Göttinger Predigten

deutsch English español
português dansk Schweiz

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Gästebuch

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

1° DOMINGO APÓS EPIFANIA , 07.01.2018

Predigt zu Marcos 4:1-11, verfasst von Werner Brunken

     Estamos no início de um novo ano. Hoje é o primeiro Domingo após Epifania. Ao encerrar o ano de 2017 desejamos uns aos outros um feliz e abençoado 2018.

     Esperamos que neste novo ano de 2018 muitas coisas mudem no sentido de ser algo novo, que traga realização e satisfação. Isto pode acontecer na política, na economia, na educação, na saúde, na segurança, no trabalho, na família. Enfim, desejamos novos impulsos e novas motivações para viver melhor neste ano.

     Mas na vida cristã podemos conseguir mais. Podemos ter um novo começo, que não se baseia somente nas coisas passageiras. Podemos ter um novo começo, que encha nossas mentes e corações de alegria e gratidão.

     Este novo começo o Evangelho de hoje nos oferece. Pois a luz de Cristo, que é parte integrante deste tempo de Epifania, ilumina nossas mentes para começarmos a viver plenamente nossa caminhada com Deus e sua Palavra neste ano.

    

Acompanhemos os passos para começar com o Evangelho:

1° - Alguém para pregar/anunciar. Lemos no texto :”Apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão dos pecados”. João Batista apareceu para anunciar algo novo.

     Esse novo começo tem uma mensagem diferente, que não vem inflar nossos desejos pessoais, mas dizer-nos que precisamos nos arrepender (dar meia-volta) de nossos pecados. Eis algo que muitas pessoas não querem escutar. Pregando que somos pecadores e precisamos nos arrepender – definitivamente não!

     Entretanto, conforme o Evangelho, este é o caminho para um novo começo. Um novo começo, no qual nos humilhamos diante de Deus, confessamos que somos pecadores e que precisamos do seu perdão e da sua reconciliação através da obra de Jesus Cristo. Só assim podemos ter um novo começo com Deus , com as pessoas e com o meio ambiente.

2° - Quem se dispõe a ir? Se hoje muitos não querem ouvir a mensagem de João Batista, no seu tempo “saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão”.

     Quem se dispõe ir ao culto hoje? Para quê? Ouvir “uma mensagem bonita”, como muitas pessoas afirmam ao sair da igreja? Ir ao culto para escutar que somos pecadores e que precisamos nos arrepender? Mesmo não querendo, mas esta é a verdade bíblica para que algo novo aconteça conosco neste ano. Deus está disposto a transformar nossas mentes e corações. Só assim seremos mais compreensivos e solidários uns com os outros. Só assim deixaremos de competir e ser mais e melhor do que outras pessoas. Enfim, o arrependimento e perdão nos proporcionam “vida digna” que Jesus quer para todas as pessoas.

3° - Não se escandalizar com a simplicidade. Descreve o texto que João Batista usava vestes de pelos de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. Hoje muitas pessoas ao irem ouvir a mensagem de um pregador, encontram muito luxo, tanto na decoração da igreja, como também no traje das pessoas. Neste caso a atenção de muitos fica presa a estes sinais e não à mensagem. Entretanto, a simplicidade de João Batista nos ensina que o novo começo em nossa vida não precisa estar ligado à ostentação. É na simplicidade do nascimento de Jesus que ancoramos o novo começo para a nossa vida neste ano.

 

4° - Viver com Jesus Cristo. João Batista o fez quando priorizou Jesus Cristo: ”Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias da s sandálias. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”. Quando vamos ouvir uma mensagem, é comum o pregador elogiar sua pessoa, seu empenho, seu cansaço e o que as pessoas levam consigo não é um novo começo com Jesus, mas ficam com dó do pregador. João Batista, mesmo vivendo sob situação simples e cansativa, não apontou para si, mas para Jesus Cristo. “Convém que ele cresça e que eu diminua”. Somente Jesus Cristo pode desencadear um novo começo na vida das pessoas. Ser batizado com o Espírito Santo é viver sob a orientação e transformação que Jesus Cristo realiza em nós como o apóstolo Paulo o afirma muito bem na sua 2. Carta aos Coríntios 5.17:” Se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”.

5° - Viver o Batismo. Jesus se submeteu ao Batismo, preparando-se para ser anunciador do novo começo. Pelo Batismo Jesus se tornou com um de nós, humano e que precisa do arrependimento. Foi neste momento que o Espírito do Pai desceu sobre ele e disse: ”Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.

     A esta altura somos lembrados do nosso Batismo. Que importância ele tem para um novo começo neste ano? Está esquecido? Está na hora de rebuscá-lo. Está na hora de relembrá-lo, pois foi nele que fomos libertados de nossos pecados e transformados em novas criaturas. Foi nele que Jesus Cristo se tornou Senhor e Salvador de cada um de nós. Vamos viver nosso Batismo neste ano e, assim experimentar como é gratificante viver o novo começo neste ano sob a orientação e presença de Jesus Cristo, o Bom Pastor, que cuida do seu rebanho. Convido para uma oração:

 

            Senhor, abre nossos ouvidos e corações para que a tua mensagem tome em nós morada, gerando gratidão porque em teu Filho vieste a nós e fazendo com que mudemos o rumo de nossas vidas, tendo como medida de nosso viver a tua vontade. Por Cristo, Senhor e Salvador nosso. Amém.



P. em Werner Brunken
Brusque – Santa Catarina (Brasil)
E-Mail: brunkenwerner@yahoo.com

(zurück zum Seitenanfang)