Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

1º Domingo de Advento– 03 de dezembro de 2006
Lucas 21.25-36 – Série Trienal C – Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)



Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier . (Lucas 21.36)


Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Vendavais e enchentes em SP, RJ e no Sul. Desequilíbrio no clima do mundo inteiro, causado por fenômenos metereológicos diversos.

Guerras, violência, fome, doenças contagiosas, miséria, terremotos e maremotos completam o quadro do mundo de hoje. Completam também a descrição dos tempos do fim, dada por Jesus nos evangelhos de Lucas, Mateus e Marcos. Mas Jesus nos dá, além dos sinais do fim, a fórmula para esperar de maneira adequada o fim, dizendo: Vigiem e orem!

Vigiem e orem! Essa é a recomendação de Jesus no v. 36:
Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.
Mas, como devemos vigiar e orar?
Em 1 ° lugar, vigiem e orem observando os sinais do fim. Vejam os sinais no céu, como lemos nos v. 25-26:
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados.
Vejam os sinais na terra, como diz Jesus em Mateus 24.7:
Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra.
Vejam os sinais na vida das pessoas e em nossas vidas, como lemos em Mateus 24.9-12:
Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará.

Vigiem e orem, pois todos esses sinais já estão acontecendo - uns mais, outros menos. Nós nem precisamos dar um grande destaque ao livro de Apocalipse, como fazem alguns grupos, esquecendo o restante da Bíblia e assustando as pessoas com interpretações erradas desse livro. Não, os próprios sinais do fim assustam as pessoas e, às vezes, também a nós. Por isso, vigiem e orem, diz Jesus, observando os sinais do fim.

Vigiem e orem, em 2 ° lugar, firmados na Palavra de Deus. Pois, como diz Jesus no v. 33, o céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre” O profeta Isaías diz o mesmo: A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre (Isaías 40.8). Para continuarmos firmes diante do Filho do Homem, como Jesus diz no v. 36, só há uma maneira: permanecermos firmes na Palavra de Deus, que não desaparecerá nem falhará em suas promessas.

Isto significa algo muito simples. Como diz Lutero na explicação do 3 ° Mandamento, “devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de a ouvir e estudar”. Ou seja, aproveitar todas as oportunidades de ouvir, ler e estudar a Bíblia, em casa, nos estudos bíblicos e reuniões, nos cultos e devoções. Aproveitar também todas as vezes que pudermos receber a Palavra encarnada no corpo e sangue de Cristo, na Santa Ceia.

Irmãs e irmãos, vigiem e orem! Em 3 ° lugar, vivendo uma vida santificada, em pensamentos, palavras e ações, como ensinam Pedro e Paulo:
Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele (2. Pedro 3.14).
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, pra que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês (Efésios 4.29,31,32).
E Jesus, em nosso texto, diz: Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa (v. 34).

Viver uma vida santificada só é possível com Cristo vivendo em nós e guiando nossos pensamentos, palavras e ações. Mas, quantas vezes ele fica de fora de nossas decisões e planos? Quantas vezes achamos que podemos continuar recebendo bênçãos de Deus e andar no seu caminho levando junto nossos pecados preferidos, que não nos esforçamos para deixar de lado, e que nos atrapalham na vida de fé (cf. Hebreus 12.1)?

Vigiem e orem! Hoje iniciamos um novo ano na igreja e, daqui a um mês, um novo ano no calendário. É hora de cada um parar e pensar: em 2006, eu observei com seriedade os sinais do fim, ou achei que tudo é normal e que Deus não vai voltar tão logo assim? Em 2006, eu me firmei de verdade na Palavra de Deus, ou só abri a Bíblia aqui na igreja ou quando houve um estudo bíblico em minha casa? Achei muito difícil, ou até um sacrifício, separar alguns minutos por dia para ler a Bíblia e orar? Será que eu fui um dos luteranos que sabem quase nada da Bíblia, e achei ruim quando o pastor insistiu para eu ter uma Bíblia e estudá-la de verdade?

E a minha vida, em 2006, foi santificada? Procurei viver de acordo com os Dez Mandamentos, sempre tendo Deus em 1 ° lugar em tudo, ou nem me lembro o que dizem os mandamentos? Minhas palavras foram sempre boas e agradáveis, transmitindo amor aos que ouviam? Meus gestos e comportamento refletiram para os outros o amor de Deus em mim, ou poucos notaram que sou cristão? Minha participação na igreja, com a presença, o trabalho e as ofertas, mostrou que sou um cristão comprometido com Deus e vigilante todo o tempo? Minha vida em família foi de esforços em direção ao amor, ou de desculpas e desamor?

Temos que reconhecer na presença de Deus que, diante do que Ele espera de nós, fomos falhos neste ano que termina. Jesus pode nos dizer o mesmo que disse aos discípulos no Getsêmani: Será que vocês não podem vigiar comigo nem ao menos uma hora? Vigiem e orem para que não sejam tentados (Mateus 26.40,41).

Vigiem e orem! Vigiar também quer dizer arrepender-se, pedir perdão e buscar na Palavra de Deus forças para melhorar na vida santificada. Graças ao bom Deus, temos o consolo e o alívio do perdão dado a nós pelo sacrifício de Cristo, que, mesmo sendo Deus, humilhou-se ao nascer num estábulo e morrer numa cruz como um bandido, pelos nossos pecados!

Cristo mesmo nos anima a vigiar e orar, dizendo: Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pis logo vocês serão salvos. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier (vv. 28, 36). E em Mateus 24.13: Mas quem ficar firme até o fim será salvo. Jesus acalma nossos corações e, pela Palavra e Sacramentos, nos dá força e coragem para enfrentarmos as dificuldades e ficarmos firmes na vigilância e oração.

Ele quer nos dar a salvação no dia final e por isso nos ajuda a sermos fiéis. Mas, se falharmos, ele não falha e está sempre nos oferecendo seu perdão. Por isso, irmãs e irmãos, vigiem e orem confiando nas promessas e no poder de Deus. Ele cumpriu a promessa enviando o Salvador, que nasceu em Belém, e vai cumprir a promessa de ficar conosco e nos salvar na segunda vinda de Cristo, no juízo final. Para sermos salvos, só precisamos vigiar e orar, para sermos encontrados preparados na fé no Salvador. Por isso, vamos com alegria vigiar e orar!

Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo nos ajude e nos faça sempre vigiar e orar com fé e confiança no Salvador, agora, em 2007 e por toda a nossa vida, para sermos encontrados firmes na fé salvadora! Amém.


Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)