Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

VIGÉSIMO DOMINGO APÓS PENTECOSTES – 22 de Outubro de 2006
Série Trienal B – Gênesis 2.18-24, Nivaldo Schneider, Sílvio Ferreira da Silva Filho e Sérgio Marlow
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Deus quer que o casamento seja santificado

Adão ainda estava sozinho no paraíso. Então Deus disse:
Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (v.18).

Enquanto isso, Deus trouxe a Adão todos os animais do campo, e todas as aves do céu para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos (v.19,20).
Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem...” (v.21).

Aqui vemos como Deus providencia uma auxiliadora para Adão. Adão viu que Deus criara os animais e pássaros como pares, casais, macho e fêmea, mas para ele não se achou companheira. Pois com os homens Deus procedeu de maneira bem diferente do que com os animais. Adão e Eva foram formados e moldados pelas próprias mãos de Deus. Quão maravilhoso, gracioso e poderoso é nosso Deus. E ele mantém, até hoje, toda a criação e a humanidade.

O próprio Deus, após ter formado Eva da costela de Adão, a trouxe a Adão. Quando Adão a viu, ele disse:
Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porque do varão foi tomada (v.23).

Ao entregá-la a Adão, Deus disse:
Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (v.24).

Assim Deus instituiu o matrimônio. É, portanto, uma instituição divina. E Deus quer que o matrimônio seja vivido em santidade.

1 – O casamento é importante? O casamento tem três finalidades: Social, biológica e moral. Social: “Não é bom que o homem viva só”. Biológica: Procriação de filhos. Moral: Cada marido tenha a sua esposa, e cada esposa tenha seu marido.

2 – É bom viver sozinho? Em pesquisa recente nos Estados Unidos foi constatado que cresce a cada dia o número de pessoas que vivem sozinhas e não se casam. Por que isso é assim? Porque muitas pessoas estão colocando como prioridade a definição da sua vida profissional, a sua estabilidade financeira. Só depois disso se pensa em casamento.

O que Deus diz sobre isso? A sua vontade, expressa na Bíblia, é que homem e mulher se casem. No entanto, o próprio Deus dá liberdade para a pessoa viver sozinha, se ela assim o quiser. Ela pode ser tão feliz quanto uma pessoa casada.

3 – Como podemos entender o “deixar pai e mãe”? De acordo com a instituição de Deus do matrimônio, este necessariamente envolve o “deixar pai e mãe” – ou seja, criar um novo núcleo familiar, romper laços administrativos, e para isso é importante: o planejamento familiar, a estruturação financeira, a administração do tempo e das tarefas domésticas, a educação dos filhos.

4 – Como lidar com o casamento de homossexuais? É crescente na nossa sociedade a idéia de que o comportamento homossexual é absolutamente normal. O grande argumento é: “O importante é a pessoa ser feliz”.

O que Deus diz sobre isso? Quando Deus instituiu o casamento, ele o fez entre um homem e uma mulher. O texto bíblico diz: “macho e fêmea. Então, do ponto de vista de Deus, o casamento só é possível entre um homem e uma mulher.

Como a Igreja lida com os homossexuais? A igreja não pode discriminar essas pessoas, rejeitá-las, fechar-lhes as portas dos céus. Deve, isso sim, motivada pela graça de Deus em Cristo, que acolhe todos os pecadores que reconhecem seu pecado, desejam perdão e querem viver segundo o mandamento de Deus, acolher e ajudar essas pessoas. Deve também lembrar que o pecado do homossexualismo não é mais grave do que o pecado da calúnia, da difamação, entre outros.

5 – É possível o casamento durar até que a morte os separe? Sim. Esse é o plano original de Deus. No evangelho de hoje, Jesus comenta esse assunto com os fariseus que davam razões levianas para as pessoas romperem seus laços matrimoniais, e diz:

Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

Como fazer o casamento durar para sempre? Buscar ajuda no evangelho, no perdão que Cristo oferece gratuitamente, a fim de que tenham forças para administrar as dificuldades, os problemas, os conflitos que certamente surgirão. Com a ajuda que Jesus oferece e dá no evangelho, marido e esposa terão forças para investir no casamento, para que ele perdure até que a morte os separe.

E se o amor esfriar? O amor esfria quando a esposa e o marido deixam de investir no matrimônio. Marido e esposa devem ser sensíveis à temperatura do casamento e devem investir um no outro, no perdão mútuo, na valorização um do outro, no respeito, na boa comunicação entre os dois. Os dois precisam se esforçar para fazer do seu lar um lugar agradável, onde é agradável viver. E tal esforço é possível quando o Espírito Santo conduz a nossa vida.

E se houver uma traição? A palavra de Deus exige que o marido e a esposa sejam fiéis um ao outro, que não se traiam. Quando houver traição, o caminho é o arrependimento e o perdão.

6 – O que a Bíblia diz sobre novas núpcias? A separação não deve ser uma opção para resolver eventuais problemas. Jesus, disse que o divórcio acontece: “Por causa da dureza de vossos corações” (Marcos 10.2-16). Se, porém, algum dos dois ou ambos endurecerem seus corações contra Jesus, pecam contra a vontade de Jesus, que afirmou: “O que Deus ajuntou não o separe o homem”.

Por essa razão, a Bíblia só admite o divórcio onde um dos dois já quebrou a comunhão, cometendo, por sua incredulidade, adultério ou abandonando maliciosamente seu cônjuge (1. Coríntios 7.15). Caso ocorra uma separação, vale para os dois a palavra de Jesus, quando disse: Vai e não peques mais. Ele dá forças para que essa nova união prossiga sob a bênção e graça de Deus.

7 - Você já viveu ou está vivendo uma crise em seu casamento? Os conselheiros matrimoniais falam da crise dos três anos, dos cinco anos, e assim por diante.

Quando um matrimônio entra em crise e começa a naufragar é porque a comunhão com Deus, por parte de um ou de ambos os cônjuges, foi quebrada. Quando a comunhão com Deus é interrompida, temos terreno fértil para desentendimentos, falta de comunicação, mútuas acusações e ofensas, ódio e rancor.

O caminho é arrependimento e súplica de perdão. E então, marido e esposa devem buscar a graça de Jesus, que disse: “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos”. Não há crise matrimonial, por maior que seja, que não possa ser curada pela graça de Cristo, quando o casal suplica perdão e a ajuda de Jesus.

8 – Como se preparar para o casamento? Essa pergunta responde ao anseio dos jovens. Algumas dicas são importantes:

a) Onde você procura sua futura esposa / seu futuro marido? Na balada, na noite? É o melhor lugar?

b) Quais critérios você segue? Beleza física? Dinheiro? Ou você coloca como prioridade se a pessoa é cristã?

c) Não tenha pressa. Dê tempo ao tempo. Procura conhecer a família da pessoa. Observa seu comportamento, seus hábitos, seus amigos, os locais que freqüenta.

O casamento e a sexualidade estão debaixo do guarda-chuva do sexto mandamento, que diz: Não cometerás adultério. Martinho Lutero explica isso, dizendo:

Devemos temer e amar a Deus e, portanto, viver uma vida casta e decente, em palavras e ações; e cada qual ame e honre o seu consorte .

Quando não administramos a nossa sexualidade de acordo com a vontade de Deus, quando não amamos e honramos o nosso cônjuge, quando não educamos os nossos filhos segundo a vontade de Deus, nós quebramos os mandamentos de Deus, desobedecemos a vontade de Deus, trazemos conseqüências sérias sobre a nossa vida aqui e na eternidade.

Deus criou o ser humano, homem e mulher. Deus dotou o ser humano com algo maravilhoso que é a sexualidade. Ele sabe as dificuldades que temos na administração da nossa sexualidade, do casamento. Deus investiu na nossa felicidade, quando enviou ao mundo o seu Filho, Jesus Cristo, que sofreu, pagou pelos nossos pecados na cruz, ressuscitou ao terceiro dia para nos perdoar os pecados e nos dar uma nova vida.

Ele nos molda, pelo evangelho, para vivermos uma vida feliz, administrando a nossa sexualidade de acordo com a vontade de Deus, sempre contando com a sua ajuda e bênção. Amém!

 

Nivaldo Schneider, Sílvio Ferreira da Silva Filho, Sérgio Marlow
Vila Velha – ES – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

nivaldos.vix@terra.com.br ; marlow.vix@terra.com.br ;revsilviop@yahoo.com.br

www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)