Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

18º Domingo Após Pentecostes – 08 de outubro de 2006
Série Trienal B – Tiago 3.16-4.6, Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus?
(Tiago 4.4b)

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Diga-me com quem andas e te direi quem és . Esse ditado nos ensina que o tipo de amizade ou companhia que temos mostra muito do que nós somos, do que pensamos e o que achamos importante na vida.

Por exemplo: o marido que usa suas horas de folga apenas para seu divertimento pessoal, mostra que não dá muito valor à esposa e filhos – seus amigos são mais importantes para ele; o jovem que anda com gente que vive bebendo, fumando e fazendo baderna mostra que acha isso interessante e até “útil” para sua vida; uma família que nos fins de semana gosta só de passear, ir a bailes, festas ou matinês, ou visitar amigos e parentes, mostra que essas coisas são mais importantes para ela do que as coisas do reino de Deus.
Na epístola de hoje o apóstolo Tiago fala sobre isso. Ouçam:
Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus .
Por isso eu pergunto a você, irmão e irmã: quem você quer ter como amigo: Deus ou o mundo?

Com certeza todos devem ter pensado: “é claro que eu quero Deus como amigo.” Parece lógico e natural a gente pensar assim, ainda mais estando dentro da igreja. Mas a questão fica mais complicada mudando-se um pouco a pergunta: Quem a sua vida mostra que você tem como seu amigo: Deus ou o mundo?

Tiago, no v. 4, diz claramente a cada um de nós: Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus . Ele está dizendo a mesma coisa que Jesus disse em Mateus 6.22: Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro. A palavra “infiel” usada por Tiago no v. 4 quer dizer adúltero, infiel aos votos matrimoniais. Assim, podemos dizer que o cristão não pode ter Jesus como esposo e o mundo como amante, ou Jesus como Senhor e o mundo como companheiro.

Tiago mostra no texto a diferença entre os amigos de Deus e os amigos do mundo. Os amigos de Deus:

buscam a sabedoria que vem do céu, que é pura moral e espiritualmente; é pacífica, bondosa e amigável; têm misericórdia e produzem boas ações; são sem preconceitos e sem fingimento – jogam limpo.
Semeiam a paz de Cristo e trabalham por ela, evitando e impedindo o quanto puderem a inveja e o espírito de brigas e divisões, e promovendo a justiça.
São humildes diante de Deus, isto é, buscam Deus em arrependimento verdadeiro, sem nenhum orgulho e em total dependência dele.

E vejam o que fazem os amigos do mundo:

vivem na inveja e egoísmo, que geram confusão e todo tipo de coisas más; pensam apenas em si mesmos – não em Deus e nem no próximo.
vivem em lutas e brigas, causadas pelos maus desejos do coração
querem muitas coisas por causa da cobiça e do egoísmo;
não recebem o que pedem de Deus, pois querem coisas apenas para seus próprios prazeres.
eles têm Deus contra eles, pois são orgulhosos, confiando em si mesmos, em suas obras e em suas riquezas.

Quem você quer ter como amigo: Deus ou o mundo? Quem a sua vida mostra que você tem como amigo – o mundo ou Deus? A quem você tem servido? Não pense que dá para combinar as duas coisas – Tiago diz que quem quer ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus!

Agora, para não restar dúvida, vamos esclarecer o que quer dizer “mundo”: mundo são as riquezas, os bens materiais, os prazeres carnais, os “amigos” que nos afastam de Deus, as diversões que tomam o tempo que Deus espera que nós dediquemos a Ele e ao seu reino. Enfim, tudo o que me faz deixar Deus, seu amor, sua igreja e seu reino de lado, em 2 o, 3 o ou último lugar em meus planos e em minha vida, isso é o mundo.

Podemos, claro, ter dinheiro, bens, diversão e amigos. Mas quando nos tornamos escravos dessas coisas e elas são mais importantes para nós do que o Deus verdadeiro e as coisas do seu reino, então nos tornamos inimigos dele!

Vejam o que Tiago diz no v.5: Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos”. “Desejos violentos” quer dizer aqui que Deus tem ciúme de nós, Ele quer uma fidelidade total dos seus filhos, Ele quer ser o único Senhor de nossas vidas.

Creio que todos vocês já assistiram ao programa “topa tudo por dinheiro”, em que as pessoas aceitavam fazer coisas às vezes até ridículas para ganhar alguns reais. O que Tiago e também Jesus nos propõem é algo parecido: eles nos desafiam a topar tudo para sermos verdadeiros seguidores de Jesus.

Em Mateus 8.18-22 está relatado que dois homens querem seguir a Cristo. Ao primeiro Jesus mostra que segui-lo resultaria em abrir mão de qualquer certeza de conforto ou segurança na vida. Ao segundo a resposta dura de Jesus mostra até onde vai o comprometimento com o Mestre, sendo mais importante até que sepultar o próprio pai. Jesus queria ver nessas pessoas provas de que realmente confiavam nele e teriam um compromisso sério com sua missão.

E nós, seguiríamos o chamado de Jesus, se estivéssemos no lugar deles? Podemos perguntar assim também: você tem “topado” o desafio de seguir e ficar com Jesus cada dia? Você abriria mão de tudo mais, se preciso, para ficar com ele?

Ter Deus como amigo, na pessoa de Jesus, seria motivo suficiente para aqueles homens aceitarem o desafio. E você? Quer ser amigo de Deus, ou do mundo?

Lembre-se: em Jesus, Deus vem a você como um amigo que quer lhe dar a vida que supera qualquer outra coisa, por mais valiosa que possa parecer. Jesus aceitou o desafio de se fazer homem e Salvador, dando a sua vida na cruz por cada um de nós, porque Deus se agradou em vir a nós com o dom da vida eterna, que somente Ele poderia nos dar.

Não despreze, irmão e irmã, a amizade de Deus. Lembre-se do que Jesus diz: O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida (Marcos 8.36-37).

Amizade com o mundo significa morte certa, morte eterna, condenação ao inferno, onde haverá sofrimento sem fim.

Amizade com Deu significa vida, vida eterna e verdadeira, que começa já aqui com a companhia e as bênçãos de Deus cada dia, vida plena e de alegria, vida debaixo do amor de Jesus, que deu a sua vida por nós.

Quem você quer ter como amigo: Deus ou o mundo? Aceite o desafio de seguir a Jesus de corpo e alma já hoje, pois não há nada mais valioso, mais importante e mais compensador do ter Deus como nosso amigo, e certamente não há nada mais terrível e triste do que ser inimigo desse Deus, pois ele controla tudo e todos, controla nosso destino e nossa vida. Ele é quem dá a vida e quem a tira, quem salva e quem condena.
Diga-me com quem você anda e lhe direi quem você é. Que você possa comparecer no dia Juízo e Jesus olhe para você dizendo: Venha comigo para a vida eterna, pois você andava comigo e era meu amigo fiel. Agora, quem era meu amigo é um salvo, um morador da casa celestial preparada para todos os meus amigos.

Tenha Deus como amigo, e faça com a sua vida muitos amigos para Deus. Essa será uma amizade verdadeiramente eterna, aqui e no céu. Amém.


Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)