Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

6º Domingo após Pentecostes, 22.06.2008

Predigt zu Romanos 6:1-11, verfasst von Leandro Daniel Hübner

 

Morram para viver!

Em nossa epístola, o apóstolo Paulo pergunta: "Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente mais?" Além da resposta que o ele mesmo dá em nosso texto, ouçam o que dizem também o livro de Provérbios e o profeta Esdras:

"Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona" (Pv 28.13). "O nosso Deus protege todos os que confiam nele, porém a sua força e a sua ira vão contra aqueles que o abandonam" (Ed 8.22).

Viver em pecado ou continuar pecando sem preocupação certamente não é a atitude correta de um verdadeiro cristão, de alguém que morreu com Cristo no batismo e recebeu uma vida nova, como diz Paulo em nossa epístola.

Mas essa pergunta de Paulo nos leva a pensar seriamente em nossa vida. Será que posso fazer o que quero, pecar à vontade e ainda pensar que a graça de Deus vai me beneficiar ainda mais, quanto mais eu peco?

Claro que não! Essa é a resposta que Paulo mesmo dá. Mas infelizmente, apesar de óbvia e simples, essa resposta não é tão clara assim para muitos de nossos irmãos na fé, e muitas vezes nem para nós mesmos.

O batismo, citado por Paulo, nos dá sim uma vida nova, onde morremos com Cristo para o pecado e ressuscitamos com Ele para viver para Deus. Mas, ele não é um ato mágico, que nos livra do mundo, das tentações e do velho eu pecador. Ele cria em nós o novo eu, que nos faz lutar contra o pecado e o velho eu. Somos, como diz Lutero, ao mesmo tempo justos e pecadores, lutando contra nossa vontade pecadora o tempo todo, como Paulo mesmo diz que ele lutava.

Em nosso texto, Paulo diz: LER v. 7,8,11. Por isso, eu digo a vocês hoje: Morram para viver!

Morram para viver! "Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira", Jesus diz isso no v. 39 do evangelho de hoje. E o que ele está dizendo aqui, em outras palavras, é "morram para viver!"

Morrer para viver é repetir cada dia o que aconteceu no dia do nosso batismo: afogar o velho eu em nós, por arrependimento (mudança de atitude) verdadeiro, e pela fé em Cristo deixar renascer o novo eu, que vive para Deus, como diz Paulo.

Morram para viver! No batismo morremos para o pecado e assumimos um compromisso de viver em comunhão com Cristo e com nossos irmãos na fé, membros do corpo de Cristo assim como nós.

Morram para viver! Paulo diz que vocês "devem se considerar vivos para Deus". E o que é "se considerar vivos para Deus?" Podemos dizer que, entre outras coisas, considerar-se vivos para Deus é:

Amar e buscar a verdade de Deus, revelada na sua Palavra, a Bíblia; saber agradecer a Deus e aos irmãos pelas bênçãos recebidas; resistir aos convites e tentações para o pecado, com a ajuda de Deus; esforçar-se para fazer o bem a todos, especialmente aos irmãos na fé; agir, no dia a dia, de acordo com o evangelho, tentando de todas as formas levar Cristo para todas as pessoas que estão em nosso caminho.

Enfim, com toda a nossa vida, mostrar que damos valor ao grande e maravilhoso amor de Deus, que nos tirou não apenas do pecado, mas nos livrou de ficar para sempre sofrendo no inferno os castigos que merecemos por nossos pecados.

Como está a sua vida, meu irmão e irmã? Você está morrendo para viver, ou está vivendo para morrer? Ou seja, você continua diariamente morrendo para o pecado para assim se considerar vivo para Deus, ou você está vivendo a "sua" vida como você acha certo e melhor, vivendo assim uma vida que leva no final para a morte e condenação eternas?

Claro que você pode viver como achar melhor, sem se preocupar com o que Deus pensa disso. Você pode continuar se dizendo "cristão" ou "luterano", mesmo sem participar muito dos cultos e estudos bíblicos, mesmo se ofertar seu tempo e dons para a missão de Deus, mesmo dando a Deus migalhas ou restos do que Ele lhe deu e chamando isso de "oferta de gratidão", mesmo falando mal dos irmãos e criticando o que se faz ou não se faz na igreja, mesmo vivendo sua vida como qualquer um, menos como um cristão, mesmo achando que você não tem nada a ver com a missão que Deus deixou para seus filhos.

Você pode viver assim, mas lembre-se do que Jesus diz: "O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira ?Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida"  (Mc 8.36,37).  

Mas, você pode também morrer para viver, isto é viver para Cristo como ele viveu e morreu por você, como Paulo diz em 2Co 5.15: "Jesus morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles".

Para viver essa vida nós precisamos de ajuda, pois somos pecadores e fracos demais para fazer isso sozinhos. Essa ajuda nós temos garantida, e ela vem do próprio Jesus. O v. 8 diz: "Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele". E Jesus promete: "eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos". Ele quer e promete nos ajudar!

Portanto, meu irmão e irmã, o que eu disse até aqui não foi simplesmente para assustar vocês ou apontar o dedo e dizer "vocês são grandes pecadores". A lei que Deus põe à nossa frente serve para algo muito mais importante e profundo: ela é um espelho, onde vemos o que realmente somos - pecadores perdidos e condenados, pessoas destinadas a viver o resto da eternidade no sofrimento do inferno, que é muito pior do que as dores que passamos aqui neste mundo. Use essa lei para avaliar a sua vida, não a dos outros, e veja se você quer viver ou morrer para Deus.

Deus quer que você viva. Ele não tem nenhum prazer quando um filho seu é rebelde e prefere a morte eterna. Por isso, Ele enviou o seu único Filho, santo, sem pecado e sem culpa, para cumprir a lei de Deus em seu lugar, e para tomar o seu lugar na hora de receber o castigo pelo descumprimento da sua lei e vontade, um castigo que você merecia.

Esse castigo foi pesado, duro e fulminante: a morte na cruz. Morte cruel, sofrida e angustiante; mas, morte maravilhosa, doce e libertadora, pois nos trouxe a vida, a vida em abundância aqui e na eternidade.

Assim, irmãos e irmãs, morram para viver! Morram com Jesus para o pecado e a condenação, e ressuscitem e vivam com Ele para uma vida nova, livre, feliz, abundante, cheia de amor e paz verdadeira.

Morram para viver! Vivam para Cristo, com Cristo e em Cristo, para que aqueles que estão ao seu lado neste mundo possam também morrer para viver, conhecendo aquele que é a Vida, Jesus, através de vocês, das suas vidas!

Morram para viver, e vivam para sempre, com Jesus! Amém.

 



Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)