Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

12º domingo após Pentecostes – 27 de agosto de 2006
Série Trienal B – Efésios 4.30-5.2 (NTLH) – Leandro Daniel Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Ser filho de Deus é ser diferente dos outros!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

No mês de agosto comemoramos o dia dos pais. Muitas pessoas já não têm o pai para comemorar com ele. Outras vivem afastadas do pai, mas a maioria vive com ele. E muito do que nós somos vem do pai, como diz o ditado: "Filho de peixe, peixinho é", ou "tal pai, tal filho". Filhos de pais bons e carinhosos provavelmente vão ser assim também, assim como filhos de pais violentos e indiferentes podem se tornar iguais a eles. Nós, como filhos, somos parecidos com nossos pais.

Para nós cristãos o dia dos pais é de dupla comemoração, pois temos o pai daqui e o Pai de lá, do céu, o Pai Criador de tudo e de todos. Ele é um Pai que nos chama de filhos queridos, como diz Paulo na 1 a parte de Ef 5.1: Vocês são filhos queridos de Deus .

Somos filhos de Deus. Ser filho de Deus é ser diferente dos outros!

Assim como o filho se parece com o pai, Deus espera que sejamos parecidos com Ele, como lemos na 2 a parte do versículo l: e por isso precisam ser como Ele.

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros! Por quê? Porque, como diz nosso texto, quem não é filho de Deus vive com amargura, ódio, raiva, gritaria, insultos e maldade. Vive entristecendo o Espírito Santo de Deus com essas atitudes, que nós vamos analisar rapidamente para ver o que são e se não há algumas delas em nós:

a) Amargura: significa uma disposição dura, maliciosa, inclinada a brigas. Indica o "gosto amargo" que certas coisas têm na nossa boca. Muitas pessoas ficam amarguradas devido às experiências negativas da vida e passam a demonstrar amargor e ressentimento como uma defesa. Assim, censuram os outros, raramente dizem uma palavra gentil ou de elogio a alguém, tornam-se incapazes de reconhecer qualquer bem nos outros. Algumas dessas pessoas chegam a achar que suas censuras aos outros são uma virtude, pensando que fazem bem ao mundo por atacarem outras pessoas, achando que defendem "causas justas".

b) Ódio: são excitações temporárias de fúria, explosões de ira, em contraste com a própria raiva, mais constante e permanente. O ódio é uma das manifestações do egoísmo, pelo qual a pessoa ataca seus semelhantes, quando não consegue as coisas do seu jeito, em qualquer situação. Tanto o ódio quanto a raiva podem resultar do espírito amargurado, que já mostramos.

c) Raiva: é um ódio profundamente enraizado, um ressentimento duradouro, em que a pessoa não perdoa aos outros, com uma atitude totalmente contrária ao amor.

d) Gritaria, indica as explosões de ódio, que geralmente se manifestam em gritos fortes. A pessoa tem um espírito de ódio e solta seu amargor, numa ação egoísta que não pode existir onde há o Espírito de Deus.

e) Insultos, são as injúrias (xingamentos) faladas contra Deus e contra o semelhante. Podem ser ataques diretos e agressivos, mas também podem ser feitos às escondidas, como no caso da fofoca. Aqui estão todas aquelas coisas maldosas que alguns dizem contra outros, e que produzem resultados injuriosos, pois o seu desejo é maldoso, a fim de ferir alguém.

f) Maldade: tem aqui o sentido de má vontade, malignidade, malícia. Na realidade, esse pecado pode ser considerado a raiz de todos os outros. Isso expressa a própria essência do que é a natureza apodrecida do velho homem em nós.

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque quem não é filho de Deus vive perdido e sem rumo em sua vida. Quem não é filho de Deus vive perdido e vai por caminhos escuros, que levam à morte, como muitos meninos de rua, sem pai, que infelizmente seguem pelo caminho das drogas, do crime e da morte nas esquinas e praças.

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros, é ser diferente de quem não é filho de Deus. Você é diferente? Ou você é uma pessoa amarga, que tem explosões de ódio, que tem dificuldades para perdoar, que apela para a gritaria e para os insultos ou a fofoca, em vez de conversar e ser delicado quando fala, que não consegue controlar a maldade do velho homem dentro de você? Você é diferente ou ainda está perdido e sem rumo em sua vida, caminhando para a morte?

Muitos de nós ainda agimos como quem não é filho de Deus. Todos nós muitas vezes não agimos como filhos de Deus. Isso por causa do pecado, que nos impede de sermos filhos obedientes de Deus e diferentes dos outros.

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque quem é filho de Deus vive com compaixão, bondade, perdão e amor pelos outros. É o que Paulo diz no versículo 32: Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou a vocês. Quem é filho de Deus vive nos caminhos do Senhor, dominado pelo amor, como lemos no versículo 2: Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós. Quem é filho de Deus vive com alegria, louvor e gratidão a Deus, como lemos nos versículos 19 e 20 (Ef 5): Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo coração, hinos e salmos ao Senhor. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre por todas as coisas a Deus, o Pai.

Parece tão difícil ser filho de Deus, não é verdade? Ser diferente é mais fácil quando isso significa mudar apenas por fora, usando certas roupas ou cortes de cabelo, não comendo ou bebendo certas coisas, marcando presença na igreja só para mostrar que é um "bom cristão", enfim, mudando só na aparência. Ser diferente só por fora não é difícil, é só seguir algumas regrinhas.

Mas, ser filho de Deus é ser diferente dos outros começando por dentro, pelo coração. Porque é do coração que vêm os maus pensamentos que levam ao crime, ao adultério e às coisas imorais , diz Jesus em Mt 15.19. Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque o filho de Deus tem algo que os outros não têm, algo que transforma seu coração e sua vida: o Espírito Santo de Deus.

No versículo 30 Paulo diz que o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o Dia em que Deus os libertará .

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque quem é filho de Deus é transformado pelo próprio Espírito de Deus, e mais: é ser diferente dos outros porque confia em Jesus Cristo para mudar sua vida e para ter a vida completa, perfeita e eterna no céu.

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus , como diz Paulo no versículo 2.

Nós somos filhos de Deus porque Ele nos adotou através da morte e ressurreição de Cristo, que nos dão perdão, vida e salvação! Por causa do que Cristo fez por nós, nós agora podemos ser diferentes dos outros: ser pecadores que não confiam em suas forças para serem salvos, mas unicamente em Jesus Cristo e na sua obra de salvação.

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros: é viver sempre alegre e disposto para a vida cristã, porque Cristo nos salvou do inferno e da tristeza – de graça, por causa do seu grande amor!

Seja diferente você também: confie em Cristo, peça que Ele dirija a sua vida e siga o que Ele deseja e lhe ensina na Sua Palavra! Ele vai lhe atender o pedido, porque você é filho de Deus e é diferente porque confia nas suas promessas! Amém.

Leandro Daniel Hübner – Dionísio Cerqueira, SC, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br; ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)