assim poderemos desejar-nos mutuamente: FELIZ DIA DOS PAIS!!!.
 
Pastor Aldo Julio Zilki
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
São Paulo - SP – BRASIL
revaldojulio@yahoo.com.br

(zurück zum Seitenanfang)