Göttinger Predigten

deutsch English español
português dansk Schweiz

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Gästebuch

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

1º Domingo após Pentecostes/Domingo da Trindade, 03.06.2007

Predigt zu Salmo 8:, verfasst von Altino Grinevold

 

A VERDADEIRA SABEDORIA

Salmo 8: "Ó Deus Eterno, Senhor nosso, como é maravilhoso o teu nome em toda à terra!"               

Estamos no Domingo da festa da Santíssima Trindade, onde estamos lembrando as obras do Deus Criador, as obras do Deus Redentor e as obras do Deus Santificador. É por trás das três pessoas distintas e ao mesmo tempo unidas, que está toda a sabedoria do único e verdadeiro Deus. Isto nós encontramos no Salmo 8, onde lemos:

"Ó Deus Eterno, Senhor nosso, como é maravilhoso o teu nome em toda a terra! A tua grandeza chega até ao céu, e é cantada pelas crianças, sim, pelas criancinhas. Tu construíste uma fortaleza para te proteger dos teus inimigos, para acabar com todos os que te desafiam. Quando olho para o céu, que tu criaste, e para a lua e as estrelas, que puseste nos seus lugares que são os seres humanos para que penses neles? Que são as pessoas para que te preocupes com elas? No entanto fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre todas as coisas que criaste e o fizeste dominar tudo; as ovelhas e o gado e também os animais selvagens; os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar. Ó Deus Eterno, Senhor nosso, como é maravilhoso o teu nome em toda a terra"

Por isso, a pergunta da mensagem é: Onde acharemos a verdadeira sabedoria? Esta resposta nós encontramos nas leituras bíblicas para o culto de hoje.

O livro de Provérbios escrito pelo sábio profeta Salomão tem como objetivo nos ensinar uma sabedoria muito especial - a sabedoria que vem do Deus Eterno: do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo.

Disse alguém: "Sabemos que a inteligência humana é capaz de produzir sabedoria que traduz em verdade que tem seu valor para o viver humano".

A sabedoria humana é importante quando guiada pela sabedoria divina.

O homem usa sua sabedoria para descobrir e realizar coisas que tem seu valor e são importantes e até necessários para a vida humana aqui sobre a face da terra.

Porém, essa sabedoria não pode ser comparada com a sabedoria divina. A bíblia, o grande livro do verdadeiro conhecimento diz muito mais do que o pensamento humano é capaz de produzir. A bíblia ensina verdades que vem de fora do ser humano, que vão muito além do nosso fútil conhecimento, como diz Paulo "que vem das alturas".

No livro de Tiago 3.17 encontramos: "A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia e produz uma colheita de boas ações e é livre de preconceitos e fingimento".

Outra grande verdade que torna o homem verdadeiramente sábio é quando ele reconhece que depende totalmente de Deus e que precisa dar respostas ao seu Criador, Redentor e Santificador.

Onde acharemos esta verdadeira sabedoria? Somente acharemos esta verdadeira sabedoria na sabedoria de Deus.

O ser humano precisa dar respostas ao seu Criador. O homem não é dono da verdade. Ele é criatura e não o Criador. O homem somente será sábio quando crer que para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Em Provérbios 21.2 lemos: "Só o Senhor conhece os nossos corações".

Deus Pai revelou sua sabedoria na criação do mundo e tudo o que nele existe. E ainda hoje continua a preservá-lo. E toda a obra criadora de Deus, ele a colocou nas mãos do homem para administrá-la segundo a sua vontade.

Por isso, o homem precisa ser responsável e cuidar de tudo com carinho e amor porque Deus é o único grande proprietário do universo. O homem precisa prestar contas de sua maneira de viver e de zelar pelas coisas de Deus.

Quando poluímos o ar, os rios e os mares nós estamos destruindo a vida. Quando desperdiçamos os recursos limitados da terra para o supérfluo e desnecessário estamos sendo maus administradores.

O homem precisa ser sábio também em relação ao seu corpo. Temos que investir em nossa saúde e nos afastar daquilo que faz mal ao nosso corpo. Evitar as drogas, o fumo e o alcoolismo. Vícios estes, que já levaram muitos a morte, ou a destruição de lares e casamentos.

O cristão como filho de Deus enxerga muito mais longe do que um simples ser humano pode enxergar. O cristão, tendo a sabedoria de Deus, tem plena consciência da sua responsabilidade perante Deus quanto à preservação da natureza.

Somos ecológicos numa dimensão teológica. Ou seja, cuidamos com responsabilidade do mundo criado por Deus, porque a fé nesse Criador nos leva a fazê-lo. É justamente isto que o Salmo 8 nos revela, o Deus que nos criou também cuida de nós como seus filhos.

Somente acharemos esta verdadeira sabedoria na sabedoria que recebemos do Filho de Deus - Jesus Cristo.

Para alegria e felicidade nossa aprendemos e recebemos sabedoria também do Deus Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador. O Deus Pai revelou-se em seu Filho Jesus Cristo. É em Cristo que vemos claramente o Deus Pai, o Criador que nos ama. Em Jesus Cristo vemos claramente o amor de Deus Pai.

A ação de Deus em Cristo mudou radicalmente a situação das pessoas. Os que antes eram inimigos de Deus, agora podem ser filhos de Deus e experimentar esta maravilhosa reconciliação com o Pai.

Essa paz conquistada por Cristo através de sua obra redentora permite um novo viver, cheio de segurança e esperança. Em Romanos 5.1-5 lê-se esta verdade: "Agora que fomos aceitos por Deus por meio da fé, temos paz com ele por intermédio de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Foi Cristo quem nos trouxe pela nossa fé, a graça de Deus; e agora nós continuamos firmes nela. Portanto, nos alegramos na esperança de participarmos da glória de Deus".

A verdade é que o Pai enviou seu Filho para nos salvar de todos os pecados. Essa verdade dá sentido e valor às nossas vidas. Fomos tocados pelo amor de Deus e essa verdade nos liberta da tirania do pecado, da culpa, do medo, do terror da morte e nos abre um novo caminho para a vida, livre e repleto de paz e perdão.

Somente acharemos esta sabedoria na sabedoria do Espírito Santo.

Preparando seus discípulos antes de sua subia aos céus, Jesus prometeu-lhes, que Ele e o Pai enviariam o Espírito Santo. O Espírito Santo é o divino poder que atua na vida da igreja e na vida de cada cristão individualmente.

É o Espírito Santo que atua em nós e assim capacitando-nos para vivermos com sabedoria.

Em João 1612-15 lemos: "Tenho muitas coisas para dizer, mas isso seria demais para vocês agora. Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará em toda a verdade. Não vai falar por sua conta, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará as coisas que estão para acontecer. Ele me honrará, pois vai receber o que tenho para dizer e dirá a vocês. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai receber o que eu lhe der e vai anunciar à  vocês".

O divino Poder nos ensina a amar a Deus, a amar o próximo e à criação de modo correto e adequado.

Somente no Deus Triúno nós encontramos a verdadeira sabedoria. E, este Deus, Criador, nos convida a viver em harmonia com a natureza, sentir o gosto e a alegria do amor Redentor de Cristo, e fazer desse amor cristão um modo de vida bonito que seja atraente para os que nos conhecem e que vivam essa sabedoria divina revelada em Cristo Jesus.

É confortador saber que o Deus Triúno nos guia e cuida para que nossas vidas sejam construídas sabiamente sobre toda a verdade. Pois Jesus fala em João 14.6: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".

Por isso oramos: "A tua palavra Senhor, é verdade que revela a verdade, que é Cristo, o Senhor da sabedoria".

Que o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo possam nos ensinar a verdadeira sabedoria, que vem lá do alto, que vem lá das alturas, para que possamos somente fazer a vontade do Deus Eterno e como filhos amados de Deus testemunhar Cristo para todas as nações.  Amém!  



Altino Grinevold
Colatina, ES - Brasil
www.ielb.org.br
E-Mail: altino@intercol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)