Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

4º Domingo após Pentecostes, 08.06.2008

Predigt zu Mateus 9:35-10.8, verfasst von Edson Ronaldo Tressmann

Servir ao Senhor é reação do amor de Deus por nós

O lema da Igreja Evangélica Luterana do Brasil são as palavras de Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor".

Servir - como está o nosso servir? O servir é uma reação à ação de Deus em nossa vida, isso nós descobrimos em toda a Escritura. Nos quatro textos de hoje, Sl 100; Ex 19.2-8ª; Rm 5.6-11 e Mt 9.35 - 10.8, percebemos que Deus sempre agiu e age na nossa vida, e diante da ação de Deus há uma reação nossa.

Voltado a famílias inteiras Josué dizia sobre as grandes obras de Deus em favor do povo. eram inúmeras as bênçãos derramadas sobre aquele povo, agora herdeiro da terra prometida, herdeiros de uma terra que foi dada a eles, uma terra ricamente produtiva. E Deus agiu por amor a cada um deles, Deus cumpriu toda a sua promessa, e a esse Deus Josué se declara juntamente com sua família como um fiel servidor: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor".

Será que eu posso servir ao Senhor? Como? Por quê? Diante dessas perguntas meditemos no tema: Servir ao Senhor é reação do amor de Deus por nós.

Servir ao Senhor é reação do amor de Deus por nós. Por isso... Servimos ao Senhor com alegria (Sl 100.2).

Alegria - quando estamos alegres, tudo aquilo que realizamos flui naturalmente. A alegria nos leva a cantar, brincar, falar espontaneamente, trabalhar como se não houvesse cansaço, etc. "Servi ao Senhor com alegria" - o salmista apresenta uma alegria formidável. Qual? Estar na presença de Deus no templo. O povo podendo estar diante de Deus pode ficar alegre. Alegria essa demonstrada com cânticos. Essa alegria se mostra por saber que ele é Deus, que nós somos dele, somos o seu povo, seu rebanho. E já que estamos alegres o rendemos louvores, porque Deus é bom, porque sua misericórdia e sua fidelidade duram para sempre.

Alegria - muitas coisas me proporcionam alegria na vida. A visita de um filho ou de um parente que já não víamos há muito tempo. O primeiro emprego, o primeiro carro, o casamento, a vida, a paz, a tranqüilidade, a vitória do meu time de coração, uma boa colheita, etc. Mesmo sendo coisas materiais, nossa alegria precisa estar em Deus, pois é dele que vêm todos esses bens, pois "não nos deixa faltar nada". Ele nos fez - Deus criou o homem, e o homem foi obra prima da criação, tudo porque "soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gn 2. 7). Deus é Senhor e doador da vida. Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra. Creio que ele me dá vestes, calçados, roupa, comida, bebida, casa, lar e todo o necessário para a vida. Pai Nosso. Ele quer nos atrair carinhosamente para junto dele. Ele é nosso Pai e não nos deixa faltar nada, "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" (Sl 23.1).

O homem, a criatura prima de Deus, não foi criado para ficar ao acaso da vida. Deus o criou e o preserva. Deus o criou para cuidar do jardim, para preservar a vida. Mas, por causa do pecado, o homem passou a viver de uma forma diferente daquela proposta por Deus. O sofrimento e a dor passaram a fazer parte de uma vida que era para ser de eterna felicidade e serviço ao Senhor.

Apesar de tantas coisas ruins, que são conseqüência desastrosa do pecado, a intenção original de Deus em partes prevaleceu. Pelo Batismo, pela Palavra e pela Santa Ceia, ainda hoje, mesmo em meio ao pecado, Deus se utiliza do homem para cuidar do mundo, e o homem regenerado pelo batismo e pela palavra e com sua fé renovada pelo corpo e sangue de Jesus é alegre no servir e já vive, mesmo não estando lá, a alegria eterna. Deus Criador enviou Jesus Cristo para que por meio de sua morte o homem passasse a ter a vida eterna perdida pelo pecado. Em Jesus nós temos a vida eterna, e agora nós somos dele, somos seu povo, rebanho do seu pastoreio. Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (J0 10.11).

Deus em seu amor amou e ama sua obra prima, o homem. Esse amor é tão grande que como diz Paulo aos Romanos: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5.8). A essência de Deus é salvar, ouçamos as palavras de Jesus: "Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou eu também vos envio" (Jo 20. 21).

Muitos infelizmente desprezam essa missão, desprezam a oportunidade de servir a Deus em suas vidas. Mas Deus não desiste da sua obra prima, como diz Paulo ao jovem Timóteo: "Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2Tm 2.13). A sua misericórdia e a sua fidelidade duram sempre. Esse é o nosso Deus, aquele que nos fez e nos conserva. E por causa dessa certeza podemos nos expressar e agir como o salmista: SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA.

Servir ao Senhor é reação do amor de Deus por nós. Por isso... Tudo o que o Senhor falou faremos (Êxodo 19.8).

Deus, para realizar o plano de salvação, escolheu um povo. Esse povo se tornou escravo do Egito, e Deus enviou Moisés para libertá-lo.. Em Ex 19.2-8ª, temos o povo diante do monte Sinai (Horebe), o monte onde Deus se faz ver e pronuncia palavras a Moisés que depois foram dirigidas ao povo. Já se passaram três meses desde a saída da escravidão, Deus os libertou com poderosa mão, no apuro de ter os soldados atrás deles, Deus abre o Mar Vermelho e os faz atravessar em seco. Agora momentos antes de receber a lei de Deus, o povo afirma que tudo o que Deus falou eles fariam.

Aqui se origina a nação hebraica com seus aspectos religiosos e civis. Aqui Deus estava estabelecendo um relacionamento particular com seu povo, como é dito por Moisés "Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosseis o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve Deus afeição,(Deus vos escolheu) nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e , para guardar o juramento que fizera a vossos pais,(Abençoou toda a terra) o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito" (Dt 7.6-8).

Deus escolheu o povo não porque eles mereciam. Deus por amor a sua obra prima, da qual eu faço parte, escolheu esse povo para salvar o mundo. Eu também faço parte desse povo escolhido, não porque eu mereço, pois como diz Paulo: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; isto não vem de vós; é dom de Deus;" (Ef 2.8).

Eu sou um pecador, e Deus mostrou e mostra seu amor por mim, e em Jesus Cristo, assim como diz o apóstolo Pedro em sua primeira carta,: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim,, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançaste misericórdia" (1Pe 2.9-10).

Somos propriedade de Deus, e como sua propriedade, servimos somente a ele. Segue ainda Paulo a Tito: "O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda a iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (Tt 2.14).

Jesus morreu por nós, e agora somos sua propriedade exclusiva, servimos a ele, em alegria, e tudo o que ele nos fala em sua Palavra nós faremos. Estamos libertos, assim como o povo de Deus no monte Sinai, ouvimos a Palavra do Senhor e como disse Jesus na parábola do Bom Pastor: "As ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias  ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz" (Jo 10.3-4).

Deus nos amou em Jesus e assim como ele nos amou, somos chamados a amar. Jesus nos pede para amarmos ao nosso próximo, o grande mandamento de Deus é: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.37,39). E na lei de Deus dada no monte Sinai nos é indicado de que maneira amar nosso próximo. Respeitar pai, mãe e nossas autoridades; preservar a vida; preservar o matrimônio, o sexo; preservar os bens; a honra; a casa; a família. Isso Deus nos fala e isso faremos.

Servir ao Senhor é reação do amor de Deus por nós. Por isso... Repartam o que receberam (Mt 10.8).

O evangelho de Mateus nos mostra que Jesus em seu amor se compadece das pessoas. Que tipo de pessoas? Aquelas que estão sem rumo na sua vida. A essas pessoas Jesus, com olhos de compaixão, se compadece delas, pois estão exaustas e aflitas, como ovelhas sem pastor. O pastor é o guia, como diz Davi "guia-me pelas veredas da justiça..." (Sl 23.3b), e toda ovelha segue ao pastor do rebanho. Sem o guia, não há direção no caminhar, não há rumo certo a seguir. Como diz um provérbio chinês: "Se o barco não sabe onde ancorar, nenhum vento lhe é favorável".

Jesus se compadece da multidão. E sua compaixão não fica somente nas palavras, "coitado," "que pena," "que dó." A compaixão de Jesus é demonstrada pela ação. Primeira ação de Jesus foi se dirigir aos seus discípulos e pedir a eles que orem por trabalhadores na colheita de Deus. Em segundo lugar Jesus dá aos discípulos autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar doenças e enfermidades. Jesus envolve seus discípulos na missão.

Uma multidão exausta, ou seja, que está trazendo muitos problemas, que está sofrendo. Uma multidão exausta, pessoas desanimadas, desencorajadas. Uma multidão sem nenhuma perspectiva de vida.

Ainda hoje existe uma multidão igual a essa. Existe também os discípulos de Jesus, nós povo de propriedade exclusiva de Deus. Mas infelizmente nosso preconceito, nossa frieza no servir a Deus através do próximo, nossa perspectiva de vida está tão eufórica que não conseguimos olhar, a não ser para o próprio umbigo. Nós somos chamados por Deus, somos obra prima de Deus, amados por Deus em Jesus Cristo, somos de Deus, povo de Deus, rebanho de Deus, ouvimos a Palavra de Deus, somos propriedade de Deus, para que? Para repartir aquilo que recebemos, "nós amamos porque ele nos amou primeiro" (1Jo 4.19).

Pessoas aos milhares estão sem perspectiva de vida. Pessoas doentes em hospitais, muitos em casa sem emprego, outros abandonados, tantos problemas e junto com eles o desanimo, a tristeza. Motivos para tudo isso, há milhares. A corrupção, a comida cara, desemprego, violência, etc.

É uma alegria sabermos que temos um Deus de amor, que se compadeceu de nós, enviou Jesus, e pelo batismo nos trouxe a fé, pela palavra e santa ceia essa fé é alimentada e preservada em mim. É uma alegria saber que Jesus provou seu amor por mim, sendo eu ainda pecador. E por saber que Deus fez e faz muitas coisas por mim, sou chamado a servir com alegria, a fazer tudo aquilo que ele nos fala.  Vocês lembram da pergunta inicial: Será que eu posso servir ao Senhor? Como? Por quê?

Posso servir ao Senhor através do meu próximo. Não só sentindo compaixão, mas agindo por aqueles por quem eu sinto compaixão. Eu tenho muitas alternativas para servir ao Senhor. Fui chamado para preservar a vida. E existem muitas maneiras para isso: socorrer um doente, respeitar as autoridades dentro e for do lar, respeitar as famílias, dar conselhos de preservação do matrimônio, ajudar a melhorar e conservar os bens e o meio de vida. Servir ao Senhor é olhar para o próximo e ajudá-lo.

Jesus nos chamou e nos preserva na fé. Pela Palavra nos capacita a repartirmos tudo o que recebemos, e o que nós recebemos é todo o necessário para o nosso corpo e para a nossa vida. Deus nos dá ricas bênçãos materiais para sermos auxiliados e auxiliadores. Antes de tudo nos enche de ricas bênçãos espirituais, prova seu amor por nós, "porque Deus amou o mundo tanto, que enviou seu único Filho Jesus Cristo para que todo o que nele crê tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

Deus deseja expandir a igreja através do nosso pedir trabalhadores e pelo nosso envolvimento alegre e espontâneo. Por isso somos chamados a servir. Lembrando que: Servir ao Senhor é reação do amor de Deus por nós. Por isso... Servimos com alegria; fazemos tudo o que o Senhor nos fala; repartimos o que recebemos; o lema da Igreja Evangélica Luterana do Brasil são as palavras de Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor".

Servir - como está o nosso servir? Que depois de ouvirmos a Palavra de Deus possamos responder que o nosso servir está alegre, está de acordo com aquilo que Deus tem nos falado, e repartindo aquilo que Deus em seu amor tem nos dado.

Deus nos abençoe no nosso servir diário. Amém!

 

 



Edson Ronaldo Tressmann
Alto Parnaíba, MA ? Brasil
E-Mail: cristo_para_todos@hotmail.com

(zurück zum Seitenanfang)