Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

12º domingo após Pentecostes – 27 de agosto de 2006
Série Trienal B – 1. Reis 19.4-8 – Leandro Daniel Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: É tempo de avaliar nossa vida cristã!

Estimados amigos, prezados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.

“Já chega! Ta na hora de mudar!” Assim foi o clamor dos torcedores após a derrota da seleção brasileira na copa da Alemanha. O técnico e os jogadores foram avaliados e veio a mudança – que se espera que dê bons resultados.

“Já chega! Ta na hora de mudar!” Esse é clamor do povo brasileiro diante dos políticos corruptos e governos incompetentes. A avaliação está sendo feita, e a mudança pode vir através do voto em outubro.

“Já chega! Ta na hora de mudar!” É o desabafo de um pai que tem filhos rebeldes, é o grito de uma esposa maltratada pelo marido, é a conclusão desesperada de um jovem que não vê sentido na vida.

“Já chega! Ta na hora de mudar!” Este também foi o clamor do profeta Elias a Deus, depois de uma grande demonstração de sua fé e do poder de Deus. Mas Elias foi mais radical no seu desabafo: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.

Elias tinha acabado de derrotar e matar, pelo poder de Deus, 450 profetas do deus falso Baal. Tinha acabado de orar a Deus pedindo chuva, e Deus mandou chuva, depois de 3 anos e meio de seca. Mas, quando pensava que tudo isso levaria o rei Acabe e o povo a uma reforma religiosa e uma volta ao Deus verdadeiro, o que ouviu foi a rainha Jezabel decretando sua morte. E aí, toda sua coragem e confiança em Deus se evaporaram, e ele fugiu para o deserto, onde queria morrer.

Ali, sozinho, dormiu debaixo de uma árvore. E então, duas vezes o anjo do Senhor o acordou e mandou que ele se alimentasse como pão e água enviados por Deus. Com aquelas duas refeições ele recebeu forças para caminhar 40 dias e 40 noites, até chegar ao monte Sinai, onde também Moisés tinha ficado por 40 dias na presença de Deus.

Lá no Sinai Deus mostrou a Elias que Ele ainda tinha planos e tarefas para o profeta, e que ele não estava só, mas havia 7 mil pessoas em Israel que não adoravam Baal.

Elias, no deserto, tinha feito uma avaliação de sua vida e concluiu que não valia mais a pena viver. Mas Deus lhe mostrou que estava errado.

Nós, como cristãos, sabemos que sempre é tempo de avaliar nossa vida cristã. Como diz Lutero, baseado na Palavra de Deus, cada dia, “o velho homem em nós, por contrição e arrependimento diários, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos, e, por sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem, que viva em justiça e pureza diante de Deus eternamente” (Martinho Lutero, Catecismo Menor, IV, O Santo Batismo).

Mas, hoje, neste dia festivo, especialmente é tempo de avaliar nossa vida cristã. É tempo de avaliar nossa vida como indivíduos que são partes do corpo de Cristo, e como Igreja, que é o corpo de Cristo. E podemos usar como modelo para esta avaliação o próprio profeta Elias.

  1. Como Elias, vimos Deus do nosso lado em muitas ocasiões e realizações nos últimos anos. Por exemplo, vimos Deus nos ajudando a trocar o carro da paróquia, a superar imprevistos financeiros, a construir templos – como em Marcianópolis e Dionísio. Vimos Deus nos ajudando a consolar pessoas com o amor de Cristo, a levar pessoas à fé e salvação através do Evangelho, a ver mais pessoas se envolvendo no trabalho do reino de Deus.
  2. Como Elias, também vimos algumas vezes nossa caminhada terminar no deserto, e desanimamos. Por exemplo, vimos muitos irmãos e irmãs que, mesmo tendo sempre à sua disposição o Pão da Vida na Palavra e na Santa Ceia, mesmo vendo Deus lhes dar sempre o pão de cada dia, mesmo sendo protegidos e abençoados ricamente por esse Deus de amor, não o reconhecem de fato como seu maior tesouro, sua prioridade e sua grande paixão na vida. Vimos irmãos que, mesmo recebendo muitas bênçãos materiais do Senhor e sendo ensinados biblicamente sobre Mordomia Cristã, teimam em dar a Deus suas sobras – restos, esmolas, migalhas, e não a primeira parte, separada e ofertada com amor e gratidão pela salvação, pelo amor de Jesus.

    Vemos com tristeza muitos que ainda não entendem – ou fingem que não entendem, o que é pior ainda – que a grande missão de Deus para cada cristão, para cada um de nós, para nossa paróquia e nossa Igreja, aqui no mundo, não é viver bem e se preocupar em ter cada vez mais, mas sim levar Cristo para as pessoas sem salvação, e ter sim cada vez mais pessoas se encontrando com o Salvador Jesus, sendo aquecidas pelo seu amor, crendo nele e recebendo a salvação.
  3. Como Elias, vimos que Deus está do nosso lado também no deserto. Vimos que, mesmo que nós o abandonamos, mesmo que nós sejamos fracos e mesquinhos, mesmo que desanimemos, Ele nunca nos abandona. Ele está sempre conosco na Sua Palavra e na Sua Ceia, no pastor e nos irmãos na fé, ao nosso lado por meio de Jesus.
  4. Como Elias, sentimos que precisamos ser melhores. Precisamos abandonar aquelas coisas que ouvimos na epístola de hoje – amargura, raiva, etc. Precisamos ser dominados pelo amor e assim perdoar-nos mutuamente e tratar bem uns dos outros. Não podemos entristecer o Espírito Santo, que Deus colocou em nós. Precisamos lembrar e levar a sério o que prometemos em nossa confirmação, casamento, quando fomos padrinhos de batismo e quando assumimos um cargo numa diretoria ou comissão.
  5. Para tudo isso, como Elias, precisamos que Deus nos renove no Evangelho. Assim como depois, no monte Sinai, Deus falou a Elias numa brisa suave, Ele fala hoje ao nosso coração no toque suave e caloroso do Evangelho. Leis, regras, exigências e punições nós encontramos em todo lugar – no futebol, na política, no trabalho. Mas, se quisermos encontrar amor, perdão e salvação, encontramos isso apenas e somente no Evangelho de Cristo.

Ele é aquele que cumpriu a Lei de Deus em nosso lugar e pagou o castigo de nossos pecados e maldades na cruz, morrendo ali em nosso lugar, e ressuscitando para vencer a morte e nos preparar lugar no céu. Isso é Evangelho, encontrado apenas em Cristo! É com essa boa notícia que Deus nos renova!

É tempo de avaliar nossa vida cristã . É tempo de você, querido irmão e querida irmã, fazer sua auto-avaliação e receber em seu coração o convite feito no salmo de hoje: Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele! (Sl 34.8). É tempo de você, como Elias, comer e beber e ser fortalecido pelo Pão da Vida, Jesus, na Palavra e na Santa Ceia. Ele nos diz: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre (Jo 6.51).

“Já chega! Ta na hora de mudar!” Sim, vamos hoje, e em cada dia, avaliar nossa vida cristã tendo o Evangelho como espelho e modelo, como fonte de fé e vida, e deixar o Espírito Santo de Deus nos mudar. Nem sempre as coisas serão como nós queremos em nossa vida e na Igreja, pois Deus diz que os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês (Is 55.8), mas Deus sempre quer o melhor para nós.

Não estamos sozinhos, e temos a promessa do Senhor de que nele o nosso trabalho no Reino de Deus não é em vão, e de que a sua Palavra nunca volta vazia: A chuva e a neve caem do céu e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo o que eu mando (Is 55.10-11).

Irmãos e irmãs em Cristo: Hoje é tempo de mudar, melhorar e semear cada vez mais a Palavra do Evangelho, o Pão da Vida. Deus colherá os frutos! Amém.

Leandro Daniel Hübner – Dionísio Cerqueira, SC, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br; ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)