Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

2º Domingo de Advento– 10 de dezembro de 2006
Filipenses 1.3-11 – Série Trienal C – Sílvio Ferreira da Silva Filho
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Não basta sermos cristãos, temos que participar!

Introdução: Após o culto desta noite teremos a última Assembléia Geral Ordinária da nossa congregação neste ano. É sempre um momento especial para refletir sobre a nossa atuação como Igreja de Jesus aqui em Vila Velha. Olhamos para trás, para vermos o que Deus realizou por meio do nosso envolvimento e, olhamos para frente, para visualizarmos os desafios que estão adiante de nós, os quais queremos abraçar, motivados pela graça de Deus. Por isso, o culto de hoje, as leituras, os hinos, deixam claro que Não basta sermos cristãos, temos que participar!

Exposição do texto:

Em nosso texto, o apóstolo Paulo agradece a Deus por tudo o que Deus fez pelos Filipenses. Ele diz: Dou graças ao meu Deus por tudo o que recordo de vós. Ele dá graças a Deus em todas as suas orações porque os cristãos de Filipos eram cooperadores do evangelho . A palavra que traduz cooperação significa originalmente comunhão. A palavra se refere não apenas a uma cooperação financeira (o que os cristãos de Filipos fizeram de fato, para patrocinar o trabalho missionário de Paulo), mas também a cooperação no sentido amplo, ou seja, a sua participação com o apóstolo, quer em simpatia, quer em sofrimento, quer no trabalho ativo. Ou seja, eles estavam inteiramente sintonizados no trabalho da pregação do evangelho. Eles “vestiram a camisa” do trabalho no reino de Deus, em resposta ao amor de Deus, em Cristo.

Na sua oração, o apóstolo Paulo suplica a Deus pelos cristãos de Filipos para que Deus, que implantou a fé no coração daquelas pessoas, a faça crescer e aumentar ainda mais. Ele diz: [Deus] irá completá-la até o Dia [da volta] de Cristo. Assim, ele deixa claro àqueles cristãos que Jesus voltará para levar à eternidade feliz dos céus todos os que nele crêem.

É impressionante notar que, quando escreve estas palavras, o apóstolo Paulo está preso, provavelmente em Roma. Mesmo na prisão, ele diz que traz os cristãos de Filipos em seu coração, pois eles são participantes da graça comigo – disse Paulo. Podemos imaginar o apóstolo preso, mas com a mente viajando, lembrando a cordialidade e o amor daqueles cristãos de Filipos que, como ele, experimentavam todos os dias, como Deus é gracioso em perdoar, equipar todos os seus filhos para seu serviço e motivá-los para isso.

Ele toma Deus por testemunha de como tem saudade dos Filipenses e ora para que eles cresçam no amor e no conhecimento, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis no dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Ou seja, Paulo pede a Deus que abençoe e ilumine os cristãos de Filipos, para que cresçam cada vez mais, e que tenham sabedoria e um entendimento completo [não se trata de qualquer noção geral acerca de Deus] , a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. A vida de vocês estará cheia das boas qualidades [boas obras, que são frutos, reflexos da graça de Deus em Cristo ]que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.

Portanto, o texto de hoje nos convida a refletir sobre o tema: Não basta sermos cristãos; temos que participar!

Quando olhamos para a congregação de Filipos, naturalmente, queremos traçar um paralelo entre aqueles cristãos, a sua vida cristã, a sua atuação no contexto no qual estavam inseridos, e como eles responderam a Deus – e nós. Alguns destaques nos levam a refletir:

1 – A Alegria: A carta de Paulo aos Filipenses, desde o início, tem um tom de alegria. A alegria marca a vida cristã, a tempera, lhe dá cor, sabor e vida. Você vive a sua vida cristã com alegria? Não é verdade que, muitas vezes, as dificuldades da vida, os problemas, o stress do mundo moderno, a dificuldade de viver a fé cristã num mundo tão materialista, as tentações do diabo, do mundo e da nossa carne – têm tirado a nossa alegria? Na verdade, a alegria foge do nosso coração e vida quando não estamos em sintonia com o evangelho, quando não nos refugiamos na graça de Deus, em meio às muitas dificuldades que vivemos e sofremos, quando olhamos mais para problemas e dificuldades do que para Deus. Isso acontece com você freqüentemente?

2 – A cooperação no evangelho: Um destaque daqueles cristãos de Filipos era a cooperação no evangelho. Essa também é a sua marca, a sua característica? Você se envolve no trabalho do reino de Deus? Você coopera com o avanço do evangelho, aplicando o seu valioso tempo? Você coopera com o avanço do evangelho com os dons que Deus lhe deu? Você coopera com o evangelho com o dinheiro que Deus lhe deu? Você coopera com o evangelho orando pelo reino de Deus, incentivando e estimulando os irmãos, animando os pastores, acolhendo os visitantes, amparando os novatos na fé?

3 – Frutos de Justiça: Paulo fala deles em Flipenses 1.11. Frutos de justiça são as boas obras que praticamos, em resposta ao amor de Deus. Os cristãos de Filipos eram conhecidos pela vida coerente com a sua fé que levavam. Eles viviam de modo digno do evangelho de Cristo (1.27). Como está a sua vida: há coerência entre o que você crê e o que você vive? No seu estado, como pai, mãe, filho, filha, esposa, marido, empregado, patrão, professor, aluno, você tem feito o que Deus espera de você? As pessoas que convivem com você conseguem ver o amor de Deus estampado na sua maneira de viver e de se relacionar com elas?

O dia da vinda de Cristo – No final do nosso texto, Paulo lembra aos Filipenses a volta de Jesus no dia do juízo final. É uma lembrança que tem de estar sempre presente em nossa mente e coração. Estamos preparados para esse dia? Se não nos preocupamos com a volta de Jesus, se não estamos dispostos a viver a nossa fé cristã com alegria, a cooperar com o evangelho e a produzir os frutos de justiça, o dia do juízo final será de grande tristeza e sofrimento: Ouviremos a sentença da eterna separação de Deus – a condenação eterna.

O nosso Deus, que colocou a fé cristã e a mantém em nossos corações desde o nosso batismo, que vem alimentando essa fé pela palavra e sacramentos, não quer que ninguém se perca, mas que todos sejam salvos (1. Timóteo 2.4). Para isso, Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo ao mundo, a fim de pagar pelos nossos pecados, levar sobre si a nossa culpa, morrer e ressuscitar, para nos colocar nos braços de Deus e nos reconciliar com ele. Assim, pelo evangelho, Jesus nos dá tudo o que ele conquistou; o perdão, a vida e a salvação.

Deus, que nos chamou à fé cristã, nos motiva para que participemos do trabalho no seu reino, de todas as formas possíveis. Assim ele fez com os cristãos de Filipos e quer fazer também conosco:

1 – Alegria: Pelo evangelho, Deus enche o coração do cristão de alegria - a verdadeira alegria que não é ofuscada pelas vicissitudes da vida, pela perseguição do mundo, pelas tentações do diabo e da nossa carne; mas que é alimentada pela suprema fonte que é Jesus, nos meios que ele escolheu para fazer isso: Palavra e Sacramentos.

2 – Cooperação: Pelo evangelho, ao mesmo tempo em que nos alcança e transforma, Deus nos torna seus cooperadores. O poder do evangelho é tão extraordinário que, aquele que foi tocado por ele, naturalmente quer transmiti-lo adiante, e fará isso espontaneamente, com tudo o que tem e é.

3 – Frutos de Justiça: Pelo evangelho, Deus faz com que o nosso coração, outrora estéril e seco, produza frutos – Frutos de justiça. Agora fica fácil produzir, porque Deus, em Cristo, nos tornou justos.

O dia da vinda de Cristo – Esse dia certamente virá. Chegará brevemente. Queremos aguardá-lo com uma ativa ansiedade – ou seja, queremos, pela graça e no poder de Deus, apressar o serviço do seu reino, para levar mais gente para o céu. Que Deus nos dê a alegria, o espírito de cooperação, a produtividade dos cristãos de Filipenses. Amém!

Sílvio Ferreira da Silva Filho
Vila Velha – ES – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
revsilviop@yahoo.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)