Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

16° Domingo Após Pentecoste – 24 de Setembro de 2006
Marcos 7.31-37 Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem! ( Marcos 7.37b)

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Estamos já no final da campanha política para as eleições de 1º de outubro. Quem teve paciência ou curiosidade para ouvir ou ver algum programa político no rádio ou na TV, há de concordar comigo: é incrível como praticamente todos os candidatos são “muito bons”, têm solução para todos os problemas do Brasil e sabem fazer tudo muito bem! Pena que essa perfeição desaparece, na maioria deles, depois que são eleitos.

Aqui, nesta paróquia, também houve uma eleição. Mesmo sem campanha nem discursos dos candidatos ao cargo, eles foram analisados pelos seus currículos e, de acordo com o que a maioria espera do candidato, houve uma votação e um foi escolhido, eleito. Ele recebeu o resultado e o chamado de vocês, e, sem conhecer vocês, sem apresentar planos nem prometer nada, aceitou o cargo e veio para cá – o Rev. Hedo Voss, que hoje será instalado como o pastor desta paróquia.

Enquanto os políticos dizem que vão fazer tudo muito bem feito, na igreja, quando chega um novo pastor, geralmente são os membros que esperam isso – que o pastor vá fazer tudo muito bem feito. No início é tudo novidade, expectativa, curiosidade; mas, aos poucos, começam a aparecer as exigências, as críticas e reclamações e, mais tarde, alguns até podem pensar que o pastor não faz nada bem feito.

A verdade, meus irmãos, é que nem os políticos, nem os pastores e nem os membros da igreja fazem tudo bem. Apenas uma pessoa fez e faz tudo bem feito: Jesus faz tudo bem!

Jesus faz tudo bem ! Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem! Foi isso o que disseram as pessoas após Jesus abrir os ouvidos e a boca de um homem trazido por seus amigos até ele. Ele ouviu o pedido deles, tirou o homem do meio da multidão e, colocando suas mãos sobre ele, o curou.

Jesus faz tudo bem ! Este e muitos outros milagres de Jesus apontavam para quem Ele era – o Filho de Deus – e o que Ele veio ser – o Salvador prometido por Deus no AT, como ouvimos hoje na leitura de Isaías 35 e no Salmo 146.

Ele é aquele que veio fazer tudo muito bem, e fazer o maior bem: a obra da salvação, pela morte na cruz e pela gloriosa ressurreição. E justamente porque Ele faz tudo bem é que hoje estamos aqui para a ordenação e instalação do novo pastor desta paróquia. Isto também faz parte do plano dele, pois ao deixar este mundo ele nos deixou uma missão, a missão da vida de cada um de nós:

Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra ( Atos 1.8).

Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês ( João 20.21)

Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês ( Mateus 28.19-20a).

Jesus faz tudo bem ! Nós, pecadores, não fazemos tudo bem. Muitas vezes ouvimos, mas não praticamos a Palavra de Deus. Por isso é que Tiago nos diz na epístola de hoje: Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova. Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática ( Tiago 1.19-22).

Os pastores também não fazem tudo bem, e o pastor Hedo também não vai ser perfeito nem vai agradar a todos, por mais que ele se esforce. Mas tenho certeza que uma coisa ele vai tentar fazer sempre bem, sempre melhor, e é esta a principal tarefa dele aqui em Palmitos: pregar e ensinar o Evangelho salvador de Jesus Cristo a todos vocês, e conduzi-los para que vocês o levem a todos que Deus colocar no caminho de vocês.

Através do Evangelho que o pastor prega e que vocês testemunham aos outros, Jesus continua abrindo ouvidos e corações, e bocas começam a falar da salvação sem parar, dizendo: Tudo o que faz ele faz bem.

Esta foi a reação do homem curado por Jesus e de seus amigos. Esta é a melhor reação que o pastor Hedo deve motivar em vocês, através do Evangelho de Cristo: que vocês ouçam, aprendam e pratiquem o Evangelho como um estilo de vida, uma marca registrada, um viver diário, e não como os slogans políticos que só funcionam na campanha - não sendo cristãos só no domingo ou achando que trabalhar pela ou na igreja é ajudar quando há uma festa ou congresso. Através do pastor de vocês e de cada um de nós Jesus quer aquecer corações com seu amor, porque tudo o que ele faz, ele faz bem.

Para cumprir essa tarefa, o pastor Hedo recebeu três coisas principais: a fé em Cristo, os dons e a Palavra. Como Tiago, ele também vai pregar a Lei a vocês, para sacudir vocês do comodismo, das desculpas, da “mornidão”, do sentimento de que “eu já fiz muito pela igreja...”, para lembrá-los de que precisam sempre de novo do Salvador, pois são pecadores. É como Tiago diz: Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo ( Tiago 1.26). E também: Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta ( Tiago 2.17,26). O pastor então, pelo doce Evangelho, vai mostrar a vocês o Salvador e motivá-los a ter essa fé viva que provém de Jesus.

Jesus faz tudo bem ! É em Jesus que o pastor deve buscar forças e orientação para usar bem seus dons e manejar bem a Palavra, para alimentar e conduzir vocês na fé verdadeira. É a Jesus que vocês devem seguir, orar e entregar suas vidas, e também a do pastor e família.

É a Jesus, que faz tudo bem, que todos nós servimos com alegria, pois Ele nos salva sem merecermos e nos dá as riquezas do seu Reino. É até Ele que conduzimos aqueles que ainda são surdos, cegos e mudos espiritualmente, para que Jesus através do Evangelho ponha sobre eles suas mãos amorosas e diga: Efatá, abra-se!

Assim, meus irmãos, muitos também saberão e crerão que Jesus faz tudo bem, serão salvos e sairão anunciando isso a todos, como nós queremos sempre fazer, cheios de júbilo!

E é para isso que vocês são parte da Igreja, o corpo de Cristo – para levar Cristo para todos e aquecer o coração de muitos com sua salvação. É para isso que vocês têm um pastor – para ensiná-los, guiá-los e fortalecê-los com a Palavra e Sacramentos, para cumprir esta maravilhosa missão.

Jesus faz tudo bem ! Que ele use o pastor Hedo, use cada membro da paróquia Cristo de Palmitos e cada um de nós para fazer o maior bem que existe: salvar pessoas com o seu amor! Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)