Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

12º Domingo Após Pentecostes – 27 de agosto de 2006 –
Série Trienal B – João 6.41-51 – Alex M. Schmökel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Jesus, o Pão da Vida

Que Deus nosso Pai nos abençoe no ouvir e no meditar de Sua Santa Palavra em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

INTRODUÇÃO

Fiquei surpreso, quinta-feira à noite, ao ouvir no noticiário que em nosso país existe uma lei engavetada (como muitas outras) que permite que os restaurantes doem ou vendam as sobras de comida por um preço baixíssimo, mas ninguém o faz por medo de que alguém poderá passar mal com aquela comida e processar o restaurante.

E diariamente vai para o lixo uma quantidade de comida que poderia alimentar 32 milhões de pessoas que passam fome e das quais muitas estão morrendo a cada instante.

CONTEXTO

Em nosso texto Jesus fala em saciar a fome, mas esta é a fome espiritual. Já dois finais de semana, com este, estamos acompanhando o discurso em que Jesus se apresenta como o Pão da Vida que desceu do céu, para alimentar a todos que vêm a Ele, mas de maneira espiritual, ou seja, alimentar a fé. Vemos esta promessa de Jesus no versículo 51 de nosso texto, onde está escrito: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente...”

E em nosso texto, os judeus entram em cena, reclamando: Mas de que maneira Jesus pode dizer que é o pão que desceu do céu, se ele é filho de José e Maria?! Acontece que a incredulidade dos judeus não lhes permitia aceitar que Jesus é o Verdadeiro Filho de Deus, o Messias esperado por eles. A incredulidade deles não permitia que eles recebessem Jesus como o Pão da Vida que desce do céu para saciar a fome espiritual das pessoas.

I – NÃO É UM PÃO PERECÍVEL

Mas quando se fala em fome, em pão, logo nos vem à mente o nosso alimento diário, corporal, o pão que é perecível. Aquele que o povo de Israel comeu no deserto, na sua peregrinação para a Terra Prometida. Aquele pão que o profeta Elias comeu para que ele vivesse e assim pudesse cumprir a missão para a qual Deus o chamou. Isto tudo é provisório, é um pão que é perecível, que não dura para sempre.

Jesus mesmo diz para os judeus, que o povo no deserto comeu do maná e morreu, mas quem se alimenta deste pão que desceu do céu, não morrerá eternamente. E este pão é Jesus, o Pão da Vida. Também, Jesus nos dá a orientação no versículo 27: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará...”

Por isso, quando Jesus afirma que Ele é o Pão da Vida e quem vem a Ele não terá mais fome, Ele não está prometendo resolver o problema da fome no mundo, mas sim se refere à grande fome espiritual, pela qual muitas pessoas passam ainda hoje.

Conta-se a história de que certa vez um cristão consagrado e fiel a Deus, que morava na Rússia na época em que esta era dominada pelo comunismo, escreveu uma carta para seu irmão que morava num país onde reinava a liberdade religiosa. Nesta carta ele escreveu o seguinte lamento: “Em nenhuma parte de nosso país consegue-se comprar uma Bíblia. Estamos rodeados de propaganda anti-cristã. Mencionar o nome de Deus é expressamente proibido, só podemos fazê-lo em pensamento”.

E ele concluiu a sua carta com estas palavras comovedoras: “Nossa grande necessidade não é o pão e a água como alimento corporal, mas sim, temos fome do pão que nos alimenta espiritualmente, ou seja, o Pão da Vida, que é Jesus Cristo, aquele que nos dá a vida eterna. Por isso peço-te para que vocês, em seu país, orem por nós”.

Vemos a partir deste relato que muitas pessoas clamam por este Pão da Vida, querem se alimentar dele para não morrerem eternamente.

II – ELE É ETERNO

E nós? Como nós estamos nos alimentando com este Pão da Vida? Temos aproveitado os banquetes que Deus nos oferece, em que Jesus, o Pão da Vida nos é dado por meio do ensino, e da pregação da Sua Palavra, por meio da Santa Ceia, por meio do perdão de nossos pecados?

Assim como somos acostumados a nos alimentar diariamente com o alimento que sustenta nosso corpo, agora estamos sendo chamados a nos alimentar diariamente com o alimento que sustenta nossa fé, o qual é o Pão da Vida, Jesus Cristo. E este nos é oferecido por meio de nossas devoções domésticas, por meio dos nossos cultos e estudos bíblicos.

E olhando, também, para a história contada a pouco, nós estamos vivendo em um país onde há liberdade religiosa, mas na grande maioria das vezes nos é oferecido como alimento espiritual algo não-cristão, ou seja, o Pão da Vida, Jesus Cristo, nos é apresentado como um simples mestre, um simples homem dotado de alguns poderes milagrosos e assim por diante. Mas este “Jesus”, que é falsificado e não mais o Pão da Vida, não nos alimenta. Nós precisamos de Jesus como o Pão da Vida, aquele que morreu na cruz e ressuscitou, que nos dá a vida eterna por meio da fé Nele.

Já o profeta Amós profetizou que: “...vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. Andarão ... e... correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor e não a acharão” ( cf. Am 8:11).

Que esta profecia não se cumpra entre nós!

Mas que sempre desejemos mais e mais ouvir e aprender a palavra de Deus, pois Jesus mesmo diz que quem se alimentar dele, não morrerá eternamente. Ele também diz no versículo 47: “...quem crê em mim tem a vida eterna”.

CONCLUSÃO

Portanto, meus amados!

Por causa de alguma calamidade ou algum outro desastre podemos passar fome ou até morrer por causa dela, por falta de um alimento corporal. Mas de fome espiritual não morramos jamais, pois Jesus está sempre se oferecendo, como o Pão da Vida que desceu do céu, por meio da leitura, estudo e aprendizado de Sua Palavra e também por meio do uso freqüente dos Sacramentos, que nos dão o perdão dos pecados e também fortalecem nossa fé.

Pois afinal de contas este Pão além de nos sustentar neste momento, de transformar, de mudar nossa vida, tirando-nos das trevas do pecado e nos transportando para a maravilhosa luz da graça de Deus, ele também nos prepara para a eternidade com Cristo no céu.

Portanto, que nos abasteçamos, nos fartemos sempre com este Pão da Vida, não precisando passar por esta terrível fome como aquele cristão russo de nossa história.

Que Deus assim o conceda a cada um de nós em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Também nos fortaleça e encoraje a levarmos a mensagem da Vida eterna a muitos para que sejam salvos e conosco louvem a graça de Deus eternamente. Amém.

E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Amém.

Soli Deo Gloria!

Alex M. Schmökel – Vera Cruz, RS, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
amschmokel@terra.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)