Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

16° Domingo Após Pentecoste – 24 de Setembro de 2006
Série Trienal B – Tiago 1.17-27 – Pastor Elvis Girardi Nerich
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


“PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS”
Texto Base: Tg 1.22
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes,
enganando-vos a vós mesmos.”

Leituras
Sl 146
Is 35.4-7a
Tg 1.17-27
Mc 7.31-37

INTRODUÇÃO

Estimado(a) em Cristo,

As leituras bíblicas para este final de semana falam de curas... No Salmo 146.8 está escrito: “O SENHOR abre os olhos aos cegos”; Em Isaías 35.5 lemos: “Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos;”; No Evangelho de acordo com Marcos 7.35 vemos Jesus curando um surdo (que também era gago), como se lê: “Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.”. O texto de Tiago 1 não chega a falar em cura, mas fala em ouvir, quando diz, no versículo 19: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”

Com certeza, Deus se preocupa com o nosso ver e ouvir... mas muito mais do que nosso ver e ouvir físico, Deus está preocupado com o nosso ver e ouvir no sentido espiritual – ver e ouvir a sua vontade, que é revelada para a humanidade por intermédio de sua Santa Palavra. E é com este enfoque que queremos refletir, com base em Tiago 1.22: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

1 ENXERGANDO COM O CÉREBRO... OUVINDO COM A FÉ...

É comprovado cientificamente que o principal responsável pela nossa visão não são os olhos, e sim, o cérebro.

1.1 Enxergamos mais com o cérebro do que com os olhos

É o cérebro que interpreta a intensidade e os reflexos de luz captados pelos olhos e os traduz em uma linguagem visual. Inclusive nossos olhos mandam uma imagem incompleta para nosso cérebro, e ele processa as informações completando o necessário e nos fornecendo uma imagem completa e nítida. Ou seja, não basta ter olhos e não ter cérebro... como se fosse possível imaginar um ser humano sem cérebro...

Mas, esta ilustração inusitada nos permite exemplificarmos aquilo que se está dizendo na carta escrita pelo Apóstolo Tiago: Não basta ouvir a Palavra de Deus só com a razão... é preciso ouvi-la com a fé que Deus dá.

1.2 De forma semelhante acontece com a Palavra de Deus...

De forma semelhante ao que acontece coma visão humana acontece com o ouvir a Palavra de Deus no sentido espiritual.

Assim como o cérebro é muito mais importante no processo de ver do que os próprios olhos, assim também a fé é fundamental para vermos (entendermos) a Palavra de Deus da forma como ela deve ser compreendida.

É a fé que faz toda a diferença. É ela que permite nos apropriarmos da salvação concedida por intermédio da obra de Jesus Cristo. É a fé que nos permite “entendermos” aquilo que Deus está nos dizendo em sua Palavra. É a fé que cria em nós um coração agradecido. É a fé que cria em nós à vontade de mudarmos de vida e realizarmos a vontade de Deus. É pela fé que realizamos boas obras (evidente que estes exemplos não lado-a-lado com a fé justificadora, mas são frutos dela).

1.3 Assim como o cérebro não vê sem os olhos, assim também a fé não ouve sem os ouvidos (Rm 10.17)

Por outro lado à ilustração nos ajuda a compreendermos algo que nem sempre parece tão óbvio... assim como o cérebro não vê sem os olhos, assim também a fé, que é gerada e mantida pela Palavra de Deus, não “ouve” sem os ouvidos... ou seja, Deus gera em nós a fé e a mantém através de um ouvir consciente de sua Palavra.

Em Romanos 10.17 lemos que “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” E este ouvir não deve ser compreendido como aquele ouvir que “entra por um ouvido e sai pelo outro”, mas é um ouvir que compreende intelectualmente aquilo que se está sendo dito. Por intermédio desta compreensão Deus gera na pessoa a fé salvadora.

John Theodore Mueller fala da necessidade compreender a Palavra de Deus, para que o Espírito Santo atue, da seguinte forma:

“Embora a fides historica (que é o simples conhecimento de Cristo, sem confiança pessoal nele) não forme parte da fé salvadora, é condição prévia necessária à fé salvadora. As Sagradas Escrituras geram a fé salvadora somente nos corações que conhecem e compreendem o Evangelho de Cristo”. (MUELLER, John Theodoro. Dogmática Cristã; Um Manual dos Ensinos Bíblicos. 4 ed. Porto Alegre: Concórdia, 2004 – p.316).

2 PRATICAR A PALAVRA DE DEUS É MUITO MAIS DO QUE TIRAR UM COCHILO NO TEMPLO DURANTE O SERMÃO

Isto nos faz concluirmos que irmos a um templo cristão durante um culto público, mas dormirmos durante o sermão será praticamente a mesma coisa que não termos ouvido o sermão...

2.1 Pecamos, e muito, quando não estudamos a Palavra de Deus...

Pecamos muito quando não estudamos a Palavra de Deus... nossa natureza pecaminosa nos induz a pensar que a Palavra de Deus vai agir em nós sem a necessidade de prestarmos a atenção no que ela diz... nossa natureza pecaminosa pode fazer com que acreditemos que a Palavra de Deus age de uma forma mágica sem necessidade de compreensão. Deus nos instrui em sua Palavra para que não permitamos que estas conseqüências do pecado impeçam o Espírito Santo de agir em nossas vidas, pois Deus Espírito Santo quer agir em nossas vidas por intermédio de sua Palavra... daquilo que compreendemos de sua Palavra.

Por isto não vir a um culto público e não entendermos quase nada do que se está dizendo ou fazendo... se não entendemos, precisamos buscar respostas.

Não podemos pensar que ler um trecho bíblico de Apocalipse ou Levíticos em uma tradução arcaica, e não entendermos quase nada, terá o mesmo efeito espiritual em nossa vida do que lermos a carta aos Romanos em uma linguagem atual, por exemplo.

Por isto é fundamental estudarmos a Palavra de Deus. Estudarmos com o objetivo de entendê-la.

2.2 Não adianta dizer: “Eu creio no que a Igreja ensina”

Outra conseqüência do pecado, que também se caracteriza como pecado – como oposição à vontade de Deus, é a idéia de que basta dizer “eu creio no que a Igreja ensina”. Se a pessoa não sabe o que a Igreja ensina esta frase não tem nenhum valor.

A pessoa que tem uma certa idade para entender e falar e está em usufruindo de suas faculdades mentais normalmente precisa ter consciência a respeito do que e em que exatamente crê.

2.3 Além disto à fé salvadora é muito mais do que simplesmente entender o plano da salvação.

E a parte mais delicada disto tudo é a principal ênfase expressa em Tiago 1.22, quando o Apóstolo escreve: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Com isto, o Apóstolo está dizendo que a fé salvadora é muito mais do que simplesmente aceitar aquilo que a Bíblia diz como algo verdadeiro.

3 DEUS NOS MOSTRA O PECADO, NOS PERDOA E NOS APONTA PARA O CAMINHO CORRETO

Com certeza, cada um de nós peca em algo relacionado à atenção e ao esforço de compreender a Palavra de Deus. Nem sempre estudamos a Bíblia como deveríamos, nem sempre nos esforçamos para compreender determinados textos, nem sempre estamos atentos na letra de hinos cristãos que cantamos. E o pior é o fato de que cometemos pecados porque somos pecadores. E como pecadores merecemos a condenação eterna.

Na Palavra de Deus encontramos a única salvação. Todo aquele que confia em Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, todo aquele que acredita que Jesus Cristo morreu na cruz para pagar pelos pecados de toda humanidade, todo aquele que reconhece que Jesus o perdoa de todos os seus pecados, pode ter a certeza, fundamentada na Escritura Sagrada, de que todos os seus pecados são perdoados e a salvação eterna é uma garantia oferecida por Deus, por intermédio da obra de Jesus Cristo, na cruz.

A fé salvadora é uma confiança total no perdão dos pecados por intermédio da obra de Jesus Cristo... você está desesperado em seus pecados diante da condenação eterna e então ouve o Evangelho e se apega a Jesus Cristo como seu Senhor que o perdoa e o salva. É muito mais do que uma informação... é vida... é salvação...

3.1 Todos os cultos nos confessamos

Este perdão conquistado por Jesus Cristo na cruz para toda a humanidade e que recebemos individualmente pela fé (ou em outras palavras, perdão o qual nos apropriamos pela fé) gera em nós uma mudança de vida. Passamos a ficar agradecidos a Deus e a reconhecer que a bondade e o amor de Deus não podem ser mensurados e alegres passamos a desejar viver, voluntariamente, segundo a vontade de Deus, pois reconhecemos que a vontade de Deus é muito boa.

É por isto que em todos os cultos públicos nós confessamos os nossos pecados e expressamos o desejo de corrigir a nossa vida pecaminosa pelo auxílio de Deus Espírito Santo. E, em todos os nossos cultos públicos, recebemos o perdão de Deus de todos os nossos pecados. E somos, assim, capacitados pelo Espírito Santo a nos esforçarmos por uma mudança de vida.

Deus perdoa, inclusive (e não há porque não perdoar), a nossa negligência com o cuidado da nossa fé... e nos capacita a estudarmos a sua Palavra. E não só a estudarmos, mas ele nos capacita a praticarmos a sua Palavra... a vivermos de acordo com ela, embora ainda imperfeitamente.

 4 A FÉ VERDADEIRA PRODUZ OBRAS DE AMOR

O Apóstolo Tiago nos diz: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1.27). Porque a fé verdadeira produz boas obras. Por isto a fé é muito mais do que ter memorizado algumas verdades bíblicas... a fé nos move a desejarmos fazer a vontade de Deus... a fé nos move ao amor.

4.1 A Deus

A amar a Deus de todo o nosso coração, com todas as nossas forças, com todo o nosso entendimento, na certeza de que Deus nos amou muito antes de existirmos. Deus nos amou enquanto ainda éramos inimigos seus pelos nossos pecados. E Deus continua nos amando, perdoando e capacitando.

4.2 Ao próximo

Esta fé também nos move a amarmos as outras pessoas, na certeza de que elas são seres amados por Deus e na certeza de que Deus quer demonstrar o seu amor a elas por nosso intermédio. Amamos a todas as pessoas também porque Deus nos ama e porque Deus ama as outras pessoas assim como ama a cada um de nós.

E este amor pelas outras pessoas, nós demonstramos principalmente quando as ajudamos em suas necessidades, sejam elas materiais, psicológicas ou espirituais.

Isto é praticar a Palavra de Deus. E aqui a religião pura se manifesta, porque é fruto da fé salvadora.

Amém.

Pastor Elvis Girardi Nerich
Guarapuava, PR – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
elvisgnerich@yahoo.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)