Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

PENÚLTIMO DOMINGO no ANO ECLESIÁSTICO – 19 de Novembro de 2006
Série Trienal B – Hebreus 12.1-2 – Alex Mariano Schmökel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


TEMA: Olhai para o Autor e Consumador de nossa fé – Jesus Cristo!

Que Deus nosso Pai nos abençoe no ouvir e no meditar de Sua Santa Palavra, em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Autor e Consumador de nossa fé. Amém.

INTRODUÇÃO

O Ano da Igreja está chegando ao seu final, novamente. Sabemos por isso que o calendário da Igreja Cristã não coincide com o calendário do ano civil, tanto em datas quanto no sentido.

O ano civil começa em janeiro; o ano da Igreja, em dezembro. O ano civil sempre procura esquecer as amarguras do passado e cultivar as esperanças de um futuro melhor. O ano da Igreja quer relembrar vitórias do passado e encarar certezas do futuro.

Segundo alguns estudiosos, o ano civil a iniciar em janeiro, tem sua origem em Jano – uma divindade pagã, representada por uma figura de duas faces capazes de olhar para trás e para frente, simbolizando um guerreiro em alerta contra seus inimigos que podem atacá-lo por trás; e a atenção contra os que vêm da frente.

O ano da Igreja, a iniciar em dezembro, coloca à nossa frente a presença segura do divino guia – Jesus – e atrás de nós o exemplo estimulante de fidelidade, confiança, paciência e perseverança de milhares de vencedores que olharam firmes para o Autor e Consumador de nossa fé.

CONTEXTO

Este nosso texto – Hebreus 12.1,2 – é uma seqüência do capítulo 11 de Hebreus, em que temos o exemplo de fé de personagens do Antigo Testamento. Que creram nas promessas de que Deus enviaria ao mundo o Seu Filho, o Autor da fé daquelas pessoas, por causa da sua esperança e confiança na promessa de Deus; o Consumador da nossa fé, pois conhecemos o cumprimento da promessa de Deus.

I – A VISÃO PARA O PASSADO: A VITÓRIA SOBRE EMBARAÇOS.

O nosso texto inicia com um termo de ligação com o capítulo 11 de Hebreus:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas,...corramos a carreira que nos está proposta.

A expressão “também nós”, nos coloca em pé de igualdade com os grandes nomes do povo de Deus, tais como Abel, Noé, Abraão, Isaque e tantos outros mais. Assim como eles, também nós podemos “deixar de lado tudo o que nos atrapalha” e o pecado que se agarra firme em nós, muitas vezes não permitindo vivermos nossa vida cristã. Vamos ver alguns exemplos do povo de Deus e tentar aplicá-los para nossa vida.

A – Exemplos e Semelhanças

Abel ofereceu sacrifício mais agradável a Deus, do que seu irmão Caim. Como está a nossa oferenda? Temos oferecido a nós mesmos, nossos dons e nossos bens a Deus com orgulho, para engrandecermos a nós mesmos? Ou em gratidão, em louvor ao nosso Deus, dizendo “Aqui estou, Senhor, faze comigo o que Te apraz, pois sou um instrumento em Tuas mãos e quero ser útil para o louvor e o engrandecimento do Teu nome entre nós”?

A exemplo de Noé, somos sempre capazes de afrontar, de defender nossos princípios cristãos diante de uma sociedade, diante do mundo que ridiculariza a reta conduta dos filhos de Deus?

Continuamos a confiar em Deus quando não vemos perspectivas de um futuro melhor, a exemplo de Abraão que andou sem saber para onde iria, que andou em direção a uma terra desconhecida, por ordem de Deus?

B – Você

E assim temos ainda muitos exemplos de heróis da fé do Antigo Testamento, o que torna impossível citar todos. Mas quero ainda citar apenas um exemplo: VOCÊ. Sim! Você mesmo, que no dia de hoje está nesta Casa de Deus, louvando a Ele e buscando orientação da Sua Palavra para sua vida.

Se voe olhar para trás, verá que, a exemplo de milhares de outros cristãos, também você foi um vencedor sobre o tentador, que queria colocar em seu coração o orgulho ao você oferecer-se para o trabalho, para o serviço pela sua comunidade, pela expansão e progresso do Reino de Deus entre nós.

Você venceu o tentador quando este queria que você abrisse mão dos princípios da vida cristã e se conformasse com o modo de vida apresentado pelo mundo.

Você foi vencedor sobre o tentador quando em meio as dificuldades da vida diária, estava sujeito a abandonar a Deus, não tendo nenhuma perspectiva de um futuro melhor. Mas pelo contrário, permaneceu firme na sua esperança de que sob a graça e a bondade de Deus  “dias melhores virão”.

Hoje você está aqui e Deus continuará com você. Deus quer sempre estar ao seu lado.

C – O Segredo da Vitória sobre Embaraços na Vida Cristã

E este período que nos leva ao fim do ano da Igreja, nos leva também ao arrependimento de nossos pecados, nos preparando para a vinda de nosso Salvador Jesus, que é o segredo da vitória sobre as coisas que atrapalham a nossa vida cristã.

O arrependimento diário dos pecados, o pedido diante de Deus, para o perdão dos mesmos e a nova vida a partir deste perdão, fazem-nos olhar para o futuro, “olhando (sempre) firmemente para o Autor e Consumador de nossa fé, Jesus...”.

II – UMA VISÃO PARA O FUTURO ANUNCIA VIDA CRISTÃ ATIVA

Jesus identifica-se como o Autor e Consumador de nossa fé. Ele cria e mantém esta nossa fé de forma tão simples, por meio da pregação de Seu Santo Evangelho, que nos leva a fixar o nosso olhar firmemente Nele e em Sua Palavra e assim vencer os desafios em nossa vida.

Por isso, tendo uma visão fixa em Sua Palavra, não queremos deixar nos desviar por qualquer tipo de raciocínio e/ou sentimento humano que distorce completamente a verdade da Palavra de Deus.

Mas nós queremos olhar sempre fixamente para Jesus, que é o nosso Guia a cada momento de nossa vida. E a visão fixa em Jesus nos conduz a uma  vida cristã ativa.

A – Vida Cristã Ativa

Quando nós olhamos para Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé, o nosso Senhor e Salvador, nós somos levados a ter uma vida cristã ativa, não para merecermos o céu, mas em resposta ao amor de nosso Deus, pois o céu já temos pela fé em Jesus.

E esta vida cristã nós temos correndo com perseverança, com paciência a carreira que nos está proposta, olhando sempre para frente, para Jesus Cristo, que promete estar sempre conosco até o final dos tempos, conforme Ele mesmo diz em Mateus 28.20.

CONCLUSÃO

Portanto, meus amados!

O Ano da Igreja está chegando ao seu final. E como cristãos, queremos olhar para trás, e agradecer a Deus por ter nos mantido a perseverança, a fidelidade sobre as tentações e os momentos angustiantes que abalaram nossa fé.

E ao iniciarmos um novo Ano da Igreja, no Primeiro Domingo de Advento, queremos olhar para Jesus que virá para reunir todos os santos, que receberão o Seu reino para todo o sempre, de eternidade a eternidade, conforme palavras de Daniel 7.18.

Olhemos sempre, firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, pois Ele é a nossa esperança, o nosso conforto e consolo.

Que Deus assim o conceda a todos nós, neste período que finaliza o Ano da Igreja. Em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Amém.

Soli Deo Gloria!

Alex Mariano Schmökel
Vera Cruz – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
amschmokel@terra.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)