Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

1º Domingo de Advento– 03 de dezembro de 2006
Lucas 19.28-44 – Lindolfo Pieper
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


JESUS CHORA SOBRE JERUSALÉM

Lucas 19.41-44: “Quando ia chegando, vendo a cidade, Jesus chorou, e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma ainda hoje o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti. Não deixarão em ti pedra sobre pedra porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação”.

Um rei, comandando um enorme exército, se aproxima da cidade de Jerusalém para tomá-la a força. Os habitantes ficam apreensivos, sem saber o que fazer. Eles são só têm uma alternativa: se entregar pacificamente ou lutar até morrer.

Numa rápida reunião eles decidem se entregar. O sumo-sacerdote, acompanhado de uma grande multidão, vai ao encontro do rei. O portão da cidade é aberto. O sumo-sacerdote informa ao rei que os habitantes da cidade se rendem incondicionalmente. Em troca esperam apenas que o rei não os maltrate. O nome desse rei é Alexandre o Grande.

Quanta diferença há entre a entrada desse grande rei com a entrada de Jesus em Jerusalém. Alexandre o Grande entra na cidade de Jerusalém com um numeroso exército, formado de guerreiros cruéis. Jesus entra na cidade manso e humilde, acompanhado pelos seus seguidores, que, com toda a alegria, clamam: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito ao que vem em nome do Senhor. Hosana nas maiores alturas!”.

Alexandre o Grande não era, com certeza, um hóspede benvindo. Os habitantes de Jerusalém o recebem daquela maneira não porque gostavam dele, mas sim por causa do medo que tinham dele. Eles sabiam como ele era cruel e poderoso, conquistando toda a Europa com o seu exército. Eles sabiam que se não se entregassem, seriam todos mortos ou escravizados.

A Bíblia nos diz que quando Jesus estava vindo em direção à cidade de Jerusalém, houve um grande alvoroço na cidade. O povo ficou preocupado. Os escribas e fariseus convocam depressa uma reunião para saber o que fazer. Eles têm medo de que isso aconteça e tentam de todas as maneiras impedir que Jesus entre na cidade.

Mas, por que os judeus temem a Jesus, que era manso e humilde, a respeito de quem o profeta Zacarias havia profetizado há muitos anos atrás : “Dizei a filha de Sião: eis aí te vem o teu Rei, manso e humilde, montado num jumentinho, cria de animal de carga”.

Com certeza é porque não o conheciam direito, senão o teriam recebido com muita alegria, assim como o povo de Jerusalém o fez, clamando, enquanto estendiam as suas vestes pelo chão: “Hosana ao filho de Davi. Bendito ao que vem em nome do Senhor. Hosana nas maiores alturas!”.

O Rei Jesus está vindo a nós hoje. Não de maneira visível como ele entrou em Jerusalém, mas de modo invisível. Ele vem a nós hoje através da sua Palavra e dos Sacramentos. Onde a Palavra de Deus é anunciada, seja na igreja, no rádio ou na televisão, Jesus está vindo até nós, se fazendo presente na nossa vida.

Jesus havia passado 33 anos na terra entre os homens. Nesse tempo todo ele não foi reconhecido como o Messias Prometido. Antes, ele foi rejeitado, desprezado e chamado de Belzebu, o chefe dos demônios.

Agora, de repente, parece que Jesus se envereda para o caminho do sucesso. O povo parece que descobre nele um grande líder. Organizam uma grande festa para lhe dar uma entrada triunfal em Jerusalém. Aproveitam para isso a festa da Páscoa.

Os judeus todos os anos iam a Jerusalém para celebrar a Páscoa. Jesus, como um bom judeu, desde os 12 anos também seguia este costume. Desta vez, porém, tudo é diferente. Das outras vezes ele quase não era percebido. Agora, no entanto, ele é o alvo de toda a atenção.

Uma grande multidão segue a Jesus. E os que estão em Jerusalém, vem ao encontro dele. A multidão que vem ao seu encontro lhe dá as boas vindas, estendendo ramos de árvores pela estrada, clamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito ao que vem em nome do Senhor!”.

A multidão não sabia, mas com este gesto ela estava cumprindo com uma profecia do Antigo Testamento que dizia ser necessário Jesus, antes de morrer, ser aclamado pelo povo.

Enquanto que a multidão aclama Jesus, os fariseus o criticam. Eles querem acabar com a festa. Por isso reclamam de Jesus, pedindo que lhes mande calar a boca. Mas Jesus lhes responde, dizendo: “Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão”.

E a multidão avança. Jesus, cavalgando lentamente o jumentinho, alcança agora o topo de uma colina. De lá avista a cidade de Jerusalém. Esse era o momento alto da viagem: avistar de longe a cidade de Jerusalém.

A multidão se emociona e se agita. Tudo é festa, tudo é alegria. E no meio da festa, da euforia e agitação, uma nota desconcertante. Jesus se desliga do momento e quebra o protocolo: ele chora. Chora em voz alta. Diz a Escritura: “Vendo a cidade, Jesus chorou”.

Muitas vezes se ouve falar que homem não chora. Mas o homem chora sim, pois tem sentimento, emoção e nervos. Jesus era homem e ele chorou.

A Bíblia fala de duas ocasiões em que Jesus chorou. A primeira vez foi por ocasião da morte de Lázaro. E a segunda vez foi ao entrar em Jerusalém. E em ambas às vezes ele chorou forte, alto: um choro de profunda tristeza.

Mas, por que Jesus chora sobre Jerusalém? O que o levou a chorar ao ver a cidade? Não devia ele se alegrar em vez de ficar triste? Jesus mesmo nos diz porque ele chorou sobre a cidade.

Lucas, no nosso texto, reproduz assim o choro de Jesus: “Ah! Se conheceras por ti mesmo ainda hoje o que é devido a paz. Mas isto agora está oculto aos teus olhos.Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e por todos os lados te apertarão o cerco. E te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti. Não deixarão pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação”.

Conforme as palavras de Jesus, foram dois os motivos que levaram Jesus a chorar sobre Jerusalém.

O primeiro motivo foi a falta de arrependimento e o desprezo pelas coisas de Deus . Os judeus eram o povo escolhido de Deus. A este povo ele tirou do Egito, conduziu-os à terra prometida e lhes livrou dos inimigos. Sobretudo, a este povo Deus prometeu e enviou o Salvador Jesus.

Porém, este povo não foi grato a Deus. Desprezou a Jesus e não o aceitou como o seu Salvador. Quando Jesus esteve aqui na terra, dedicou muito tempo à cidade de Jerusalém. Durante três anos ensinou ao povo lá no templo o amor de Deus e a necessidade do arrependimento.

Jesus se preocupou com este povo porque ele viu que os seus corações estavam endurecidos. O povo de Jerusalém se tornara materialista, ocupando-se demais com as coisas do mundo e esquecendo-se de Deus.

A preocupação com as coisas materiais era tão grande que haviam tornado até o próprio templo numa casa de comércio. Em lugar de usar o templo para a pregação da Palavra de Deus, usavam-no para fazer dinheiro, vendendo e comprando objetos.

Jesus chamou várias vezes este povo ao arrependimento, mostrando-lhes o perigo que estavam correndo e a necessidade de se voltarem para Deus. Porém, o povo permaneceu indiferente. Não se arrependeu. Não reconheceu os seus pecados e nem se voltou para Deus.

Jesus esperava que eles chorassem de arrependimento. E como eles não chorassem, Jesus chora por eles. Chora de pesar, de tristeza e compaixão.

O segundo motivo que levou Jesus a chorar sobre Jerusalém é uma conseqüência do primeiro: Jesus chora pela destruição e pelo seu destino eterno .

Deus não deseja a condenação de ninguém. Por isso ele facilita a salvação de todos e manda pregar o Evangelho a todo mundo. Mas, se alguém, no caso uma nação inteira, rejeita o seu perdão, então nada mais lhe resta do que destruir este povo.

Era o que estava para acontecer com o povo de Jerusalém: o castigo de Deus estava para vir sobre ele. E tanto a cidade como o povo seriam destruídos.

Jesus estava prevendo o que estaria para acontecer à cidade 40 anos depois da sua morte, quando Jerusalém seria destruída, juntamente com o templo, não ficando pedra sobre pedra.

Como sabemos pela história, 40 anos depois da morte de Jesus, os soldados romanos invadiram a cidade de Jerusalém, destruindo tudo, inclusive o templo. Quase um milhão de pessoas foram mortos, outros tanto foram levados como escravos e muitos outros foram presos. E quanto à cidade, não ficou pedra sobre pedra, foi tudo destruído.

Os soldados romanos entraram com tanta raiva na cidade que não apenas se contentaram em matar as pessoas, mas ainda rasgaram a sua barriga e as despedaçaram pelo meio.

E depois de tudo destruído, ainda semearam sal sobre a cidade, para que nem mato nascesse nela. Nunca uma cidade foi tão violentamente destruída como Jerusalém. Era o juízo de Deus pela sua rejeição.

Jesus chorou sobre Jerusalém e chora ainda hoje. Ele chora pelos nossos pecados, pela nossa ingratidão e pelo nosso desprezo as coisas espirituais. Como o povo de Jerusalém, também hoje o povo rejeita a salvação. Hoje o pecado está tomando conta do coração de muita gente.

O povo está ficando materialista, está correndo demais atrás das coisas do mundo e se esquecendo de Deus. A pregação da Palavra de Deus não atinge mais os seus corações.

Muitas pessoas não vêm nenhuma necessidade de vir a igreja. Outras vivem abertamente em pecado. E outras ainda se mostram frios e indiferentes para com as coisas de Deus. Elas, em vez de estarem chorando por causa do seu pecado, estão rindo, pulando e dançando.

E como elas não reconhecem o seu estado pecador, não choram e nem lamentam os seus pecados, Jesus chora por elas. Chora porque sabe que o castigo de Deus será grande sobre elas.

Porém, ainda há tempo de escapar do juízo de Deus. Todos ainda podem escapar da ira de Deus. É só se arrepender dos seus pecados e voltar para Deus. Diz a Bíblia: “Eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação. Hoje, se ouvires a sua voz, não endureçais os vossos corações!”.

Quando alguém faz isso, se arrepende dos seus pecados e se volta para Deus, Jesus então fica alegre. Ele ri de alegria. Diz a Palavra de Deus: “Há júbilo no céu quando um pecador se arrepende”.

Meu amigo, meu irmão e minha irmã. O que você prefere: ver Jesus chorando ou rindo? Ver Jesus triste ou alegre?

Se você prefere ver Jesus alegre, então chore. Chore de arrependimento pelos seus pecados.

É melhor chorar agora do que depois. Quem chora e lamenta aqui na terra os seus pecados, na outra vida terá o consolo de Deus. Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima. Diz a Bíblia: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.

Que o choro de Jesus comova os nossos corações, fazendo-nos chorar de arrependimento, a fim de que recebamos o consolo do perdão de Deus. Em nome de Jesus. Amém.

Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
piperlin@uol.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)