Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

18º Domingo Após Pentecostes – 08 de outubro de 2006
Série Trienal B – Tiago 3.16-4.6 (BLH), Celso Wottrich
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Buscai a sabedoria do alto

Em Cristo Jesus, a fonte de toda sabedoria.

Em determinadas circunstâncias, a Igreja Luterana é acusada de dar ênfase à justificação pela fé em detrimento da santificação. Isso não é verdade. Considerando que não é possível dissociar o fogo do calor – a premissa pode ser aplicada, portanto, à justificação e santificação. A partir do momento em que creio em Cristo, Deus me declara justo, que me são perdoados meus pecados. Simultaneamente, ocorre a santificação, em que tenho a oportunidade de manifestar os frutos da fé. Fé e obras estão ligadas na vida do cristão, assim como o fogo ao calor.

Esta é a preocupação de Tiago em sua epístola. O indivíduo sendo batizado, conhecedor do evangelho, não pode ter uma conduta de alguém que nunca ouviu falar do evangelho. Ele está cobrando os frutos desta fé em Jesus Cristo – que é viva, dinâmica e revela sabedoria de quem busca Cristo em primeiro lugar.

Tiago, contrasta a sabedoria do mundo com a sabedoria que vem do alto, revelada na Escritura Sagrada. A conseqüência de um e outro proceder é manifesto nas atitudes do cristão. O cristão tem o privilégio de mostrar sua sabedoria, em virtude de obedecer à palavra de Deus. Esta palavra, mediante ação do Espírito Santo, tem a força de dirigir suas ações na vida. Isto implica não se deixar dominar pela velha natureza pecaminosa, mas fortalecer o novo homem em nós, que tem prazer e alegria em servir a Deus aqui no mundo, através do amor cristo ao nosso próximo.

O não buscar a sabedoria do alto revela uma conduta desprezível aos olhos de Deus. Com atitudes de desobediência, através de brigas, disputas partidárias, invejas e ciúmes, onde não há mais a preocupação com o crescimento do reino de Deus. Os interesses pessoais e mesquinhos se sobressaem – causando muito estrago na vida do indivíduo, da família e na própria igreja.

Este procedimento não se caracteriza como sendo fruto da fé em Jesus, mas de algo diabólico, por promover grupos partidários que se deixam inflamar por calorosas discussões e fofocas que não edificam – a não ser aumentar a animosidade entre os cristãos do corpo de Cristo, afastando os mais fracos da comunhão com Deus, da Sua palavra, da Santa Ceia.

A quem estamos servindo ou queremos servir? Tiago dá um outro alerta sobre o deixar de servir a Deus, para servir ao mundo: Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? (Tiago 4.4).

A Revista Veja, desta semana, apresenta alguns dados de como está aumentando o número de mulheres que estão traindo seus parceiros. A justificativa: é porque são mal amadas. Outra situação triste é de adolescentes trocando de parceiros e mantendo relações sexuais como se estivessem casados, achando que estão vivendo plenamente a adolescência com tudo o que de melhor ela oferece. Orgulham-se disso, impressionam nada mais que um pequeno grupo, principalmente colegas de escola, para o desespero dos pais e da família. Em Eclesiastes, Deus, diz: Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco. (Eclesiastes 10.9-10)

Tiago fala que querem trazer o mundo para dentro da igreja, e que ela proporcione a bênção para este tipo de atitudes. A Palavra de Deus é clara: este proceder é de morte eterna no inferno. Igualar-se ao mundo não é conduta para os cristãos que nasceram da água e do Espírito, por meio do batismo. Isto nos remete às palavras de Paulo em Romanos 12.2: Nãovivam como vivem as pessoas do mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança de mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

O apóstolo Paulo, igualmente, em Gálatas 5.16-17, nos orienta: Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.

Deus se preocupa com cada um de nós. Por isso, mediante o Espírito Santo, Ele quer nos manter firmes na fé em Jesus e na vida em santificação. O não ouvir a Palavra de Deus, não se alimentar com a preciosidade do corpo e sangue de Cristo é uma tentativa suicida de desprover os meios para ação do Espírito Santo em nós.

Jesus Cristo veio para transformar cada coração com a riqueza do evangelho. O que Ele nos proporciona não se iguala com o refugo do mundo. O caminho do cristão é de promover a paz. Por isso, plantamos, investimos tempo, dons e dinheiro para que o evangelho de Cristo seja uma realidade sempre presente, através de literatura cristã (devocionários), grupos de estudos bíblicos e a própria igreja – onde os cristãos expressam sua comunhão com Deus e com o próximo, louvando e adorando o único Deus verdadeiro.

Na Internet, está correndo a seguinte ilustração, que, talvez , pode resumir o que implica a vida cristã:

Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
   Quando nós descíamos pela rua, perguntei:
    -Ele sempre o trata com tanta grosseria?
    -Sim, infelizmente é sempre assim.
    -E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
    -Sim, sempre sou.
     -Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
    - Porque não quero que ele decida como eu devo agir.
Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de
qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia,
da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que nos
transformam e sim nós que transformamos os ambientes.
(Internet)

Que assim seja, em Cristo, por Cristo e para Cristo. Amém

Celso Wottrich
Foz do Iguaçu – PR – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
celsow@zipfoz.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)