Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

2º Domingo de Advento– 10 de dezembro de 2006
Salmo 119.105-112 – Série Trienal C – Alex M. Schmökel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


DIA DA BÍBLIA

Tema: A Palavra de Deus – orientação para todos os momentos!

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco neste momento em que iremos meditar na Santa Palavra de nosso Deus. Amém.

INTRODUÇÃO

Ao comprarmos um medicamento veremos as seguintes recomendações em sua embalagem: Informações ao paciente, indicações, contra-indicações e precauções: vide bula. E se os sintomas continuarem, o médico deverá ser consultado.

Estas informações são necessárias para que o paciente saiba como usar e proceder com o medicamento para que o mesmo seja eficiente no tratamento da enfermidade.

Mas no dia de hoje queremos lembrar de uma outra “Bula” que devemos ler diariamente para combatermos os sintomas da nossa enfermidade maior – o pecado. E fazendo dela o nosso guia, o nosso consolador, e confiando nas suas promessas eternas para a nossa vida até o fim. E esta “Bula” é a nossa Bíblia Sagrada.

No Segundo Domingo de Dezembro, as Igrejas Evangélicas, no Brasil, comemoram o Dia da Bíblia.

I – GUIA CERTO PARA O VIVER DIÁRIO

As bulas nos informam como fazer o uso correto para que o medicamento tenha maior eficácia sobre a nossa enfermidade. O salmista escreve: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos (v. 105). Com isso ele diz que a Palavra de Deus dá a orientação correta para o nosso viver diário, apontando sempre para a eternidade.

E aqui podemos recordar os Mandamentos de Deus que nos orientam em nossa vida, nos apontam o caminho a seguir. E quando nos desviamos dos caminhos de Deus, os Mandamentos também nos chamam ao arrependimento de nossos pecados. E Deus está sempre pronto a perdoar um coração arrependido que vem a Ele.

Quanto a isto a Palavra de Deus é clara, ao dizer: Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro (Isaías 43.25). Por isso, a Palavra de Deus é orientação para todos os momentos da nossa vida. Uma orientação dessas não encontraremos em nenhum outro livro.

II – CONSOLO NA AFLIÇÃO

A Palavra de Deus também serve de orientação para nossos momentos de aflição, conforme diz o salmista: Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a tua palavra (v. 107).

Para as enfermidades do corpo temos os medicamentos que nos ajudam, mas antes precisamos seguir as indicações de um médico confiável e ler atenciosamente a bula. E para as enfermidades da alma, temos a Palavra de Deus que nos consola. Foi isto que o salmista disse no versículo 107 do texto.

E o próprio Senhor Jesus diz em Mateus 11.28,29: Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei ... e achareis descanso para as vossas almas.

A Palavra de Deus, além de nos consolar em muitos momentos de nossa vida, também nos apresenta o verdadeiro Consolador – Jesus Cristo – que se compadece de nós e de nossas fraquezas e nos trata com amor e misericórdia.

Infelizmente muitas pessoas não buscam, na Palavra de Deus, a orientação e o verdadeiro consolo para suas vidas. Muitos se deixam levar por livros de auto-ajuda e outros tipos de pensamentos e estórias, que muitas vezes tem uma certa aparência cristã, mas na verdade são filosofias humanas que não nos trazem o verdadeiro conforto em nossas aflições, que somente a Palavra de Deus nos traz.

III – A PALAVRA É ETERNA

Enquanto as filosofias humanas tentam trazer orientações momentâneas, a Bíblia traz palavras e orientações eternas, pois é a Palavra do próprio Deus que também é eterno e não muda (cf. Malaquias 3.6; Tiago 1.17).

Jesus disse aos líderes judeus de sua época: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (João 5.39). Estas palavras também valem para nós. Vamos examinar, ler e estudar diariamente a nossa Bíblia, em casa, na igreja e nos estudos dos departamentos; pois ela testifica de Jesus, o nosso eterno Salvador.

Além de a Palavra de Deus ser eterna, ela aponta também para a eternidade, para a salvação eterna de todo aquele que crê em Jesus como seu Senhor e Salvador. Com isso vemos o grande valor que ela tem para nós cristãos.

E a este respeito o apóstolo Paulo testifica, dizendo: Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra(2. Timóteo 3.14-17).

Estas palavras do apóstolo devem nos servir de estímulo para que a Bíblia seja o nosso livro mais precioso, mais lido, mais consultado e mais usado. Versículos importantes devem ser sublinhados, memorizados e aplicados em diferentes situações da vida. A nossa Bíblia precisa estar com as folhas amareladas, não por estar guardada, mas sim pelo uso constante.

Permitam-me contar uma rápida estória sobre o uso que muitas pessoas fazem da sua Bíblia. Certa vez uma família convidou o pastor para jantar em sua casa. A mãe deu ordem aos filhos que ajuntassem seus brinquedos e os guardassem em uma caixa, deixando a casa em condições para receber a visita.

A menina lembrou-se que seus pais tinham uma Bíblia guardada no armário do quarto. E lá foi ela procurar a Bíblia. E ao encontrá-la a colocou fechada sobre a mesa da sala. E quando o pastor chegou, viu aquela Bíblia sobre a mesa, a pegou e disse: “Vejo que vocês têm o belo hábito de ler a Bíblia!” E quando a abriu caiu uma chave de dentro dela, e o pai disse: “Finalmente achei a chave do cadeado da bicicleta!”

Quantos entre nós não têm sua Bíblia bem guardada no fundo de um armário e não fazem dela um “guarda-objetos”? Nós precisamos ter nossa Bíblia sempre à mão para ser lida, estudada, pois assim ela terá o seu real valor. Não deixemos para ler a Bíblia amanhã ou mês que vem. Mas comecemos hoje mesmo. E, como sugestão, comecemos pelos evangelistas Marcos, João, Lucas e Mateus. Depois Atos dos Apóstolos, Salmos e assim por diante.

E fazendo isto, podemos confessar com o salmista: Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração. Induzo o coração a guardar os teus decretos para sempre, até o fim (vv. 111, 112). Pois assim estaremos sempre em comunhão com Deus, deixando que Ele, por meio de Sua Palavra, fale ao nosso coração e à nossa vida, fortalecendo-nos na fé e na certeza do Seu perdão e da salvação que Ele nos dá por meio de Jesus Cristo, Seu Amado Filho.

CONCLUSÃO

Portanto, meus amados!

Para uma maior eficácia dos medicamentos sobre a nossa enfermidade, consultemos sempre a bula que vem junto ao remédio.

E para uma vida cristã mais fiel e consagrada ao nosso Senhor e Salvador Jesus, consultemos sempre a Palavra de Deus que nos orienta em todos os momentos de nossa vida e nos prepara para estarmos um dia com Cristo na eternidade. Amém.

E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guarde o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus. Amém.

Soli Deo Gloria!

Alex M. Schmökel
Vera Cruz – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
amschmokel@terra.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)