Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

3º Domingo após Pentecostes, 01.06.2008

Predigt zu Mateus 9:9-13, verfasst von Leandro Daniel Hübner

 

Jesus convida você: segue-me! Qual a sua resposta?

A nossa vida é cheia de convites. Convites para seguir este ou aquele programa de TV, para seguir uma ou outra moda de roupas ou de regime, para seguir este ou aquele candidato político, para seguir um ou outro conselho ou orientação para nossa vida.

No evangelho de hoje temos também um convite. Jesus, o Filho de Deus e Salvador do mundo, convida Mateus, um cobrador de impostos, desprezado por seu povo, e afastado do culto a Deus pelos líderes religiosos, para segui-lo. E Mateus se levantou e foi com Jesus.

A resposta de Mateus ao convite de Jesus foi imediata: ele deixou tudo e seguiu o Salvador.

Jesus convida você: segue-me! Qual a sua resposta? Antes de você responder, vamos analisar um pouco mais o convite de Jesus e a reação de Mateus a esse convite.

Mateus cobrava impostos do seu povo - os judeus - para o império romano. Por fazer isso, não era bem visto pelas pessoas e não podia participar das atividades religiosas do seu povo por ser considerado impuro e pecador. Seu trabalho era lucrativo, pois, além da comissão, geralmente os cobradores de impostos cobravam a mais nas taxas, ficando com a diferença; como vemos também no caso de Zaqueu, que subiu numa árvore para ver Jesus em Lc 19. Assim como Zaqueu, Mateus tinha lucros, mas não tinha paz com Deus nem comunhão com seu próprio povo.

Provavelmente Mateus já tinha ouvido falar de Jesus e talvez até já tivesse escutado algum de seus sermões. Então, de repente, Jesus aparece na sua frente. Não para pagar algum imposto, nem para criticar o que Mateus estava fazendo, mas para convidá-lo para algo diferente, para outra atividade, outra vida: Jesus, dizendo "segue-me", o convida para arrecadar não mais impostos, mas sim almas para o reino de Deus.

Mateus, sem perguntar por quê, como, para onde ou para fazer o quê, sem pensar no que ia deixar para trás, levantou-se e seguiu Jesus. Não só o seguiu, como logo convidou seus companheiros de profissão e outras pessoas de má fama na sociedade para comer em sua casa junto com Jesus, para assim apresentar o Salvador também a eles. E aí vejam o que aconteceu: LER v. 11-13.

Jesus convidou Mateus, um homem pecador, um "doente", como Jesus mesmo diz. Mateus ouviu o convite, confiou e creu em Jesus, seguiu o Salvador e o apresentou logo a outros "doentes" espirituais. Logo levou Cristo para todos.

Irmão e irmã: Jesus convida: segue-me! Jesus convida os pecadores, os doentes espiritualmente, os que sabem que precisam de médico. Por isso, Jesus convida você: segue-me! Qual a sua resposta?

A resposta que Jesus espera de nós está no v. 13: LER. Esse trecho da Bíblia que Jesus menciona está na leitura do AT de hoje. Nesse texto, o povo de Deus mostra um arrependimento fingido, pensando que por fazer mais cultos, sacrifícios e ofertas ao Senhor, ele iria perdoa-los. E escutem a resposta de Deus: "Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça".

Jesus convida você: segue-me! Qual a sua resposta? A sua resposta pode ser um "sim" fingido, da boca para fora, como fez o povo de Israel no tempo do profeta Oséias, e como fazem muitos cristãos hoje. Sim, meus irmãos, quantos cristãos hoje têm essa atitude:

Se Jesus diz: ame os outros ... eles ouvem: ame aqueles que são bons para você.

Quando Ele nos recomenda: perdoem uns aos outros... eles ouvem: perdoe aqueles que lhe procuram e se humilham perante você.

Quando Ele nos diz: conte aos outros o que Jesus fez por você ... eles ouvem: conte aos outros sobre Jesus, mas evite ser ridicularizado.

Quando Ele nos diz: evite a imoralidade sexual, a embriaguez, o uso de drogas... eles ouvem: evite estas coisas, mas um pouco delas não vai fazer mal.

Quantas vezes nós agimos como "cristão-emergência", isto é, aquele que vai ao culto e busca a igreja e Deus só nas emergências e necessidades: quando precisa de um batismo, um sepultamento, um casamento, uma confirmação, uma visita a um doente, etc.

Quantas vezes quando tivemos que escolher entre um convite de Jesus para o culto, para a assembléia da igreja que também é minha, para uma reunião de senhoras, leigos ou jovens, para uma atividade em que Deus contava comigo, para uma oferta especial do meu tempo ou do meu dinheiro, e o convite para ficar em casa, ou ir passear, ou jogar bola ou baralho, ou o convite para usar uma dor qualquer como desculpa, ou para outra atividade em que eu não era tão necessário assim, nós não pensamos duas vezes: a igreja e Jesus que esperem, depois eu peço perdão e tudo bem ... - exatamente como o povo no tempo de Oséias.

Jesus convida você: segue-me! Qual a sua resposta? A sua resposta pode ser também um "sim" sincero e verdadeiro, como foi o de Mateus. Podemos, com a ajuda de Jesus, abandonar a nossa velha vida com seus erros e vícios, como fez Mateus, levantar-nos e seguir Jesus com confiança e dedicação.  E é isso que Jesus espera de nós: uma vida consagrada a ele, como fez Mateus daquele momento em diante, e não só um amor a ele apenas no dia de culto.

Com certeza não seremos perfeitos como seguidores de Jesus, como Mateus não foi, pois ele também falhou e abandonou o Salvador quando ele foi preso e morto. Mas, se reconhecemos que somos doentes espirituais e pecadores, como Mateus reconheceu, vamos buscar e seguir Jesus sempre, e não só nas emergências.

Além disso, sabendo que somos doentes e que conhecemos aquele que pode nos curar, vamos querer levar outros doentes ao médico Jesus, como fez Mateus convidando seus amigos para jantar com Jesus. Vamos apresentar Jesus aos nossos vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho ou escola, enfim, a todos. Não mais fisicamente, mas podemos apresentar Jesus com nossa vida diferente, de pessoas que refletem a luz de Cristo para o mundo, com nossas palavras de fé e ações de amor, e com o material evangelístico que a Igreja coloca à nossa disposição.

Jesus convida você: segue-me! Qual a sua resposta? Que a sua resposta, irmão e irmã, seja positiva. Que você possa deixar o pecado, o orgulho, a preocupação, o medo, o preconceito e o fingimento de lado, e como Mateus, levantar-se e seguir o Salvador.

Seguir o Salvador não é fácil, mas é a melhor maneira de sermos bênçãos para outros e a única maneira de ter uma vida realmente feliz aqui neste mundo e depois na vida eterna, onde estaremos pessoalmente e para sempre com o nosso querido Salvador Jesus.

Siga a Jesus, porque ele chama pecadores e leva você para o céu! Amém.

 



Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)